Notas & Notas – 23 de julho de 2020

0

MAPEAMENTO CULTURAL DE PINHEIRAL

Na tarde de ontem, dia 21, o prazo final para o cadastro de mapeamento cultural teve sua data prorrogada para 10 de agosto. A decisão foi tomada durante reunião realizada entre a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SEMECULT), o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Pinheiral e o Departamento Jurídico da Prefeitura de Pinheiral sob o objetivo de abordar e discutir ideias sobre a utilização da Lei Aldir Blanc, sancionada em 29 de junho pelo presidente da república.

MORRE IDOSO VÍTIMA DE ACIDENTE

Morreu na noite de terça-feira, dia 21, após dar entrada no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, o idoso, José Raimundo Teodoro, de 74 anos, que era conhecido como ‘Zé da Kombi’. Ele foi vítima de um acidente ocorrido no início da noite quando o carro dele, um Ford Fiesta, desgovernado, caiu em um barranco atingindo o telhado de uma residência, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda.

ASFALTAMENTO EM FLORIANO

O secretário de Manutenção Urbana de Barra Mansa, Luiz Gonzaga esteve na tarde de ontem na Vila dos Remédios, no distrito Floriano, para acompanhar o andamento das obras de nivelamento do solo das ruas A e Barros Viana. O local está sendo preparado para receber a aplicação do asfalto frio, que tem previsão para iniciar na próxima segunda-feira, dia 27.

GOVERNADOR EM ANGRA  

Hoje, a partir das 11h40min, o governador Wilson Witzel (PSC) estará em Angra dos Reis para agendas com o prefeito Fernando Jordão. Nesse horário eles visitarão o aeroporto e depois, às 12h30min estarão na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Belém, localizado no bairro Belém.

MAIS MORTES POR COVID-19

A Prefeitura de Volta Redonda atualizou ontem os dados sobre o coronavírus na cidade. São 2.888 casos confirmados e 10.633 notificados como suspeitos. Agora, os óbitos chegam a 109 em Volta Redonda (homem de 91 anos). Os curados são 1.950 e 4.230 exames deram negativos. Houve um aumento de 1,2% dos casos suspeitos, ocupação de 8 % dos leitos do Hospital de Campanha e 40% dos leitos de UTI da rede municipal.

EM RESENDE

Um homem, de 59 anos, é a trigésima sexta morte causada pelo novo coronavírus (Covid-19) em Resende.  A informação foi dada ontem pela Secretaria de Saúde do município. Também foram confirmados, mais 23 casos de pessoas infectadas pela doença. O número de contaminados subiu para 845. Até o momento são 74 pessoas com o vírus ativos no município. Já 735 pessoas estão curadas da Covid-19.

MANUTENÇÃO NA ETA DE PARAÍBA DO SUL 

A Cedae vai realizar nesta quinta-feira, dia 23, uma manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Paraíba do Sul. O serviço terá início às 7 horas e deve ser concluído até às 17 horas do mesmo dia. Durante a manutenção, será preciso diminuir a produção de água na ETA, reduzindo temporariamente o fornecimento de água para o município. A produção será totalmente retomada após a conclusão do serviço, mas em alguns locais, como ruas altas, o abastecimento pode levar até 48 horas para se normalizar. Moradores de imóveis que dispõem de sistema de reserva (caixas d’água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento.

APOSTILA DE ATIVIDADES

Foto: Divulgação


A Secretaria de Educação de Paraíba do Sul, em conjunto com as escolas e creches municipais, iniciará nesta quinta-feira, dia 23, a distribuição da versão impressa da 3ª Apostila de Atividades Complementares. O material tem possibilitado a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul praticar em casa a leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas, como forma de manterem os conhecimentos enquanto as aulas não retornam. As apostilas possuem atividades específicas para a Educação Infantil (2º e 3º períodos), Ensino Fundamental, Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva e Alunos Surdos.

KITS DE ALIMENTOS E CARTÃO MERENDA

A partir do dia 23, a Secretaria de Educação também fará a entrega do Kit de Alimentos Saudáveis do mês de julho. O Cartão Merenda no valor de 50 reais por aluno será recarregado na segunda-feira, dia 27. Os Kits e o Cartão visam auxiliar as famílias na continuidade da alimentação dos mais de 6 mil alunos da Rede Municipal.

SANTA CASA DE RESENDE CELEBRA 185 ANOS

Neste ano, a Santa Casa de Resende celebra 185 anos de atividades e prestando serviços de saúde ao município. Para comemorar o aniversário, no dia 25, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, está preparando uma homenagem simbólica para os funcionários, com uma exposição sobre a história da unidade. Todos os funcionários da Santa Casa poderão conferir um painel com fotos e informações sobre a história do hospital. O painel terá registros do início da trajetória da unidade até os tempos atuais, nos quais tem recebido diversas melhorias e avanços nos últimos três anos da administração municipal atual.

MELHORIAS NA UNIDADE

A Santa Casa tem recebido melhorias e transformações em todas as áreas desde 2017. Além de melhorias estruturais, a atual gestão conseguiu colocar as contas da Santa Casa em dia. Assim, recuperou a credibilidade com os fornecedores e ampliou o atendimento feito pelo SUS. A unidade médica também teve obras de revitalização geral como a troca do piso, reforma completa da capela e recuperação da fachada. Além disso, também foram entregues o novo ambulatório do SUS e o Centro de Materiais Esterilizados. Recebeu ainda a reforma dos banheiros, troca da rede de esgoto, instalação da subestação de energia e revitalização da farmácia.

TESTE RÁPIDO PARA GUARDAS MUNICIPAIS

Foto: Paulo Dimas/PMBM


Oitenta e quatro agentes da Guarda Municipal e vigias patrimoniais de Barra Mansa passaram pelo teste rápido da Covid-19, ontem, no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro. A iniciativa faz parte da ação de testagem em massa que o município vem realizando voltadas aos profissionais que atuam na linha de frente no controle e combate do novo coronavírus. De todos testados, quatro apresentaram positivos para o vírus e foram liberados de suas atividades.

ESTENDENDO HORÁRIO DE UNIDADES DE SAÚDE

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, vem trabalhando para estender o horário de funcionamento do PSF Bocaininha, da Clínica da Família Vista Alegre, da UBSF Boa Sorte e da Policlínica Nove de Abril. A ideia é receber pacientes até às 22 horas. O objetivo da medida é evitar o deslocamento dos moradores para as unidades de saúde do Centro, reduzindo a lotação desses locais. Lembrando que o foco do atendimento dos postos de saúde não é com pacientes da Covid-19. Em caso de sintomas do coronavírus, a pessoa deve procurar o Centro de Triagem e Tratamento de Barra Mansa, localizado na Região Leste.

FISCALIZANDO O COMÉRCIO

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, por meio das equipes de Fiscalização de Posturas, percorre os estabelecimentos comerciais no Centro da cidade para monitorar o cumprimento ao Decreto 9.884, vigente no município e que estabelece o funcionamento do comércio. As fiscalizações fazem parte das medidas de combate à disseminação da Covid-19 no município. “Estamos trabalhando diuturnamente para que possamos coibir os descumprimentos nas ruas tendo em vista que temos equipes nas ruas realizando as fiscalizações para averiguar o respeito às normas de segurança determinadas, como uso de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento”, informou o secretário de Ordem Pública, William Pereira. Quem quiser denunciar irregularidades ou presenciar algum descumprimento pode entrar em contato através dos telefones (24) 3028-9369 ou 3028-9339.

ARRAIÁ SOLIDÁRIO

Foto: Felipe Carvalho


O Banco de Sangue de Volta Redonda, no Hospital São João Batista, vai realizar um arraiá solidário nesta sexta-feira, dia 24, para fomentar a doação e aumentar o estoque do município. Todos que comparecerem para doar serão recepcionados com comidas típicas de festa julina. A ação foi pensada para prestigiar os doadores fixos e chamar atenção daqueles que ainda não doaram.  A coordenadora da unidade, Rosimere Herdy Guedes Cardoso, contou que, com a pandemia, o estoque de sangue caiu mais de 50% e que é necessário aumentar esse volume para atender o município. “Os pacientes precisam dessas doações. Todos os grupos sanguíneos são necessários, mas estamos precisando muito dos grupos O- e O+”, disse Rosimere.

HORÁRIO

As doações acontecerão das 7 às 13 horas e, em caso de atendimento para grupos, deve-se agendar no telefone (24) 3343-2994, das 7 às 16 horas, até o dia anterior da ação.

AMPLIANDO NÚMERO DE DOAÇÕES

O Banco de Alimentos de Volta Redonda, um programa municipal de segurança alimentar, aumentou o número de instituições beneficiadas durante a pandemia. O aumento da vulnerabilidade fez com que a procura pelos alimentos também crescesse. Atualmente, 24 entidades são assistidas pelo Banco de Alimentos. O objetivo da ação é diminuir o desperdício de alimento no município e colaborar para manutenção de instituições beneficentes que fornecem comida à população carente. Hoje, o programa conta com seis supermercados parceiros, além da Cooperativa de Produtores de Santa Rita de Cássia, e consegue doar mais de 10 toneladas de alimentos por mês.

CARTÃO ALIMENTAÇÃO PARA SERVIDORES DE RESENDE

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria  de Administração do município, definiu as datas para a entrega dos novos cartões alimentação dos servidores municipais estatutários. Os cartões poderão ser retirados a partir da próxima segunda-feira, dia 27, no Centro Administrativo da Prefeitura, do meio dia às 18 horas.   De acordo com o secretário Municipal de Administração, Kaio Márcio de Paiva, a mudança acontece em virtude do fim do contrato licitatório com a antiga empresa que prestava o serviço. A nova remessa, entregue na próxima semana, já faz parte de um novo contrato com outra empresa, igualmente feito a partir de licitação.

BENEFÍCIO

Para ter acesso ao benefício, o servidor deve ter como salário bruto o valor de até R$1.450,00. Caso o servidor não consiga pegar o cartão durante a semana nos horários estabelecidos, a Prefeitura vai disponibilizar um dia extra para a entrega: no sábado, dia primeiro de agosto, das 9 horas ao meio dia.

Um Fato na Foto

Mais de 20 mil mudas plantadas em Volta Redonda

Foto: Gabriel Borges/PMVR

Mais de 20 mil mudas de árvores em 32 bairros em vias de Volta Redonda foram plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente (SMMA). A ação faz parte do Programa de Arborização Urbana e Paisagismo que visa o plantio de 30 mil mudas no município. Nesta semana, as equipes estão atuando nos bairros Jardim Europa, Conforto e Jardim Amália. Ontem, o plantio aconteceu na Escola Estadual Presidente Roosevelt, no Conforto, e na Avenida Roma, no bairro Jardim Europa. Nos bairros atendidos nesta semana estão sendo plantadas árvores das espécies: Ipê Amarelo; Chichá; Jequitibá; Sapucaia; Araribá Rosa; Tipuana; Cebolão; Pau Formiga; Canafístula; Peroba Rosa; Uvaia; Cambucá; Ipê Roxo; Fedegoso; Figueira; Ipê Branco; Pau Rei; Angico Vermelho; Jacarandá; Ipê Tabaco; Mamão Jaracatiá. São 57 espécies de árvores diferentes que estão sendo plantadas.