Grupamento de Proteção Ambiental é lançado na abertura da Semana do Meio Ambiente em Barra do Piraí

0

BARRA DO PIRAÍ
A Semana Mundial do Meio Ambiente foi aberta, em Barra do Piraí, com dois projetos importantes para a preservação da biodiversidade local. O prefeito Mario Esteves assinou, nesta semana, em Ipiabas, o Termo de Cooperação Técnica, entre a Secretaria Municipal do Ambiente e a The Nature Conservancy (TNC), com foco na preservação e proposição de leis de amparo à natureza e ao ecossistema. O segundo ponto foi o lançamento do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), também com foco na ajuda à fiscalização contra o desmatamento.
O Grupamento de Proteção Ambiental é formado por cinco guardas civis municipais, que passaram por rigoroso treinamento e capacitação. O intuito da corporação, que terá sede no pórtico de Ipiabas, é o de “guardar” o ambiente, ajudando na fiscalização contra o desmatamento. De acordo com o secretário Municipal de Ambiente, Francisco Barbosa Leite, a GPA terá poder de polícia e vai atuar em todo o município.
PASSO LARGO
Disse o secretário que Barra do Piraí dá um passo largo no sentido da preservação e Ipiabas foi escolhida porque está inserida na Serra da Mantiqueira, um dos pontos de maior diversidade do estado. “Mas isso não impede de o grupamento atuar em outras frentes em todo o município. As parcerias fechadas hoje, sobretudo com a TNC, que é uma instituição internacioanl, também representam um avanço”, declarou, lembrando que a cidade estará na linha de frente para combater o desmatamento local, além da implementação de políticas públicas para o ambiente.
Líder na conservação da biodiversidade e do meio ambiente, a The Nature Conservancy é uma organização internacional, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar plantas, animais e comunidades naturais que representam a diversidade da vida na Terra, protegendo espaços que necessitamos para sobreviver. O especialista em conservação da TNC, Hendrik Mansur, que é responsável pela empresa no estado, explicou que a organização atua em 72 países e atuará em Barra do Piraí com foco na preservação.“Vamos atuar aqui no município com várias frentes, dentre elas a proposição de leis dentro da política ambiental para a conservação ambiental. Temos diferentes projetos em alguns municípios, como o pagamento de serviços ambientais. Hoje nós entendemos que a natureza presta o serviço ecossistêmico à população. O produtor, compatível com nossa política, implementa em sua propriedade e, dentro desse mote, ainda ganha o montante de R$ 300 por hectare. Outro ponto é questão do Carbono, por exemplo, onde ele pode ganhar proventos com esta iniciativa, que será detalhada mais à frente. É uma forma de o município valorizar o produtor rural”, aposta Hendrik.
EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE
Defensor das ações em favor do ambiente, o prefeito Mario Esteves elogiou a iniciativa da Secretaria de Ambiente, em investir nas duas ações. Responsável em criar, ainda quando era vereador, o Projeto de Lei Guardiões dos Rios, o chefe do Executivo relembrou das propostas e benefícios que buscou aplicar na pasta que cuida da biodiversidade. Esteves, por conta dessas ações, também ganhou Moção de Aplausos da Guarda Municipal. “Nossos investimentos na Guarda Municipal existem por conta de acreditar na corporação. E os números colaboram com essa aplicação. Agora, com o Grupamento de Proteção Ambiental, damos mais um passo no sentido de preservar o ambiente onde vivemos. Sempre busquei direcionar esse olhar, com o Guardiões dos Rios, que agora sai do papel, com o bem estar animal, com os ações aqui em Ipiabas, sobretudo quando se fala em turismo de aventuras e outros pontos. Devemos lembrar da Secretaria de Ambiente, que tem se esforçado para agilizar a vida daqueles que precisam de suas licenças. Com o rigor da lei, as cumpre e conseguem. Isso tudo tem um propósito, o de equacionar os problemas nesta área; foco de nossas ações”, finalizou Esteves.