Notas & Notas – 9 de novembro de 2019

0

CANTATAS DE NATAL EM QUATIS

Foto: Divulgação


A programação das cantatas natalinas nas escolas e creches da Prefeitura de Quatis segue até o dia 20. A Secretaria Municipal de Educação abriu as atividades com o evento no Centro de Educação Infantil professora Adriana de Souza, no Loteamento Santa Bárbara, e ainda o Ciep Municipalizado Marciana Machado D’ Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário. Nos próximos dias 10 e 18, será a vez da Escola Municipal Anésia Alves de Oliveira, no distrito São Joaquim, às 9 horas e às 18h30m, respectivamente.

NOVA VIAGEM À APARECIDA

A exemplo do que tem acontecido nos últimos, no mês de janeiro, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) pretende levar a maior delegação de aposentados e pensionistas a cidade de Aparecida (SP). Este ano, a viagem acontecerá no dia 26, proporciona aos associados e não associados um dia de diversão e passeio. A Associação ainda oferece camisas exclusivas, água e lanche, durante o trajeto, e claro, um ônibus confortável e climatizado. No ano passado, foram seis ônibus, com aproximadamente 270 pessoas, a Basílica de Aparecida.

CARROS DE APOIO

Junto com os ônibus, a AAP-VR sempre leva carros de apoio, como ambulância, médico e enfermeiros, para dar total tranquilidade aos que vão à cidade paulista. A venda de passagens começa no dia 6 de janeiro. Interessados poderão obter mais informações no Setor de Eventos Sociais da AAP-VR, da sede, ou pelo telefone (24) 2102-1914.

VOLKSWAGEN RENOVA O CAMINHO DA ESCOLA

Foto: Dino/Dino


A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu a licitação do programa federal ‘Caminho da Escola’ e vai produzir mais 3.600 Volksbus para prefeituras e estados de todo o país, voltado ao transporte de estudantes. Os chassis são produzidos no centro de desenvolvimento e manufatura da VW Caminhões e Ônibus em Resende, que já está preparado para a demanda até o encerramento do prazo de aquisição desses veículos, datado para novembro de 2020.

NOVO PRESIDENTE DO TRE-RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realiza hoje às 9 horas a solenidade de posse do novo seu novo presidente que comandará as eleições municipais de 2020. Na primeira parte da sessão, o desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto será empossado como membro da Corte Eleitoral para um mandato de dois anos. Em seguida, os dois desembargadores estaduais titulares anunciam se desejam se candidatarem à Presidência. A eleição é decidida em votação dos sete membros do Colegiado da Corte.

SEGUINDO A LEI

Pela Constituição da República de 1988, apenas os dois membros titulares da Corte que ocupam as vagas destinadas aos desembargadores estaduais podem concorrer à Presidência. Assim, os candidatos naturais são o atual vice-presidente e corregedor do TRE-RJ, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, e o desembargador Cláudio Luís Dell’Orto. A cerimônia será às 17 horas, no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ), na Rua Dom Manuel, s/n, 10º andar, no Centro do Rio.

ENCONTRANDO O PAPAI NOEL

O Centro de Cultura Estação das Artes é a casa do Papai Noel neste Natal, em Barra Mansa. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, no Centro, foi preparado e decorado para receber o bom velhinho e está aberto para visitações até 24 de dezembro, em horários pré-definidos. A entrada é gratuita e a atração é para toda a família. Para encontrar o Papai Noel em sua nova casa, basta visitá-lo de segunda a sexta, das 17 às 21 horas, e sábado e domingo, das 11 às 15 horas.

FUNCIONAMENTO DA CASA

A Casa do Papai Noel funciona todos os dias, das 10 horas ao meio-dia e de 13 às 21 horas. A atração é uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa através da Fundação Cultura, em parceria com as entidades Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Barra Mansa (Aciap-BM), a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Barra Mansa e o Sicomércio.

DECORAÇÕES POR TODO O CENTRO

Foto: Paulo Dimas/PMBM


Além da Casa do Papai Noel, outros pontos da cidade ganharam cores para celebrar o Natal. A Rua Duque de Caxias, no Centro, por exemplo, recebeu uma decoração moderna, com projeção de luzes. Já a Praça Nações Unidas ganhou um toque especial com arranjos natalinos. A iniciativa partiu do comércio da cidade. A Praça Ponce de Leon, mais conhecida como a ‘Praça da Matriz’, ganhou uma árvore com um significado bem especial. A ‘Árvore Solidária’, intitulada ‘Estrelas do Natal’, faz parte de uma campanha para arrecadar 711 pedidos de crianças de zero a quatro anos, matriculadas nas creches municipais. Cada estrelinha tem o nome da criança, idade, tamanhos de roupas e calçados. Até o dia 22 de dezembro, os moradores da cidade poderão escolher quantas crianças desejarem para presentear. A campanha é organizada pela CDL BM em parceria com o Sicoob, com o apoio da prefeitura.

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, com oito representantes, a Prefeitura de Volta Redonda participou da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os representantes da cidade do Aço foram eleitos durante a Conferência Municipal, que aconteceu no mês de julho. Um dos delegados era a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Cristiane Seabra de Marco que resumiu o encontro. “Em um momento em que a segurança alimentar vem sofrendo um enorme desmonte na política nacional, Volta Redonda foi um dos destaques da conferência estadual. O município tem uma Coordenação de Segurança Alimentar, um Restaurante Popular municipalizado e um Banco de Alimentos”, enumerou, ressaltando que isso prova que a atual gestão entende a importância do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES

Fortalecendo o mercado de trabalho, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Assistência Social e Direitos Humanos, formou mais 142 alunos nas Escolas Profissionalizantes do município. São pessoas que, a partir de agora, estão aptas a trabalhar com Corte e Costura, Arte Culinária (Base em Gastronomia e Instrutor de Culinária), Manicure, Cabeleireiro, Pintura em Tecido, Bordado, Artesanato, Crochê e Tricô. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, de Barra Mansa, Ruth Coutinho, a Ruthinha, do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, do vereador Gustavo Gomes, do comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, do coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, e representantes da Escola Profissionalizante, familiares e amigos dos formandos. As 16 alunas dos cursos de crochê e corte e costura, desfilaram os modelos criados e produzidos por elas.

INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR

De acordo com dados nacionais da Boa Vista, a inadimplência do consumidor recuou 1% em novembro na comparação com outubro, já descontados os efeitos sazonais. Em relação a novembro do ano passado, o indicador subiu 0,6%. Com isto, ele acumula queda de 2,7% no ano e no acumulado 12 meses. Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, todas as regiões registram queda e o Sudeste teve -1,7%.

PROJETOS DOS FUNDOS ESTADUAIS

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) começa a discutir nesta segunda-feira, dia 9, 15 projetos de lei e um projeto de lei complementar de autoria do Executivo que desvinculam as receitas de fundos estaduais e alteram obrigatoriedades de aplicação dos recursos. As votações acontecerão durante sessões extraordinárias que começarão a partir das 14h30min. Os projetos poderão receber emendas dos parlamentares. Caso isso aconteça, eles sairão de pauta para que as propostas de alteração sejam analisadas pelas comissões temáticas.

CLIMA NATALINO NO AR

A Praça de Alimentação do Shopping Park Sul, em Volta Redonda, recebe até o Natal uma programação especial de apresentação de corais de escolas, instituições e igrejas da região. As apresentações acontecem sempre a partir das 19 horas, conforme a programação. Nos dias 9 e 10, a apresentação é do Coral do Colégio Batista Americano; dia 12, o Coral da Fundação Beatriz Gama; dia 13, é a vez do Coral do Projeto Vida, dia 19 Coral do Grupo de Apoio a Pessoas com Leucemia de Barra Mansa e no dia 20 a apresentação será do Coral da Cadevre.

EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO

O corpo de um idoso foi encontrado em avançado estado de decomposição na tarde de sábado, dia 7, em área de mata na Rua da Pedreira, no bairro Pinto da Serra. De acordo com as informações da Polícia Militar, próximo ao corpo estava a documentação em nome de Moisés Neves, de 71 anos. A Polícia Civil realizou perícia no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. Até o fechamento desta edição, o IML não havia divulgado a causa da morte do idoso.

ALTO NÍVEL NO NOVA IGUAÇU

O meia Gabriel Galhardo é uma das novidades da equipe do Nova Iguaçu para a temporada de 2020. O atleta já tinha acertado com o clube no começo do ano, foi emprestado ao Ceará e somente agora começou as atividades na Baixada Fluminense. O atleta, experiente no cenário de menor investimento, analisou a Seletiva e exaltou a estrutura de trabalho disponibilizada pelo Nova em busca da vaga na fase principal do Campeonato Carioca.

FORTALECENDO VÍNCULOS

Com o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e troca de experiências valorizando o sentido de vida coletiva, a Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na última semana no Cras do centro, uma festa para os participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No evento foi distribuído pirulito de chocolate, pipoca, refrigerante e algodão doce, além da realização de pintura facial, brincadeiras e a presença do Papai Noel.

SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS

No próximo dia 10, terça-feira, a Prefeitura de Resende realizará o Seminário Municipal de Direitos Humanos, com a temática ‘Direitos Humanos: o que temos a ver com isso?’. A palestra, que será ministrada pela professora Nancy Lamenza, tem como objetivo elucidar a importância dos Direitos Humanos e qual o nosso papel em relação a eles. O evento gratuito acontecerá a partir das 14 horas, no Espaço Z, na Avenida Gustavo Jardim, no Centro.

Um Fato na Foto

Encontro de Corais em Itatiaia

Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, realizou no sábado, dia 7, na Igreja Matriz de São José, um Encontro de Corais. O evento foi em comemoração aos 20 anos do Projeto Música nas Escolas, mantido pela administração municipal. Estiveram presentes os Corais Oficina, da cidade de São Gonçalo (RJ), regido pelo maestro Josias Freitas; Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da cidade do Rio de Janeiro, regido pelo maestro Yan Guimarães; Art Emoção, de Resende, regido pela maestrina Alile Cuoco; Colégio Dom Pedro II – Campus Realengo, também da cidade do Rio, regido pelo maestro Fabiano Muniz; grupo vocal Melos Shalom, de Volta Redonda, regido pelo maestro Oriel Mariotti Gomes; o Coral Jovem de Itatiaia, regido pela professora e maestrina Maristela Feliciano da Silva.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !