Notas & Notas – 15 de abril de 2019

0

DEMOCRACIA E SAÚDE

A Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado, dia 13, a IX Conferência Municipal de Saúde com o tema ‘Democracia e Saúde’, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro. O objetivo da conferência foi resgatar pilares como igualdade de direitos, a equidade para o acesso e a integralidade do cuidado que serviram como esboço para fundação do Sistema Único de Saúde (SUS). A Conferência Municipal de Saúde segue a diretriz nacional do Conselho Federal de Saúde

MANUTENÇÃO DA ESTRADA GETULÂNDIA-ROMA

Uma operação tapa-buracos foi solicitada através de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Rio Claro, pelo vereador Ricardo dos Santos Araújo (PSD) na estrada que liga Getulândia ao bairro Roma em Volta Redonda. O vereador enfatiza que o trabalho possa ser realizado através de uma parceria entre as prefeituras de Rio Claro e Volta Redonda.

POSSE DO BISPO

A Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda informou através de uma rede social, que o bispo Dom Luiz Henrique da Silva Brito tomará posse no dia 11 de maio. Será às 9 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, em Volta Redonda. Dom Luiz Henrique é o oitavo bispo diocesano de Barra do Piraí/Volta Redonda. “Com muita alegria acolho essa missão que o santo pai me confia para servir ao povo de Deus. Convido a todos para a missa de posse no dia 11 de maio”, disse o bispo.

PRESO POR EMBRIAGUES

Um homem, de 32 anos, que não teve a identidade divulgada foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madruga de ontem. Os agentes chegaram até ele após seu veículo, um Ford/Fiesta, ficar com as rodas do lado direito agarradas na canaleta na Via Dutra, em Itatiaia, Sentido Rio. Ao solicitar a documentação o condutor apresentou CRLV vencido e disse não ter CNH. Ele foi submetido ao teste etílico, tendo como resultado 0.93 mg/L. Diante do exposto, foi dada voz de prisão ao indivíduo que foi levado 99ª DP de Itatiaia onde permanece à disposição da Justiça

TESTE PARA ZIKA MAIS BARATO E RÁPIDO

Exames para identificar infecção pelo vírus da Zika em breve vão poder ser feitos em 20 minutos. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco, desenvolveram um método simples e 40 vezes mais barato que o tradicional. A expectativa é que chegue aos postos de saúde antes do final do ano, beneficiando, principalmente, os municípios afastados dos grandes centros, onde o resultado do teste de Zika pode demorar até 15 dias. As informações são de um dos criadores da técnica, o pesquisador da unidade Jefferson Ribeiro.

MILITARES AJUDAM BOMBEIROS NA MUZEMA

Além dos mais de 100 bombeiros que trabalham ininterruptamente no resgate de moradores dos prédios que desabaram na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro, efetivos com ao menos 30 técnicos e engenheiros do Exército reforçam as buscas desde sexta-feira, dia 12. Ao menos 15 pessoas são consideradas desaparecidas nos escombros dos dois prédios que desabaram na última sexta-feira, 12.

REVITALIZAÇÃO NO PARQUE TOBOGÃ CONTINUA

As obras de reforma e revitalização continuam na área de lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Tobogã, em Resende. O parque, que fica localizado no bairro Vila Julieta, já recebeu intervenções no parquinho e pintura das grades. Agora, os trabalhos estão concentrados na pintura dos espaços que ficam dentro da área de lazer, como é o caso da guarita da Guarda Municipal e dos banheiros, que também passarão por reforma completa. As intervenções também vão contemplar a recuperação da quadra de esportes e também da academia da terceira idade. “Aos poucos, com muito trabalho e gestão, o cronograma da prefeitura vai sendo concluído e nossa população recebendo os serviços de qualidade que sempre mereceu”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas), em sua rede social.

AMPLIADO NÚMERO DE PLACAS DE RUAS

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Quatis e o Conselho Municipal de Cultura, Turismo e de Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental de Quatis (Culthuppaq), mais sete placas com nomes das personalidades que denominam ruas e avenidas da cidade acabam de ser instaladas no município. A instalação das novas placas faz parte do projeto ‘Ruas que foram gente’, que começou a ser desenvolvido no ano passado, visando à preservação da memória história da cidade, além de manter os moradores informados a respeito dos serviços prestados a Quatis pelas personalidades cujos nomes denominam as vias públicas.

PROJETO

O projeto ‘Ruas que foram gente’ conta também com o apoio dos familiares das personalidades homenageadas nas vias públicas, os quais arcam com os custos de confecção das placas. Atualmente, o valor de cada placa gira em torno de R$ 130. Com as placas afixadas na semana passada, o número de placas já instaladas chegou a 35. A previsão é de que mais 15 sejam confeccionadas e instaladas nos próximos seis meses.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE IDOSOS

Nesta semana, cerca de 170 idosos do programa Melhor Idade em Movimento da secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda tiveram uma avaliação funcional feita pelos alunos do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). A ação foi realizada na Arena Esportiva, no bairro Voldac e contou com a participação dos alunos dos núcleos do Vila Brasília, Vila Mury, Candelária, Coqueiros e Dom Bosco. Quatro alunos do segundo, terceiro e quatro anos do curso de Educação Física do UniFOA, participaram da atividade, coordenada pelo professor José Cristiano Paes Leme.

DEMOCRACIA E SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado, 13, a partir das 8 horas, a IX Conferência Municipal de Saúde com o tema ‘Democracia e Saúde’, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro. O objetivo da conferência é resgatar pilares como igualdade de direitos, a equidade para o acesso e a integralidade do cuidado que serviram como esboço para fundação do Sistema Único de Saúde (SUS). A Conferência Municipal de Saúde segue a diretriz nacional do Conselho Federal de Saúde, abordando os temas propostos e trazendo para a discussão trabalhadores gestores e o controle social, engajados nessas causas em prol do SUS.

GINÁSIO POLIESPORTIVO DE ANGRA

Foto: Divulgação


Em breve, os moradores de Angra dos Reis ganharão um novo espaço para a prática esportiva: um ginásio poliesportivo, que será erguido ao lado do Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário. As obras começaram em gestões anteriores e foram abandonadas. A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Obras, retomou os trabalhos em fevereiro e a previsão é de que o ginásio esteja concluído num prazo de seis meses, a contar do início das obras.

SEMANA DE ATIVIDADES DE PÁSCOA

Para marcar a semana da Páscoa, o Park Sul, em Volta Redonda, está preparando uma semana inteira (15 a 21 de abril) com atividades infantis e é claro, muito chocolate! As atividades são gratuitas e serão realizadas em parceria com o Centro Educacional Tiradentes e o Instituto Ensina Mais, que vão promover brincadeiras como Caça aos Ovos, Coelhinho Sai da Toca, Pintura de Rosto, Confecção de Orelhinhas etc. De segunda a quinta-feira as atividades acontecem das 18 às 20 horas e na sexta, sábado e domingo, será das 16 às 20 horas. O Shopping Park Sul vai  aproveitar o período da Páscoa para promover o bem social. A organização do evento está pedindo doações de caixas de bombom que serão entregues às crianças assistidas pela Fundação Beatriz Gama (FBG).

PROJETO QUALIFICA COBRADORES DE ÔNIBUS

Os cobradores de ônibus têm até às 17 horas da próxima quinta-feira, 18, para realizar sua inscrição no Projeto Qualificação Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas somente no site do Sest Senat (sestsenat.org.br). São oferecidas nove mil vagas em 46 Unidades para cobradores de ônibus com vínculo empregatício com empresas de Transporte Coletivo de Passageiros em todas as regiões do país. O treinamento e todo o processo de mudança da categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão totalmente gratuitos para o profissional.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

A iniciativa capacitará os trabalhadores para que possam atuar como motoristas profissionais. Para isso, será realizada a mudança da CNH  da categoria B para a D, e os cursos “Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros” (Resolução nº 168/2004 do Contran) – que é necessário para o exercício da profissão de motorista do transporte coletivo de passageiros e também o curso de “Aperfeiçoamento de Motorista para o Transporte de Passageiros”, realizado com prática no Simulador de Direção do Sest Senat.

COMO PARTICIPAR

Para participar da iniciativa, é fundamental ler o edital. O documento informa todos os requisitos e procedimentos necessários. Todas as informações estão disponíveis na página do projeto Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros.  Entre as exigências estão as seguintes: o candidato deverá comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; possuir CPF; e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria.  Além disso, a regularidade do cadastro da empresa junto ao Sest Senat é fundamental. A empresa onde o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte e deve atuar no transporte coletivo urbano de passageiros.

RECAPEAMENTO ASFÁLTICO

O bairro de Nova Conquista, em Itatiaia, recebeu nesta última semana a entrega do asfalto. A obra de revitalização na principal via de acesso ao bairro durou cerca de quatro meses e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura. Ao todo, foram recapeados dois quilômetros de extensão. Além do trabalho de colocação da massa, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos também realizou toda a reestruturação do espaço, com a troca da tubulação de esgoto e pavimentação. Para o comerciante José Fernandes, que há pelo menos cinco anos trabalha na região, a transformação irá trazer mais qualidade de vida aos moradores e ainda a possibilidade de atrair mais clientes.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL 

Em breve, o bairro irá receber também o novo ‘Centro de Educação Infantil de Nova Conquista’ que pretende atender outra necessidade da região, com a instalação de novas as creches. A obra de construção está na fase de finalização e na sequência será a vez do tradicional ‘Lago da Nova Conquista’ que até o fim do ano será totalmente revitalizado.

AJUDA PARA FAMÍLIAS

O Escritório de Projetos de Arquitetura e Engenharia para Habitação Social (PAEHS) desenvolvido pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR) se colocou a disposição para ajudar as famílias da região que tiveram os imóveis afetados com as chuvas do fim de semana passada. A intenção é promover encontros nos bairros mais atingidos para dar apoio técnico e auxiliar na construção em casos de perda total do imóvel. Profissionais das áreas de engenharia e arquitetura que queiram participar dessa iniciativa podem se inscrever para ajudar, assim como empresários ou pessoas de outros segmentos que queiram contribuir com doações de material de construção.

PELO TELEFONE

As inscrições para as famílias que querem ser atendidas pelo PAEHS ou para os profissionais que querem atuar como voluntário ou com doações acontecem pelos telefones (24) 3342-4870 ou (24) 99979-3377 e e-mail [email protected] Mais informações também podem ser obtidas na sede da AEVR, na rua 90B, 17 – Vila Santa Cecília.

MUTIRÃO DE EXAMES NOTURNO

Para atender mais cidadãos de Volta Redonda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando o mutirão de exames também em período noturno no Centro de Imagem do Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas, e aos sábados, das 7 às 19 horas. Iniciado no dia 1º de fevereiro, o mutirão já agendou mais de 13 mil exames até o dia 6 de abril e está previsto para terminar no próximo dia 30, podendo ter o prazo prorrogado de acordo com a demanda.

AULAS NA ARENA ESPORTIVA

A Arena Esportiva de Volta Redonda agora vai contar também com algumas modalidades do Centro Municipal de Artes Marciais (Cemam). A partir da próxima semana as aulas de jiu-jítsu, karatê e kickboxing serão realizadas na arena, que fica no bairro Voldac. Já as aulas de capoeira e taekwondo vão continuar a ser realizado no ginásio Amaro Inácio no bairro Retiro. O objetivo é explorar o espaço da nova sede da Secretaria de Esporte e Lazer. Os interessados em participar das aulas do Cemam devem procurar a Arena Esportiva, localizada no bairro Voldac na Rua Carlos Marques, nº141 ou entrar em contato através do telefone 3339-2105.

AULAS GRATUITAS DE JIU-JÍTSU

Começam nesta segunda-feira as inscrições para participar do projeto “Lutando Pelo Futuro” que oferecerá aulas gratuitas de jiu-jítsu com o professor, Douglas Reis, nas Academias de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral. As inscrições vão até o dia 17 de maio e podem ser realizadas na Academia da Saúde do Centro, que fica localizada na Rua Helena Corrêa de Miranda, nº 1000 ou na Academia da Saúde do bairro Três Poços, na Avenida Nilton Pena Botelho nº 3725. A faixa etária mínima para participar das aulas é de seis anos.

Um Fato na Foto

Depois não adianta reclamar

Foto: Fábio Guimas

A placa fixada no muro é bem clara ao dizer: “PROIBIDO JOGAR LIXO E ENTULHO NESTE LOCAL”. No entanto, alguém, simplesmente ignorou o aviso e deixou o que um dia foi um sofá e uma cama. O maior problema é que, com uma forte chuva, todo este material vai parar em uma das galerias da cidade e provavelmente provocar o seu entupimento e, consequentemente o alagamento de algumas ruas. O flagrante do desrespeito foi feito pelo repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, na Rua São Jorge, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !