Moradores do Siderlândia denunciam constantes erosões no bairro

0

BARRA MANSA

Moradores do Siderlândia, da Rua São Vicente de Paulo, procuraram o A VOZ DA CIDADE para denunciar um problema que vêm enfrentando há anos no bairro. Segundo as queixas, a tubulação de águas pluviais, que passa pela rua, está podre, e, por isso, a rua constantemente sofre erosões. De acordo com os depoimentos, a primeira vez que a rua afundou no final de 2014, e desde então, a situação se repetiu cerca de dez vezes. Os residentes ainda contaram que na última segunda-feira, dia 5, os órgãos competentes tamparam um novo buraco que se abriu, mas que o mesmo aparenta está se abrindo novamente. Um dos medos dos moradores, é que a manilha se rompa completamente e cause acidente, pois ela passa próxima às casas.

Segundo Sebastião Malaquias Peixoto, de 69 anos, a prefeitura está maquiando o problema. “Toda vez que um buraco se abre, os funcionários vão até lá e tampam, no entanto, o problema real está em baixo do solo”, relatou, afirmando que as manilhas têm urgência para serem trocadas. “Tem um processo de 2015 onde solicitávamos as obras, mas na época nos disseram que não iriam fazer a obra, pois a prefeitura não tinha verbas”, lamentou apresentando uma fotografia que exibia parte do cano com a base corroída.

MAQUIANDO O PROBLEMA

Segundo os depoimentos, a manilha é de lata e nela passam, não apenas águas pluviais, como também esgoto do bairro São Domingos. Sebastião Malaquias disse que no processo de 2015, um engenheiro teve contato com o caso e orientou os residentes a correrem atrás para resolver o problema, pois a encanação está vazando e pode criar cratera em baixo das casas. “Além disso, eles deveriam ter colocado a tubulação no meio da rua, mas eles colocaram na altura da calçada, o que deixa nossas residências ainda mais em risco”, lamentou.

Os depoimentos dos moradores ainda informaram que neste ano dois buracos já se abriram na rua. Um em fevereiro, e outro em abril, que vou tampado apenas no início de agosto. Para José de Freitas, de 70 anos, que mora no bairro há 40 anos, essa situação está causando medo. “Não temo só por mim, tenho parentes que moram lá também e há qualquer momento algo ruim pode acontecer por causa dessa situação. E se acontecer, nenhuma indenização vai trazer conforto”, ratificou, acrescentando que a casa dele não está tão próxima a encanação. “Mas eu me preocupo também com os outros que moram perto da tubulação, isso é algo inaceitável”, concluiu.

O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a prefeitura disse que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae) informou que há um projeto para a localidade e que está buscando recursos para a execução das obras necessárias. “É importante ressaltar que a questão reivindicada é um problema antigo que afeta a população há décadas e demanda um trabalho complexo, já que as casas foram construídas sobre a tubulação”, ratificou.

Deixe um Comentário