É hora do marketing – Como fazer Marketing Digital no Instagram?

0

By: Bruno Andrade

Assim como em qualquer outra rede social, o Marketing Digital no Instagram tem base na comunicação da empresa com o público.

Então o que você posta deve ser, em primeiro lugar, original e relevante, pois a maneira como se posiciona para falar do próprio negócio e das dores, desejos e necessidades do público, tem o poder de impactá-lo positivamente e aumentar o engajamento.

É uma forma direta, íntima e espontânea de criar bons relacionamentos.

Basta uma rápida pesquisa sobre o assunto para encontrar inúmeras informações a respeito do famoso algoritmo. Ficar à frente das mudanças parece difícil porque, a todo momento, novas ferramentas e formatos de conteúdo são criados.

Mas, calma, que isso está longe de ser tudo e não deve ser seu foco principal!

Aqui vai a primeira e mais importante dica desta coluna: sua empresa terá resultados muito melhores se focar na qualidade do conteúdo. A função do algoritmo nada mais é do que distribuir conteúdo do interesse de cada público, ou seja, ele não será seu inimigo se você souber o que compartilhar!

Outra dica é que, se você começar a utilizar cada nova ferramenta lançada, como o Reels, o Instagram dará prioridade na sua apresentação. Também é levado em consideração o tempo que um único conteúdo prende a atenção de quem o lê, demonstrando que é de valor e, automaticamente, a entrega dele se torna maior.

Para ajudá-lo, abaixo listei 5 dicas do que precisa ser feito antes de começar e conforme você for avançando com o Marketing Digital no Instagram da sua empresa!

  1. Defina seus objetivos

Você quer vender mais? Estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes? Tornar sua empresa conhecida Brasil afora? Ou tudo isso? Pensar nestas questões vai te ajudar a alinhar o conteúdo ao seu propósito.

  1. Conheça seu público

Você deve entender profundamente o público com o qual se comunica para conseguir causar transformação. A maior parte é formada por pessoas de que gênero, idade, profissão? Busque até as informações mais profundas: como se sente, com o que se preocupa, sonha, etc.

  1. Aproveite o poder da humanização

Uma estratégia cada vez mais comum e eficaz no Marketing Digital é a empresa mostrar quem está “por trás” dela, sendo representada pelo rosto de uma pessoa ou um personagem. Assim se cria vínculo com o público, que consegue enxergar seus valores facilmente.

  1. Faça um cronograma

O ideal é que você apareça no Story e no feed com frequência, então planeje isso antecipadamente, produzindo e separando os tipos de conteúdo em dias da semana e horário.

  1. Interaja com o público

Tão importante quanto postar, é interagir! Fique atento às mensagens no Direct, não demore para responder aos comentários e, no Story, abuse das figurinhas como caixa de perguntas, teste e enquete.

O que também pode ser feito é automatizar as respostas ao seu público, criando chatbots para o Instagram através de serviços como o da SendPulse.

A presença online deixou de ser opcional, são mais de 1 bilhão de usuários mensais e o Marketing Digital no Instagram pode ser o que falta para sua empresa. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!