Empreendedorismo feminino é destaque de webnários gratuitos

0

SUL FLUMINENSE

O mês de março é dedicado às mulheres e durante todo este período o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) promoverá atividades gratuitas alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8. Com o slogan ‘Empreender é poder’, o Portal Sebrae (www.sebrae.com.br) pretende inspirar mulheres a empreender de forma sustentável e orientar aquelas que já desempenham alguma atividade.

São dicas e informações sobre os projetos da instituição voltados para mulheres que sonham em empreender ou já possuem uma empresa. O espaço também incentiva mulheres a compartilhar histórias de superação no mundo dos negócios. “As mulheres enfrentam mais desafios para se tornarem donas de seus próprios negócios e há muito desconhecimento das dificuldades enfrentadas. Existe uma questão cultural que influencia muito e é preciso reforçar constantemente esse discurso que as mulheres são capazes de empreender”, destacou Renata Malheiros, coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae.

A página facilita o acesso aos cursos on-line oferecidos de forma gratuita pelo Sebrae, com destaque para as capacitações voltadas para o desenvolvimento de soft skills (habilidades socioemocionais), consideradas como grandes desafios a serem superados pelas empreendedoras. “As mulheres no Brasil são mais escolarizadas que os homens e são boas nas chamadas competências técnicas (planejamento, gestão etc.) mas, por causa da cultura, ainda enfrentam dificuldades na hora de fazer um networking, tomar decisões com autonomia, assumir posição de liderança e defender uma ideia”, explicou Malheiros.

Empreendedora do ramo de alimentos, Gláucia Batista, 28, pretende participar de todas as atividades on-line. “Eu vinha pesquisando a respeito e terá muito assunto e pessoas interessantes. Sendo pela internet fica mais acessível do que centralizar numa cidade da região e se deslocar. Acredito que todo apoio para as mulheres é importante. Estou há três anos como microempreendedora individual e experiências de sucesso me inspiram”, comenta a moradora de Quatis.

As mulheres tem cada vez mais destaque nas empresas e ações de empreendedorismo

PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira dia, 5, será realizada uma live, a partir das 14h30min, com a presença de duas empreendedoras de sucesso no Distrito Federal. As convidadas são a empresária Adama Djalo, que veio de Guiné-Bissau, na África, e atualmente é dona de um salão; e a paraibana formada em Direito, ex-servidora pública Giovanna Maia, proprietária de um bar. Em seguida ocorrerão vários webinários, palestras pela internet, com a participação de especialistas e mulheres reconhecidas em suas áreas de atuação. Entre os temas escolhidos estão liderança, finanças, inovação, política, entre outros.

No dia 9, às 15 horas, Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, faz palestra on-line sobre ‘O poder das redes de mulheres’ para impulsionar os negócios. Pesquisadora de gênero e especialista em empreendedorismo feminino é professora do Insper, considerada uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes. No dia 10, o tema Mulheres e Finanças, terá webnário às 15 horas com Luciana Seabra, uma das maiores referências do mercado financeiro no Brasil e atual CEO da Spiti CFP® (planejadora financeira certificada), que vai ensinar sobre finanças e investimentos de modo descomplicado.

No dia 11, será a vez de Fabi Saad, escritora do livro “Mulheres Positivas”, no webnário às 15 horas, comentando sobre como as empreendedoras podem gerenciar o tempo gasto com tarefas da casa, cuidado com pessoas sem esquecer o autocuidado. Ela é fundadora do movimento Mulheres Positivas e responsável pelo desenvolvimento e gestão da Plataforma SOS Mulher em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

POLÍTICA E TRANSFORMAÇÃO

No dia 13, às 15 horas, o webnário terá como tema Mulheres, lideranças políticas e transformação, com Ilana Trombka. A especialista em liderança e atual diretora geral do Senado Federal ensina os desafios e caminhos para mulheres em espaços de poder e porque esse tema é fundamental para a transformação da sociedade. No dia 16, o tema será Empreendedoras, crenças limitantes e educação com Priscila Cruz, presidente da Todos pela Educação, às 15 horas. Co-fundadora e atual presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação, ela vai conversar sobre como a educação de meninas e meninos pode influenciar o comportamento dos empreendedores adultos.

No dia 17, o tema será ‘Mulheres, lideranças e negócios’, com Adriana Barbosa, fundadora Feira Preta e Preta Hub, às 15 horas. Ela foi eleita em 2017 uma das 51 pessoas negras mais influentes do mundo pela Mipad (Most Influential People of African Descendent) e vai contar sobre sua trajetória de liderança e aprendizados em negócios. Ela também comanda a PretaHub, plataforma de aceleração e incubadora de negócios

Deixe um Comentário