Notas & Notas

0

Manutenção do horto florestal

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou a manutenção de conservação do Horto Florestal, no bairro Vila Nova, localizado na Água Comprida e que possui aproximadamente 22 mil metros quadrados de área verde e pode produzir até 300 mil mudas de diversas espécies para serem utilizadas em ações de educação ambiental e reflorestamento de áreas degradadas do município. Na unidade, o projeto tem como objetivo reativar a produção de mudas, restaurar estufas e a utilização de composteiras.

PROJETO AMBIENTAL 

No sítio do Colégio Verbo Divino, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Cândido Silva, teve a inauguração do projeto de Proteção Ambiental, local que abriga inúmeras nascentes, sendo uma área de grande recarga hídrica e possui também uma fauna abundante. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, o projeto visa trazer importantes benefícios para a cidade. “Através desta demanda, conseguimos o aumento do Imposto sobre Circulação e de Mercadorias (ICMS Verde), turismo rural e ecológico e criação de oportunidades para planos como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que beneficia os proprietários que contribuem com a preservação e restauração do bioma”, revelou Beleza.

PLANTAÇÃO DE MUDAS 

Os alunos do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira participaram do evento e juntamente com o prefeito Rodrigo Drable, contribuíram com a plantação de mudas nativas e a implantação de compostagem. Após a atividade com os alunos, o prefeito discursou e ressaltou a importância das ações ambientais e sua preservação no município e da colaboração das atividades de educação ambiental.

SERVIÇOS EM VOLTA REDONDA

As equipes da Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda estiveram em vários bairros desde o final do mês de maio até a primeira semana de junho, realizando atividades de capina, roçada, recolhimento de entulhos, limpeza de canaletas. “O objetivo é manter a cidade bem cuidada, atender as reivindicações das comunidades, dar uma resposta rápida para quem precisa dos serviços públicos na ponta, diariamente”, comentou secretário, Toninho Oreste.

LOCAIS DOS SERVIÇOS 

A roçada foi concluída na Rodovia dos Metalúrgicos e na Rodovia do Contorno. Retirada de terra na Avenida Santa Rosa, no Jardim Belmonte; na Rua Recife, Vila Americana; e Santo Agostinho. Capina e limpeza de canaletas na ciclovia da Rua J, ligada ao Açude IIII.  Nas proximidades da Escola Estadual Santos Dumont e a Praça São Paulo, no bairro Niterói, também foram feitas manutenções da área pública, seguindo depois para a Rua 2, no Conforto e Rua 6-B, no Belo Horizonte. Cerca de 20 bairros receberam os serviços.

COMEMORANDO O DIA DO MEIO AMBIENTE

A Companhia Siderúrgica Nacional irá celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado ontem, no dia 7 de junho, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, com palestras, apresentações culturais e exposições. Durante o evento, que é aberto para a comunidade, a empresa apresentará ações ambientais que estão sendo desenvolvidas na cidade Volta Redonda. Os participantes também vão poder assistir palestras sobre controle da poluição, preservação e saúde ambiental. A programação tem início às 13h30min e segue até o final da tarde.  Para se inscrever no evento acesse: https://pt.surveymonkey.com/r/D9VN7CH.

Novo Conselho de Turismo 

Um encontro na última terça-feira marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Vassouras, para o próximo biênio. Membros da sociedade civil e do poder público unidos pelo desenvolvimento do turismo vassourense. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo apresentou uma proposta de contribuição para reativação do conselho municipal. Inseriu setores importantes ao processo de construção das políticas públicas de turismo como as fazendas históricas e as agências de viagem.  Serão 12 membros titulares e 12 suplentes, metade do poder público e metade da sociedade civil e iniciativa privada.

DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, a ação fortalece a relação com o trade e insere a sociedade na dinâmica do turismo. “Demos mais um passo importante rumo ao desenvolvimento turístico. Se estamos trabalhando para ser um destino turístico de excelência, precisamos envolver a comunidade local e os atores que participam do turismo no processo. Juntos ficamos mais fortes e podemos ir mais longe”, disse. O secretário lembrou ainda que a medida atende as exigências de uma portaria do Ministério do Turismo publicado no fim do ano passado que trata da permanência dos destinos turísticos no Mapa do Turismo Brasileiro.

CURSO REALIZADO PELA FEVRE 

Ontem foi realizada a primeira aula do curso Líder de Portaria e Controle de Acesso em Volta Redonda. A turma conta com 25 profissionais que serão capacitados para o mercado de trabalho, com aulas ontem e hoje, com uma carga horária total de 8 horas. A capacitação está sendo realizada na Sala de Treinamento da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) no bairro Laranjal, no Colégio Getúlio Vargas. Todos os interessados se inscreveram durante o Mutirão de Emprego realizado pela prefeitura de Volta Redonda, na Ilha São João, no dia 1º de Maio. No final do curso os alunos receberão certificados. Eles poderão trabalhar em portarias de prédios, na indústria, comércio em geral, universidades, colégios, transportadoras, empresas, prefeituras e instituições diversas.

CAPACITAÇÃO

O presidente da Fundação, professor Waldir Bedê, esteve na aula inaugural do curso e deu as boas vindas, explicando os objetivos traçados pelo prefeito Samuca Silva. “Estamos inaugurando este espaço, que atendeu a sugestão do prefeito Samuca Silva através do Mutirão de Emprego, para que a Fundação tivesse uma participação ativa na preparação de mão de obra para o mercado de trabalho. O prefeito somente não está presente porque foi a Brasilia(DF) trabalhar por recursos federais e concorrer a um prêmio nacional como prefeito de uma cidade empreendedora, a primeira em geração de empregos no estado do Rio. A Fundação está a disposição de vocês, de portas abertas, conte com a gente para um bom treinamento”, afirmou Bedê.

OUTRAS TURMAS

Mais duas turmas de 25 alunos cada, serão capacitadas no Curso de Recepcionista nos dias 10 e 11 de junho e 17 e 18 de junho. Uma nova turma de Líder de Portaria e Controle de Acesso será preparada nos dias 27 e 28 de junho na Sala de Treinamentos da Fevre.

CURSO PRÉ-ENEM GRÁTIS 

A Firjan Sesi prorrogou as inscrições para as 310 oportunidades gratuitas do curso Pré-Enem na região Sul Fluminense. Os interessados devem estar matriculados em uma turma do 2º ou 3º ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou já terem concluído o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos. As aulas terão início a partir da abertura das turmas, dentro do período do curso (13/05/19 a 09/11/19), que somente serão abertas mediante uma quantidade mínima de 20 alunos.

SE PREPARANDO PARA O ENEM 

A oportunidade para fazer parte do programa segue até 7 de junho e as inscrições precisam ser realizadas presencialmente em uma das Escolas Firjan SESI em Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável. Em Barra do Piraí são 70 vagas; Barra Mansa 210 vagas; e Volta Redonda 30 vagas;

Matrícula 

No momento da matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): identidade e CPF do candidato e do responsável (para menores de 18 anos) e comprovante de escolaridade, comprovante de residência, autodeclaração de baixa renda feita de próprio punho pelo candidato maior de 18 anos ou pelo responsável do candidato menor e duas fotos 3×4.

 Um fato na foto

 

MAIS UMA EDIÇÃO DA RUA DE COMPRAS

A Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Volta Redonda, recebe neste domingo, dia 9, a 8ª edição da Rua de Compras. A expectativa é receber 30 mil pessoas entre 10 e 18 horas com diversas opções para compras, principalmente para quem quer aproveitar para garantir o presente do Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12. Também haverá atividades esportivas, de lazer e culturais como o Caminhão da Brinquedolândia, foodtrucks, brinquedos espalhados por toda a avenida, Feira de Artesanato, serviços na Tenda da Saúde, com distribuição de camisinhas. A Rua de compras acontece desde 2017 e já foi realizada em diversos locais da cidade.

 

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !