Notas e Notas – 13-06

0

SMEL recebe equipe regional do Degase –

Ontem, foi realizada uma reunião entre a secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda (SMEL) e a equipe regional do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O encontro foi realizado na sede administrativa da secretaria na Arena Esportiva, no bairro Voldac e teve como objetivo alinhar uma parceria de atividades esportivas para os infratores do instituto que estão no regime semiaberto e que fazem parte do Programa de Abolição da Ideologia Faccional do Sistema Socieducativo.

ATIVIDADES 

Além de atividades que serão realizadas para os internos na Arena Esportiva, a SMEL vai levar ao local atividade como o basquete 3×3 e outras aulas dentro da instituição com profissionais da secretaria, e também visitas ao Parque Aquático.

CAPACITAÇÃO CONTRA USO DE ÁLCOOL E DROGAS

Toda a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família, UBSF Retiro 1, na Avenida Antonio de Almeida 1.938, recebeu ontem a primeira aula de capacitação da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas para agentes de saúde, que vão atender estudantes sobre o risco de uso de álcool de outras drogas nas escolas da rede municipal. Os profissionais de saúde estão sendo preparados para fazer um bom atendimento neste trabalho que executarão com adolescentes e familiares. No final de cinco aulas, serão certificados.

OBJETIVO 

A coordenadora de projetos da CMDP, Mônica Cândido, explicou o objetivo da preparação que será feita das equipes da UBSF, sendo que a Unidade Básica da Saúde da Família do Retiro 1 é a primeira que está abrindo a programação. Nos próximos dias, serão capacitados as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família do Retiro 2, Siderópolis, Roma e São João: A próxima será no Roma, 28 de junho, das 14 às 16 horas.

IMÓVEIS PODEM SER REGULARIZADOS ATÉ AGOSTO 

Ter um imóvel regularizado pela Prefeitura de Porto Real está mais fácil. O prefeito Ailton Marques assinou o decreto 2296/19, conhecido como ‘Mais Valia’, que dá uma ótima oportunidade para todas aquelas pessoas que executaram obras em desacordo com a legislação urbanística de Porto Real, legalizarem seus imóveis. “Queremos que Porto Real se torne um bom exemplo pela regularização dos seus imóveis”, comenta o prefeito.

SAIBA MAIS 

Para conhecer melhor o decreto e encaminhar a regularização, o interessado deve ir à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, situada na Avenida das Indústrias, 378, bairro Freitas Soares, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas , para obter mais informações ou esclarecer dúvidas. A seguir, de posse de todos os documentos necessários, o próximo passo é ir até a sede da Prefeitura e protocolar o pedido de regularização.
O prazo para dar entrada vai até o dia 20 de agosto.

Encontro da juventude negra 

O II Encontro Municipal da Juventude Negra de Resende será realizado neste sábado, dia 15, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. O evento é promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Diretoria de Direitos Humanos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A programação inclui apresentações de música, dança, capoeira e roda de conversa entre 14 e 17 horas. O encontro é aberto ao público.

Atrações 

O cronograma conta com apresentação musical de Yan Rodrigues, às 14 horas. Por volta de 14h15min, haverá demonstração do grupo de danças urbanas Dança & Magia. Às 14h30min, terá dança angolana com Mirna e Juliana. Às 14h45min, será a vez da apresentação da Associação de Capoeira Raiz Negra. Às 15h30min, está prevista para começar a roda de conversa com dois convidados especiais. A advogada e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra Mansa, Luciene Nascimento, abordará sobre o tema “Estética Política: Autoestima e Identidade da Mulher Negra”. Já o professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura das redes de ensino estadual e particular de Resende, Robson dos Santos Bertoldo, ministrará palestra com a temática “A Importância da Educação para a Juventude Negra”.  Para encerrar o evento, haverá apresentação de maracatu e dança afro com Pedra Sonora, por volta de 16h30min.

CRIAAD É BENEFICIADO
O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Volta Redonda foi beneficiado pelo projeto Esporte e Cidadania para Todos, do Ministério da Cidadania, do governo federal, há cerca de um ano.  A unidade socioeducativa funciona no bairro Vila Mury e está integrado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), um órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Todos os internos do Criaad, 20 adolescentes, participam diariamente, de quatro modalidades esportivas: jiu-iitsu, futebol, futsal e o caratê. Os 16 agentes da unidade treinam junto com os adolescentes.

OS INTERNOS 

Os internos da instituição, com idade entre 14 e 19 anos, cumprem medida de semiliberdade de segunda a sexta-feira, estudam em escolas públicas, dormem na unidade e nos finais de semana podem ir para casa.

2º CAMPEONATO MUNICIPAL DE GAMES

Alunos das redes públicas (municipal e estadual) e particular de Volta Redonda já podem se inscrever para participarem do 2º Campeonato Municipal de Games que será realizado nas unidades escolares. O campeonato é uma realização da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) com o apoio do Gegov (Gabinete de Estratégia Governamental), Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), e secretarias municipais de Educação (SME) e de Cultura (SMC). “Uma das novidades desta edição é que todos os estudantes da nossa cidade podem se inscrever e não só os da rede pública. É muito importante essa interação”, afirmou o coordenador municipal da Juventude, Luciano Campos.

INSCRIÇÕES

Qualquer estudante de 10 a 29 anos pode se inscrever através do formulário disponível no site da prefeitura. Basta acessar www.voltaredonda.rj.gov.br/games. Serão realizadas quatro seletivas nos meses de agosto e setembro para definir os oito finalistas das modalidades dos games Fifa e Just Dance. A final do campeonato será realizada no dia 19 de outubro, na Ilha São João, na Arena Games, durante a próxima edição do Anime Fast Fan.

Reunião do Conselho Municipal de Turismo

Hoje a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, realiza a segunda reunião do Conselho Municipal de Turismo. A partir da reativação do conselho, o objetivo do grupo que compõe a diretoria é de traçar estratégias para fomentar o turismo no município e, consequentemente, no Sul Fluminense. O encontro acontecerá na Câmara de Dirigentes e Lojistas deBarra Mansa (CDL-BM), localizada na Rua Rotary Club, 26, Ano Bom, a partir das 17 horas.

PEÇA PETER PAN

Após o sucesso de público entre diversas idades na apresentação da peça teatral ‘A Pequena Sereia’, no último mês, a Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a ArcelorMittal Cultural, trará mais uma apresentação que promete envolver ainda mais o público. O espetáculo ‘Peter Pan’, será exibido neste domingo (16), às 11 horas, no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Rodovia Presidente Getúlio Vargas, Centro. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

GREVE GERAL

Nesta sexta-feira, 14 de junho, os trabalhadores de todo o Brasil vão cruzar os braços contra a reforma da Previdência. No Sul Fluminense não será diferente e diversas categorias já confirmaram a paralisação das atividades. A greve geral está sendo organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais. Entre os participantes do movimento na região, segundo informações do Sindicato dos Bancários, estão: professores, metalúrgicos, trabalhadores da educação, da saúde, de água e esgoto, dos Correios, da Justiça Federal, motoristas, cobradores, servidores públicos municipais estaduais e federais, domésticas, advogados e estudantes.

MANIFESTAÇÕES NA REGIÃO

Haverá ato em todo o Brasil. Aqui no Sul Fluminense as manifestações serão concentradas nas seguintes localidades:  Volta Redonda: Praça Juarez Antunes e Praça Sávio Gama (em frente a prefeitura);  Angra dos Reis: em frente a Ampla Sindical; Barra do Piraí:Largo da Feira; Barra Mansa: Praça da Matriz.

IDENTIFICANDO VEÍCULOS

O Estado do Rio poderá ganhar o Sistema de Identificação de Veículos em Movimento (Sivem-RJ). A determinação é do projeto de lei 4.171/18, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que a Alerj aprovou em segunda discussão ontem. O projeto segue para o governador Wilson Witzel. o sistema deverá reconhecer e identificar veículos em movimento, realizar a leitura automática de placas veiculares, verificar as restrições que possuem os veículos, notificar os agentes de fiscalização em tempo real sobre as restrições dos veículos e coibir o crime organizado.

Setorial Afro-Brasileira se reúne

A Setorial Afro-Brasileira do Conselho Municipal de Cultura, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio da Prefeitura de Angra dos Reis, realizará neste domingo (16), às 10 horas, uma reunião no Camorim.  O encontro será conduzido pela Conselheira Titular e tem o objetivo de discutir assuntos relacionados ao setor cultural, assim como transmitir os informes do conselho e os trabalhos realizados.

IDOSOS ASSASSINADOS

13Os corpos de Saide Vogas, de 69 anos, e de Maria Amélia Daflon Vogas, de 64 anos, foram encontrados na terça-feira, dia 11, pela Polícia Civil no bairro Monte Castelo, em Três Rios. Segundo registro da 108ª Delegacia de Polícia (DP), os agentes foram no imóvel após informação de que Saide não abria seu bar desde sábado, dia 7. A casa não tinha sinal de arrombamento e a polícia acredita que eles tenham sido mortos há pelo menos três dias. Ele foi encontrado com uma pancada na cabeça e ela com marcas de asfixia. O caso será investigado.

 UM FATO NA FOTO 

PONTO DE ÔNIBUS ABANDONADO

Há dias, pessoas que precisam usar o ponto de ônibus localizado na Rua Gustavo Lira, no Centro, se queixam do abandono que está o local. De acordo com os reclamantes, o mato já tomou conta do espaço e está levando medo, pois pode atrair até animais peçonhentos para o local e à noite servir de esconderijo para marginais. Ainda de acordo com os reclamantes, os pontos de ônibus deveriam ser prioridades para manutenção, já que são muito usados. As pessoas destacam que, pelo menos os pontos teriam que ser um local digno, pois o valor da passagem é muito alto e o transporte coletivo não é dos melhores. A foto foi enviada por um leitor.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !