VOLTA REDONDA
Está marcado para a próxima quarta-feira, dia 1º de maio, o Dia do Trabalho, o Mutirão do Emprego de Volta Redonda. A primeira edição do evento acontecerá na Ilha São João, das 8 às 17 horas. O objetivo é estimular a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira, fomentando a aproximação entre as empresas e os trabalhadores.
O evento ajudará também a identificar as oportunidades e as necessidades de cada segmento como a qualificação profissional e em geral o desenvolvimento de competências, através de oficinas após o evento. Mais de 15 grandes empresas irão participara da ação que vai ofertar aproximadamente 1.500 vagas de emprego aos participantes.
Segundo o prefeito Samuca Silva, o evento será uma comemoração do Dia do Trabalho, oportunidade para quem busca a recolocação. “Todos os dias nós trabalhamos com o objetivo de melhorar a vida das pessoas da nossa cidade! Ano passado fomos a cidade do emprego e queremos manter essa marca. Vamos promover esse grande evento com uma festa diferente”, adiante o prefeito.
De acordo com a dinâmica do atendimento aos participantes, em primeiro lugar ocorrerá uma triagem onde será verificado o perfil da pessoa. “Logo em seguida, o candidato é direcionado para uma das palestras/oficina em forma de bate-papo, após são direcionados para o estande das empresas que estão no local onde ocorre a ação. A partir de então, cabe às empresas decidir como será o processo. Em alguns casos, a entrevista já é agendada”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães.
MOBILIZAÇÃO
O governo municipal informou que toda a equipe da prefeitura estará mobilizada durante o evento. O Sine fará agendamentos para confecção de carteira de trabalho e a Guarda Municipal vai atuar dentro da Ilha São João controlando o trânsito. Além disso, a prefeitura vai montar uma estrutura de acolhimento para as pessoas que não se encaixarem em nenhuma vaga oferecida no mutirão.
A intenção é cadastrar e direcionar esta pessoa para os cursos e capacitações oferecidos pelo poder público. No Mutirão do Emprego as pessoas deverão levar cópias da carteira de identidade e do CPF, além de um currículo atualizado.