Estação de Tratamento de Esgoto será construída no bairro Ipiranga, em Resende

0

RESENDE

A concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa do Grupo Águas do Brasil responsável pelos serviços de saneamento básico no município, iniciou, na última quinta-feira, as obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ipiranga. A estação será construída numa área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, localizada na avenida Luiz Dias Martins. A previsão de conclusão é para dezembro de 2019.

A unidade beneficiará cerca de 16 mil habitantes dos bairros Barbosa Lima, Vila Hulda, Condomínio Tácito, Eucaliptal, Jardim Brasília I e II, Jardim Jalisco, Liberdade, Manejo, Nova Liberdade, Parque Ipiranga I e II, Santa Cecília, Vila Adelaide, Vila Central, Vila Elizabete e Vila Julieta.

O projeto abrange, além da implantação da ETE, a construção de redes coletoras e linhas de recalque para transporte do esgoto, além de elevatórias que farão o bombeamento do efluente até a estação. “A ETE Ipiranga foi projetada para tratar 80 litros de esgoto por segundo. A primeira fase de preparação do terreno está prevista para ser realizada em dois meses. Nossa expectativa é que em dezembro de 2019 a unidade esteja pronta”, disse o superintendente, Ivan Cezar Moura.

Águas das Agulhas Negras mantém Resende na liderança das cidades que mais tratam esgoto na região Sul Fluminense com 72% de esgoto tratado. São nove estações de tratamento em operação. A previsão é de que nos próximos dois anos Resende alcance o índice de 82% de esgoto tratado.