Fotógrafo da região lança vídeo de esperança durante a pandemia

0

VOLTA REDONDA

Nessa quinta-feira, 27, foi lançado pelo fotógrafo André Sodré, o curta-poema ‘Degraus’, que traz a tona, através da arte, temas tão comuns a todos nesta pandemia. O vídeo, que reúne a atuação do fotógrafo em quatro poemas autorais, foi lançado nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube). O curta-poema foi contemplado pelo edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que premiou artistas do estado para produzirem produtos culturais nesta pandemia.

Segundo o fotógrafo, o desenvolvimento do curta-poema se deu a partir do momento em que decidiu trazer para o projeto os sentimentos controversos da pandemia e do isolamento social. “Por isso, a escolha de poemas que transmitem medo, insegurança, esperança. A esperança vai crescendo ao longo do curta, como em uma escada cujo objetivo é o encontro do amor e cada degrau é um dos poemas dessa busca interior. Acredito que o curta-poema possa levar esse sentimento mesmo diante de um cenário tão obscuro”, analisa Sodré.

O curta-poema foi gravado em cinco dias, no mês de julho, durante a pandemia de Covid-19. Passado dentro de uma casa e tendo André Sodré como produtor, roteirista, diretor, câmera, editor e ator, “Degraus” conta ainda com a participação da companheira e da filha do fotógrafo, Beatriz Carreiro e Nina Carreiro Alves Sodré. A trilha sonora original foi composta e executada pelo músico Líuam Cardoso. Para Sodré, o curta precisava ser realizado apenas por pessoas que estavam tendo contato, assim como as medidas de isolamento determinam.

“Poderia convidar inúmeros amigos para auxiliar na realização do curta, mas preferi fazer isolado, tendo apenas a participação de minha parceira e minha filha, com quem já convivo. A trilha foi composta remotamente pelo Liuam Cardoso, mantendo o distanciamento, tão essencial nesta pandemia. Se houvesse uma equipe o projeto se tornaria contraditório”, afirma André Sodré.

“Degraus” reúne quatro poemas de autoria de André Sodré: Na Triste Festa do Sono; Matinal; Matinal 2 e Carta á Existência. Em cena, o autor dos poemas entra em ação como ator, encarnando um homem que vive sentimentos conflituosos durante o isolamento social. Cada poema, um degrau que o homem avança, construindo sua esperança em meio a tanta tristeza e dor. André Sodré destaca que essa metáfora foi essencial para a produção do curta-poema.

VÍDEOS-POEMAS

O fotógrafo realiza há mais de dois anos seu projeto de publicação de vídeos-poemas. Neles, interpreta poesias de uma forma nada convencional. A maioria dos poemas são letras de músicas conhecidas, que o fotógrafo com narra. De Caetano Veloso a Wando, passando por poemas autorais, grande parte dos artistas nacionais já teve poemas interpretados por André Sodré. O projeto se tornou sucesso no Facebook, onde os vídeos-poemas são publicados. Todos os vídeos superam mil visualizações e inúmeros comentários e compartilhamentos. Para André, o projeto apresenta ao público em geral os poemas de uma maneira mais atrativa e tem o objetivo de aproximar as pessoas da poesia.

Ao participar do edital Cultura Presente nas Redes, André Sodré apresentou o projeto de realizar um curta com poemas autorais, seguindo a linha dos vídeos-poemas já produzidos pelo fotógrafo. “Degraus” além de ser lançado no Facebook e You Tube, inaugurou o IGTV do fotógrafo no Instagram.

Deixe um Comentário