Notas & Notas – 14 de novembro de 2018

0

 

DOAÇÃO DE SANGUE

O menino Théo Freitas Ferreira, de três anos, que está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Infantil Jardim Amália (Himja) em Volta Redonda, está precisando de doadores de sangue, qualquer tipo. O avô do Théo, o senhor Rui da Torcida do Voltaço, é quem iniciou o apelo. Interessados em entrar na campanha podem procurara o Hospital das Clinicas, antigo Hospital Vita, das 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira, para fazer a doação em nome do Théo.

COMEMORANDO 

O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) comemorou na segunda-feira o final da votação da MP 848/2018 pela Câmara dos Deputados. A Medida, que segue agora para análise do Senado Federal, cria uma linha de crédito de 5% do programa anual de aplicações do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para as Santas Casas e hospitais filantrópicos. Segundo o Ministério da Saúde, esta linha equivale a cerca de R$ 4 bilhões em 2018. Os operadores serão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Entidades de assistência a pessoas com deficiência, como as APAEs, também foram incluídas entre os beneficiários da linha de crédito.

SEJA DIGITAL PROMOVE AÇÕES

A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, realizará diversas ações nesta semana para informar a população sobre o desligamento do sinal analógico, que acontecerá no dia 28 de novembro, em Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral e outras 55 cidades do Interior do Rio de Janeiro. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital. Pessoas que não sabem se têm direito ao kit com antena digital e conversor, devem ligar gratuitamente no 147 ou acessar o site sejadigital, com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos, para verificar e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital.Mais de 500 mil kits gratuitos estão disponíveis para serem distribuídos.

MUTIRÃO DE INSTALAÇÃO 

Ainda nesta semana, a entidade, juntamente com um grupo de antenistas do Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos), percorrerá bairros das quatro cidades para realizar instalações gratuitas de conversores e antenas digitais. A ação é uma oportunidade para aqueles que já possuem os equipamentos, mas ainda não fizeram a instalação. Na ação, a equipe da Seja Digital também irá tirar dúvidas da população sobre a mudança do sinal de TV e realizar o agendamento das famílias que têm direito a retirar o kit gratuito.

SOBRE A SEJA DIGITAL

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

TRINTA ANOS DO PRIMEIRO TITULO DO SENNA 

Ontem, completou 30 anos que o piloto Ayrton Senna conquistou seu primeiro Título Mundial de Fórmula 1. A data foi lembrada pela equipe do 38° Batalhão da Polícia Militar em sua página do Facebook, onde realizaram uma homenagem ao grande ídolo do esporte. Os agentes realizaram um policiamento na frente da estatua de Senna, que fica no Centro de Paraíba do Sul. Na postagem os policiais lembraram que a temporada de Fórmula 1 de 1988, foi a 39ª realizada pela FIA, decorrendo entre 3 de abril e 13 de novembro de 1988, com dezesseis corridas. “Tendo como campeão o brasileiro Ayrton Senna, da equipe McLaren, sendo vice-campeão o francês Alain Prost, também da McLaren”, lembraram.

ATRATIVOS TURÍSTICOS DAS REGIÕES FLUMINENSES

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, ontem, 13, o novo material para divulgar as atrações turísticas das seis regiões fluminenses. O objetivo das peças promocionais é atrair para o interior o fluxo de turistas que chegam à capital fluminense.  De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão A indústria do turismo é a cara do Rio de Janeiro. “É um dos melhores destinos do Brasil e do mundo. Temos destinos extraordinários, e esse material apresenta aos turistas que procuram o nosso estado às inúmeras cidades do interior com atrativos e infraestrutura prontos para recebê-los”, disse.

SOBRE O KIT

Dez peças promocionais compõem o novo material promocional. Composto por folhetos, pencard, z-card, mapas e banners, o kit será distribuído em hotéis, eventos nacionais e internacionais e nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como por exemplo, o Pão de Açúcar e o Corcovado, que recebem anualmente mais de três milhões de pessoas. Seis folders apresentam as regiões Metropolitana, Costa do Sol, Costa Verde, Agulhas Negras, Vale do Café e Serra Verde Imperial. Nos folhetos, que têm tiragem de 120 mil unidades, o visitante encontra um pequeno resumo das características de cada cidade. Todo o material promocional será entregue em uma bolsa ecológica.

ATENDIMENTO DA SMAC

A Prefeitura de Volta Redonda através da Secretaria de Ação Comunitária (SMAC) está realizando diariamente abordagem às pessoas em situação de rua em diversos locais da cidade. O objetivo é apresentar os serviços de assistência do Centro Pop. Segundo o secretário Municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, esse é um trabalho que a secretaria sempre desenvolveu e que promove socialmente essa população.

Explicou que a abordagem é feita pelas equipes especializadas e que a  SMAC realiza diversos trabalhos para a promoção dessa população. O objetivo, segundo o secretário, é melhorar a vida dessas pessoas que vivem de forma vulnerável.

POLÍTICAS PÚBLICAS 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, enalteceu o trabalho que a cidade vem realizando para promover políticas públicas para as pessoas em situação de rua. Samuca disse que ressocialização e resgatar a cidadania é um dos principais pontos da rede de acolhimento e a apoio a essa população. Lembrou que tem o Centro Pop, o Quarto de Passagem e o Abrigo Seu Nadim. Todos fazem parte do serviço de assistência que a cidade de Volta Redonda possui. Essas abordagens das equipes, segundo Samuca, aproxima as pessoas dos serviços. Lembrou que, além de todas essas ações a cidade conta com um Comitê Municipal Intersecretarial de Acolhimento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua que debate os projetos oferecidos e a reinserção social dessa população.

MORRE RADIALISTA ADOLFO MACIEL

O corpo do radialista resendense, Adolfo Maciel, 63 anos, será enterrado nesta quarta-feira, às 9 horas, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos. O velório acontece na Capela da Santa Casa de Misericórdia, situada no bairro Lavapés. Adoldo Maciel, filho saudoso jornalista, radialista, ex-coordenador do curso de Comunicação Social e ex-adjunto da reitoria do Centro universitário de Barra Mansa (UBM), José Arízio Maciel, morreu na manhã de terça-feira. A causa da morte não foi divulgada até o momento. Adolfo Maciel também era um dos DJs mais famosos da região Sul Fluminense, além de ser grande incentivador do rock e de ter trabalhado nas Rádios Agulhas Negras, Resende e Bside. Ele deixa a mulher, Raquel Rodrigues e dois filhos, Raphael Arízio Maciel e Eduardo Arizio Maciel.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES SÃO APRESENTADOS NO TOBOGÃ

A Prefeitura de Resende, por meio da secretaria de Educação do município, promoveu, na terça-feira, a segunda edição do ‘Educação: Talentos no Parque’, que contou com a participação de mais de 60 unidades escolares.

O evento, que aconteceu no Parque Tobogã, situado na Vila Julieta, contou com uma mostra de projetos interdisciplinares desenvolvidos pelas unidades ao longo do ano letivo; Feira Municipal de Ciências e Tecnologia, com oito oficinas; apresentação de fanfarras; premiação do concurso de desenho e redação; além de apresentações especiais do projeto Criativos da Escola e atividades do Grupo de Mobilização Parceria Votorantim pela Educação (PVE).

OBJETIVO

Segundo a secretária de Educação, Rosa Frech, o objetivo do evento foi destacar e divulgar os projetos desenvolvidos pelas unidades de ensino, chamando a atenção para o talento de estudantes e professores, que buscam despertar o protagonismo cidadão das crianças e adolescentes do município. Para isso, foram explorados os temas ‘Educação ambiental’; ‘Viva o nosso Folclore!’; ‘Música, arte e poesia’; ‘Sustentabilidade’; ‘Resende: história, cultura e inclusão social’; ‘Aprendendo, brincando e construindo jogos com sucata’, entre outros.

INSTITUIÇÕES 

Ao todo, 45 instituições de Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental participam do evento, que também teve a presença de 19 Creches e Centros Municipais de Educação Infantil, além da Associação Pestalozzi, Centro Municipal de Atendimento ao Deficiente (Cedevir), Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear) e dos Programas AABB Comunidade e Gente Eficiente.

SIDER MAIS MÚSICA

Toda quinta-feira, às 19h30min, no Sider Shopping tem uma apresentação do projeto Sider Mais Música.  Trata-se de um encontro marcado que, a cada semana um artista diferente se apresenta no palco do terceiro piso, na praça de alimentação. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Nessa quinta, 15, o show é com Flávia Santiago que apresenta um repertório eclético com influências de cantores como Marisa Monte, Adriana Calcanhoto e Zélia Duncan. É a população prestigiando os cantores da região.

UM FATO NA FOTO

Além da decoreba

Em um mundo onde professores são manchetes de jornais por terem sido espancados, agredidos e desmoralizados por seus alunos, o  repórter fotográfico do jornal A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, traz uma imagem avessa a tudo isso. Rodeada por seus alunos a professora chora emocionada pelo sucesso de suas atividades culturais e didáticas que vão além de quatro paredes das salas de aula. E indiferente à realidade em muitos colégios do Brasil, é bom ver que ainda existe carinho e admiração por aqueles que escolherão essa profissão tão bonita e difícil.

 

Deixe um Comentário