Entulho acumulado nas ruas de Resende gera condições propicias para alagamentos

0

RESENDE

Um bom sistema de drenagem das ruas é fundamental para evitar ou reduzir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Em último caso, um sistema eficiente pode tornar o escoamento da água mais rápida. Para manter o sistema funcionando agora com a proximidade das chuvas, a Prefeitura está com uma equipe na rua realizando a limpeza dos bueiros do sistema de drenagem de águas pluviais de várias ruas e avenidas da cidade. O serviço é feito com o auxílio de máquinas e caminhões com hidrojato, o que facilita muito o serviço de desobstrução das redes, que começa com a limpeza das caixas receptoras. Em alguns casos, também é feita a sucção da rede para retirar os resíduos mais persistentes.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Vitor Sampaio, este trabalho é realizado periodicamente, visando evitar os transtornos que o entupimento das redes coletoras de águas pluviais podem causar, entre eles os alagamentos em dias de chuvas volumosas. “Estamos atuando em várias frentes para preparar a cidade para enfrentar o período do verão, quando é comum acontecerem as fortes chuvas. Para isso, estamos atuando na limpeza de canais, bueiros, redes coletoras e vias, para evitar os alagamentos e também as doenças mais comuns dessa época do ano, como a dengue, zika e chikungunya”, explica o secretário, que destacou a importância da colaboração dos moradores neste processo, eliminando focos de água parada em seus quintais, como pneus velhos, garrafas e vasos de plantas.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para que a cidade passe bem pelo período de chuvas é fundamental também a colaboração dos moradores. A equipe do A VOZ DA CIDADE percorreu alguns bairros como Liberdade, Vila Julieta, Vila Santa Cecília, Santa Isabel, Itapuca e Cidade Alegria e registrou a presença de entulhos como moveis velhos, material de obra, galhos de árvores depositado em ruas e calçadas. Material, que com a chuva pode se levado para os bueiros, entupindo o sistema de drenagem e provocando os alagamentos.

O entulho em vias públicas pode entupir bueiros e impedir o escoamento da água das chuvas , provocando alagamentos – Idelfonso Pinheiro

Para a moradora da Liberdade, Francisca Freitas de Moraes, a falta educação das pessoas é o principal fator para que aconteçam alagamentos em algumas ruas da cidade. “Às vezes, a Prefeitura vem e retira o entulho pela manhã e à tarde ou no outro dia, já tem lixo outra vez”, relata.

A Prefeitura informa que o município conta com ponto específico para o descarte de resíduos verde e material de obras. Fica nas imediações da antiga Votorantim Siderurgia, atual ArcelorMittal, no bairro Morada da Montanha. A Prefeitura orienta também o uso de caçambas particulares para o descarte de resíduos de obras da construção civil, para que não seja abandonado em via pública.

RETIRADA DE ENTULHO

A Prefeitura iniciou na última terça-feira, dia 23, o serviço de limpeza e retirada de entulho pelas ruas de toda a cidade. A Cidade Alegria foi um dos bairros onde mais uma vez a equipe de serviços públicos passou retirando entulhos, restos de obras e poda.

Segundo o secretário de Obras, os canais dos bairros Cidade Alegria e Boa Vista, também passaram por serviços de limpeza recentemente. O trabalho, que contou com o auxílio de máquinas retroescavadeiras e caminhões, também beneficiou o bairro Morada da Colina, onde o serviço foi realizado manualmente pelos servidores. Com isso, toda sujeira, e até entulhos que estavam acumulados nos locais, foram retirados, permitindo o escoamento da água, sem entraves. “Na atual gestão, cerca de seis mil caixas coletoras já passaram por serviços de manutenção, beneficiando os mais de noventa bairros do município. Agora, estamos retornando nesses locais e reforçando o trabalho. Muitas vezes, este serviço é realizado inclusive durante os finais de semana, que é quando o volume de carros é menor nas ruas. Dessa forma, durante o período das chuvas, os bueiros e todo sistema de drenagem da cidade não estará comprometido”, afirmou o secretário.

error: Conteúdo protegido !