Fundação Cultura Barra Mansa incentiva a valorização da identidade cultural

0

O mês de maio da Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM) teve início com um trabalho de resgate da história e da cultura de Barra Mansa. Na quarta-feira, dia 2, o gerente de patrimônio cultural da FCBM Nikson Salem, esteve na Escola Municipal Bairro Cajueiros para contar um pouco sobre a história de Barra Mansa.

Na ocasião, Nikson Salem, que também é historiador, contou aos alunos um pouco da história da cidade desde o seu desbravamento, o ciclo do café, pecuária leiteira até sua industrialização. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os patrimônios históricos e outros símbolos da cidade, como mapa e significado do brasão da cidade. Ele ressaltou a importância do trabalho e o apoio do prefeito Rodrigo Drable (MDB), no desenvolvimento desse trabalho. “O prefeito Rodrigo Drable, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa incentiva a valorização da identidade cultural barra-mansense e a preservação da cidade e seus patrimônios”, citou Nikson.

A diretora Raquel Couto disse que é essencial resgatar a identidade e cultura local, uma vez que, o bairro Cajueiro fica no limite entre Barra Mansa e Volta Redonda. “O primeiro ambiente social das crianças é a família. Então no primeiro ano, o conteúdo trabalhado na escola é a família. Já no segundo ano começamos a falar dos bairros, onde eles moram, onde estudam. E quando chegam ao terceiro ano, falamos sobre nosso município. Há uma necessidade muito grande em resgatar essa identidade das crianças da periferia leste devido a um bairro limítrofe. Moro em Volta Redonda ou em Barra Mansa? Por isso, fazemos muita questão de um conhecimento mais afundo sobre a cidade”, detalhou a diretora, acrescentando a satisfação de receber o historiador na escola. “Tivemos a honra de receber o Nikson pra falar um pouco sobre a história da nossa Barra Mansa. Agora esperamos visitar os pontos históricos para que eles vivenciem todo o conhecimento adquirido dentro de sala de aula, de forma prática.” concluiu.

A professora Isabele Assumpção, contou que o município faz parte do conteúdo a ser trabalhado durante o ano e que estava ansiosa pela visita. “Trabalhamos dentro de história e geografia todo o nosso município. Desde mapas, patrimônios, e até mesmo a economia, como o desenvolvimento do comércio. Ficamos aguardando ansiosamente pela visita da Fundação Cultura para mostrar aos alunos parte do que representa Barra Mansa, e agora esperamos visitar os locais e concretizar ainda mais o aprendizado” comentou a professora.

Para agendamentos de visitas aos patrimônios históricos barra-mansense, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (24) 3326-0405 ou pelo e-mail: [email protected].

Deixe um Comentário