Igrejas Católicas de Resende e de Itatiaia retornam missas presenciais

0

AGULHAS NEGRAS

As igrejas católicas da região das Agulhas Negras, formadas pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, começam a retomar as missas presenciais. Depois de quase três meses de celebrações somente on-line, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os fiéis poderão participar das missas nos templos a partir deste sábado, dia 27. No entanto, terão que seguir 23 regras determinadas pela Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, além das de cada município. Entre elas, os templos terão a capacidade de comportamento reduzida e para evitar aglomeração, os fiéis devem manter o distanciamento, respeitar a sinalização dos bancos, usar máscaras de proteção e levar a própria água. Está proibida a entrada de pessoas com sintomas respiratórios e com temperatura acima de 37,5ºC e a recomendação de evitar a participação de pessoas acima de 60 anos, menores de dez anos e grupos de risco.

Segundo o padre Márcio Correa Mendes, da Paróquia de Santa Cecília, em Resende, as igrejas católicas demoraram um pouco mais para reabrirem porque estavam se adequando as regras recomendadas pela Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda e dos municípios. “Como havia sido acordado na reunião dos padres da Regional de Resende e Itatiaia vamos retornar as missas com a participação do povo no próximo sábado, dia 27, respeitando todos os protocolos de segurança determinados pelo bispo diocesano Dom Luiz Henrique da Silva Brito”, explicou padre Márcio, ressaltando que o retorno das celebrações igrejas não será normal, com 30% da capacidade.

Das 23 medidas protocolares estabelecidas, a mais difícil de cumprir foi à utilização do termômetro digital-Redes Sociais

Devido à redução da capacidade de ocupação das igrejas, a regional decidiu ainda realizar as missas presenciais nos locais que comportam mais fiéis. As missas serão realizadas nas Igrejas Cristo Ressuscitado, na Vila Julieta e na Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Morada da Colina. “Vamos realizar mais missas nas paróquias maiores, onde a gente consegue manter melhor o distanciamento e a ventilação. Normalmente na Igreja do Cristo Ressuscitado teríamos só duas missas. Agora, vamos ter três. Já na Santa Terezinha do Menino Jesus, serão duas celebrações por domingo”, disse o pároco, comentando que das 23 medidas protocolares estabelecidas, a mais difícil de cumprir foi à utilização do termômetro digital. “O termômetro digital foi difícil de encontrar no mercado. Além disso, está com custo alto. Por isso, este foi o mais complicado de se cumprir, mas conseguimos nos organizar e adquirimos o termômetro”, comentou.

“Aos fiéis que vão participar das missas respeitem as recomendações para que tudo possa ocorrer em segurança e tranquilidade e a gente possa permanecer celebrando as missas com a presença do povo. Já os que vão ficar em casa que não se sintam abandonados. A igreja está próxima deles pelas transmissões ao vivo e pela TV. É uma limitação temporária e momentânea, estamos preocupados em preservar a vida”, disse padre Márcio.

Quem quiser participar das missas presenciais precisa retirar os convites para cada celebração na Secretaria Paroquial da igreja Santa Cecília, de terça a sexta-feira, das 8 ao meio dia e das 14 às 19 horas. Na Igreja Cristo Ressuscitado, as missas serão às quartas-feiras nos horários de 7e 19 horas, aos sábados às 19 horas e aos domingos, às 7, 10 e 19 horas. Já na Igreja de Santa Terezinha, as celebrações acontecem aos sábados, às 19 horas e aos domingos às 9 horas e 17 horas.

As igrejas de Itatiaia também vão retornar as celebrações neste sábado. Todas as missas presenciais serão realizadas na Igreja Matriz de São José, no Centro, segundas a sextas-feiras, às 7 e 19 horas; sábados às 17 e 19 horas e domingos às 8, 10, 15, 17 e 19 horas. Já na Igreja São Benedito, no distrito de Engenheiro Passos, em Resende, que pertence à comunidade de Itatiaia, as celebrações acontecem aos sábados às 10 e 19 horas. Para comparecer as celebrações deverão ser seguidas as instruções de agendamentos e segurança na rede social da Igreja. Mais informações na Secretaria Paroquial (24) 3352-1215.

Em Porto Real as celebrações iniciaram no dia 14 e em Quatis, no último dia 18-Redes Sociais

PORTO REAL E QUATIS

As celebrações das Igrejas Católicas de Porto Real foram retomadas no último dia 14 com missas na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Real e na Coração de Jesus, em Floriano, que pertence à comunidade de Porto Real. Foi fechada uma programação até o próximo dia 27 em outras comunidades. Informações no telefone (24)3353-4173.

Em Quatis, as Igrejas Católicas reabriram no último dia 18. A missa acontece na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade, de quinta-feira a domingo. Na quinta-feira às 19 horas, na sexta-feira, às 7 horas e domingo às 8 e 19 horas. Informações (24)3353-3266.

error: Conteúdo protegido !