É hora do marketing – Storytelling para redes sociais: entenda como aplicar

0

By: Bruno Andrade

Contar histórias é um ato que faz parte da cultura. Nós humanos, temos a capacidade de contar histórias como ninguém. Essa habilidade não poderia ficar de fora das estratégias de marketing. Nesse contexto, o Storytelling para redes sociais é uma técnica que visa contar histórias e despertar emoções no público.

O Storytelling é a arte de contar histórias, comunicar ideias e mensagens por meio de palavras, sons e imagens criativas, criando um enredo atrativo e que cause identificação na audiência.

+
Com essa técnica, as pessoas conseguem gerar um significado ou vida para um cenário, provocando sentimentos e assim conquistando a audiência com uma história, principalmente voltada a evidenciar a empresa, produtos e serviços.

Para se tornar referência na arte do storytelling, é importante conhecer o conceito e algumas dicas. Afinal, ao conhecer a técnica, é possível utilizá-la nas ações de marketing com mais qualidade.

O que é Storytelling?
+
Como abordado acima, o storytelling é a arte de contar história, comunicar ideias e mensagens para o público. Ao contar histórias verdadeiras, a sua mensagem é considerada e percebida como autêntica, trazendo ainda mais valor e criando identificação no público.

Há também a possibilidade de contar histórias reais, mas em alguns momentos enfeita ou improvisa para conseguir explicar melhor as mensagens, ampliando o impacto.

Muito mais do que engajar e envolver o público com a sua marca, o storytelling é uma excelente técnica para melhorar as vendas, por exemplo, de peças para máquina de lavar e outros produtos/serviços.

Assim, o método de storytelling pode se tornar um ótimo argumento de venda, ajudando na apresentação dos produtos ou em momentos que exigem contornar objeções, evidenciando os benefícios e impactos do uso dos itens.

Conteúdos que geram impactos na vida das pessoas tem um grande potencial para ajudar na credibilidade do negócio.

Tripé importante na técnica do Storytelling

Toda boa história que compõe o storytelling possui alguns tripés de sustentação, ou seja, recursos que ajudam a tornar a narrativa mais instigante e que podem embasar a técnica.

Na prática, o tripé é composto por:

Fluidez

Toda boa história tem como característica ser contínua, tendo um discurso coeso e coerente que liga todos os pontos da narrativa em sequência, sendo algo muito importante para trazer clareza à mensagem.

Conteúdo narrativo

É como se fosse o “recheio da história”, ou seja, um conteúdo que torna a história viva e mais interessante.

Isso pode se dar por meio da jornada do herói, estrutura que apresenta desafios (encantando a audiência) e que traz a superação/solução do problema para o personagem principal, aliviando a tensão de quem acompanhou a narrativa.

Ou seja, é o fio condutor da história.

Técnicas narrativas

Antes de contar uma história é necessário definir o conceito da narrativa, ou seja, se terá flashback, biografia, se a narrativa será em terceira pessoa ou primeira, entre outros detalhes mais técnicos de escrita ou produção.

Além do tripé do storytelling, existem outros elementos importantes que ajudam na construção das histórias. São eles: conflito, personagem, contexto e mensagem.

A relevância do storytelling nos negócios

O storytelling é um fator muito importante para alcançar o sucesso nos negócios e fortalecer as estratégias de marketing e a imagem da marca.

Uma boa narrativa pode quebrar paradigmas e transformar o modo como o público enxerga a sua empresa e se relaciona com ela.

Atualmente, as pessoas leem muito pouco o que realmente está escrito. Com o excesso de conteúdos e tipos de informações competindo com plataformas mais dinâmicas, elas só olham rapidamente e já passam para o próximo assunto, se o tema não a entreter ou captar a atenção.

Isto posto, contar uma história de modo objetivo e simples pode ajudar no processo de interação do público, o que agrega ótimos resultados nas vendas de itens como o spray drying.

Além disso, o storytelling bem executado pode aumentar o tráfego do seu site e redes sociais, com o público dando mais crédito para os conteúdos que você publica e interagindo mais com eles, ampliando o alcance.

Com algumas dicas práticas, é possível apresentar conteúdos diferenciados e ter bons resultados.

Pensar em um título criativo e bem construído é importante, porque esse detalhe é capaz de deixar as pessoas mais interessadas pelo seu conteúdo, também já informando o tópico que será abordado.

Ao se deparar com algo leve e divertido, isso pode animar mais pessoas a explorar o site e redes sociais.

Fotos e vídeos são ótimos recursos para aumentar as chances de interação e engajamento.

Ser sempre verdadeiro nas histórias, ou seja, contá-las como realmente são, ou trazer dados críveis é outro cuidado que ajuda a criar uma conexão com o consumidor de forma genuína e eficaz, sendo algo próprio do storytelling.

Portanto, incorporar o storytelling nas redes sociais do seu negócio é o modo de obter excelentes resultados, aumentando os serviços de solo grampeado e quaisquer outros negócios, no meu instagram @bruno.creative você encontra mais conteúdo sobre storytelling, assim você pode explorar mais a técnica e obter excelentes resultados por conta da versatilidade da estratégia.

 

 

Deixe um Comentário