Dia Livre de Impostos conscientiza população da alta tributação de produtos

0

SUL FLUMINENSE

Lojistas de todo o país participaram nesta quinta-feira, dia 25, do Dia Livre de Impostos (DLI) onde os produtos e serviços são comercializados sem repassar o valor da tributação aos clientes.

A ação faz parte do 17º Dia Livre de Impostos, realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no país. Em alguns casos, os descontos chegaram a 70% do valor final do produto.

O mascote da campanha, o Impostossauro, esteve pelas ruas mostrando a importância de saberem quem é o ‘vilão’ que se aproveita da alta e complexa carga tributária.

De acordo com a presidente da CDL Jovem Barra Mansa, Jéssica Reis, o Dia Livre de Impostos busca gerar um debate saudável sobre a questão tributária e promover mudanças que levem a uma tributação menos pesada para todos. “Sabemos que a luta é nossa, de todos que empregam e geram renda em nosso país, o intuito é conscientizar a população de que pagamos muito e não temo o retorno como sociedade. O imposto acaba retirando o poder de compra da população, na ação de hoje, passamos de carro em carro conversando e conscientizando de que não é desconto ou promoção e sim do quanto pagamos”, diz.

Em Barra Mansa, a ação aconteceu em alguns estabelecimentos do comércio e se concentrou no Posto Aliança, no bairro Ano Bom,  que comercializou a gasolina com 32,2% de redução de imposto, indo de R$5,79 para R$3,93 no preço final. “Este é o terceiro ano consecutivo que participamos e entendemos que ações como esta são fundamentais pois contribuem com facilidade para divulgar para sociedade o impacto que a alta carga tributária gera no preço final dos nossos produtos. Ainda mais a gasolina que teve tantas oscilações de preço e é um produto que impacta diretamente nos custos finais de muitos produtos”, analisa, o gerente geral da Rede Aliança, Júlio Cesar Miranda.

Na ação, houve um limite de 100 carros (20 L por carro) e 50 motos (5L por motos) e distribuição de senha. O primeiro da fila, foi o aposentado Irineu Gonçalves da Silva, ele chegou as duas da manhã. “É a primeira vez que participo da campanha. Se o valor fosse sempre esse teríamos mais condições de compra. O volume que estou abastecendo vai dar para andar por 15 dias”, avalia.

Em Volta Redonda, a ação aconteceu no Sider Shoping e no Shopping 33. De acordo com o presidente da CDL Jovem, Lucas Ribeiro, a ideia é que as pessoas entendam que se torna cada vez mais urgente no país uma reforma tributária para que a economia possa crescer de forma mais acelerada. “O movimento foi intenso e superou a expectativa com o alto número de adesão por parte dos lojistas. São 149 dias, em média, trabalhando para pagar impostos. Tanto imposto ainda é um grande entreve à geração de emprego e renda, porque as empresas acabam direcionando boa parte do valor do produto para pagar impostos e o consumidor final também sente isso no bolso. Por isso, desde a criação do DLI, estamos sempre apoiando”, afirma Lucas.

INÉDITO

Pela primeira vez, a CDL Jovem Quatis/Porto Real realizou o DLI. A presidente da instituição, Luisa de Souza Soares diz que a iniciativa é de extrema importância para ambas cidades. “Trabalhamos com duas propostas, a primeira foi de conscientização mostrando valores com e sem impostos e a segunda, retirando o imposto de alguns produtos. Tivemos uma boa participação de diversas lojas de vários segmentos. A ideia é melhorar ainda mais para o próximo ano e atrair ainda mais participantes”, destaca.

 

 

 

Deixe um Comentário