Moradores do Jardim do Sol em Resende comemoram chegada do asfalto

0

RESENDE

 

Após uma batalha que se estende a mais de 15 anos, os moradores do bairro Jardim do Sol vislumbram, enfim, a realização da tão sonhada pavimentação da estrada de acesso ao bairro,  a avenida Jefferson Geraldo Bruno, via paralela a rodovia Presidente Dutra. A obra foi retomada ontem pela Prefeitura.

Neste período de espera pela obra, os moradores fizeram uma série de protestos e reivindicações pedindo a realização da obra. Inicialmente, o trecho foi motivo de um imbróglio entre a Prefeitura e a NovaDutra, já que o trecho é de domínio da concessionária que não permitia a realização da obra. Um acordo entre as partes permitiu que a Prefeitura, ainda na gestão passada, assumisse a obra que chegou a iniciar a obra, mas a interrompeu em 2015. “Esperamos que desta vez a obra tenha início e chegue até o fim. Não aguentamos mais. Agora com o tempo seco, é a poeira e os buracos. No período de chuvas, é a lama que deixa a estrada intransitável. Estamos com a expectativa muito grande de que tudo isso irá acabar”, disse o comerciante Paulo Sérgio Cardoso, morador há doze anos no bairro.

Quem também comemora a retomada da obra é a dona de casa, Lícia Oliveira, há dez anos moradora no local. “As crianças são as que mais sofrem neste período com a poeira provocada pela falta do asfalto. A poeira toma conta de todo bairro. Enfim, parece que seremos atendidos”, comemora.

A OBRA

De acordo com a Prefeitura, o serviço reunirá as obras de drenagem e pavimentação de toda via. A obra será executada através de uma parceria com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal  e está orçada em mais de R$ 3 milhões. Os trabalhos, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, serão iniciados com a instalação do sistema de drenagem para recolhimento da água das chuvas. “No total serão instalados cerca de 750 metros de tubulação, com tubos de 1.500 milímetros. Após esta etapa, fundamental para garantir a qualidade do serviço, será feita a colocação de 12,5 mil metros quadrados de asfalto, beneficiando toda a extensão da via”, explica o secretário, Victor Sampaio.

Na estrada será construído um sistema de drenagem para recolhimento da água das chuvas – Ascom Resende

Segundo o secretario, a Avenida Jefferson Geraldo Bruno, recebe um fluxo de cerca de quatro mil pessoas todos os dias e a retomada das obras também vai beneficiar, além dos moradores que transitam no local com seus carros particulares, os veículos que fazem o transporte escolar, os ônibus que atendem a comunidade e os caminhões que fazem a limpeza e o recolhimento de lixo no bairro.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destaca que a execução da obra só está sendo possível porque a Prefeitura implantou ao longo dos últimos meses um programa de reestruturação das finanças municipais, com a adoção de medidas que vão desde a redução de gastos com novos contratos, como é o caso dos serviços de limpeza urbana, até a diminuição dos números de secretarias e de cargos comissionados. “A retomada desta obra, que é a mais antiga reivindicação dos moradores do Jardim do Sol, era um compromisso do nosso governo com esta comunidade e, por isso, não medimos esforços até conseguir tirá-la do papel. Sabemos que muitas famílias, que se esforçaram para comprar suas casas aqui, já estavam desistindo de morar no bairro e colocando seus imóveis à venda. Hoje, queremos dizer a cada um deles, que isso não será mais necessário. Que estamos aqui para levar esta obra adiante e devolver aos moradores o seu direito de ir e vir com segurança e conforto”, afirmou o prefeito.

Além da drenagem e pavimentação da Avenida Jefferson Geraldo Bruno, que será executada na primeira etapa, o projeto de melhoria no Jardim do Sol prevê também, numa segunda fase, a realização de reparos até a Rua Netuno.

Deixe um Comentário