Inscrições para Chamada Escolar da EJA terminam dia 14 de novembro

0

VOLTA REDONDA

Depois do prazo prorrogado, as inscrições para a Chamada Escolar 2020 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Volta Redonda, serão encerradas no dia 14 de novembro nas unidades escolares do 1º ao 5º ano. Interessados em participar do curso e que ainda não se inscreveram ainda têm tempo. E foi para atender a essas pessoas que a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (SME-VR) decidiu prorrogar o prazo até o próximo dia 14 de novembro.

Para se inscrever na Chamada Escolar, o candidato deve procurar uma unidade escolar de 1º ao 5º ano com a documentação necessária. A EJA é uma modalidade de ensino, criada pelo Governo Federal, que oferta educação básica a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à

CANDIDATOS A PARTIR DE 15 ANOS PODEM SE INSCREVER

As inscrições para a EJA podem ser feitas a partir dos 15 anos. Os documentos necessários são o original da certidão de nascimento do candidato ou Carteira de Identidade, comprovante de residência, e declaração ou comprovante de trabalho. O aluno com idade superior a 18 anos pode fazer o próprio cadastro e, no caso de menores de idade, a inscrição deve ser feita pelo responsável legal.

A secretária Municipal de Educação, Rita Andrade, destacou que a EJA permite que as pessoas retornem em seus estudos e se desenvolvam na vida em sociedade. Disse que prorrogou as inscrições para que mais pessoas possam participar. “Essa é uma ótima oportunidade para que elas possam voltar a uma sala de aula, com um ensino de qualidade. Os alunos da EJA também recebem uniformes e o kit de material escolar. As disciplinas fazem parte da Base Nacional Comum Curricular”, informou a secretária de Educação.

MATRICULADOS NO ANO PASSADO

Vale ressaltar que no ano passado, mais de 1,5 mil alunos foram matriculados na modalidade EJA e que Volta Redonda oferece esse tipo de atendimento em 13 unidades escolares. O programa federal já contou com mais de 3 mil alunos matriculados e vem reduzindo o número de participantes, devido ao trabalho de base realizado pela SME. De acordo com a secretária de Educação, a redução no número de alunos é um bom sinal de que a cidade está cumprindo o papel de erradicar o analfabetismo.

“Volta Redonda já recebeu um selo de erradicação do analfabetismo. Mesmo assim, ainda existe um trabalho de base a ser realizado pela secretaria de Educação. A queda no número de alunos para essa modalidade é positivo. É sinal de que a educação de base, os projetos sociais do Governo Federal e o município estão trabalhando juntos no combate à evasão escolar”, concluiu.