Cuidados simples e produtos à base de proteína podem ajudar a fortalecer os cabelos

0

SUL FLUMINENSE

Diariamente os cabelos são expostos a diversos tipos de agressões, sejam elas físicas como a poluição, sol muito forte ou vento ou, ainda, pelo uso de processos químicos e colorações. Alguns cabelos menos resistentes tendem ficar enfraquecidos e consequentemente tornam-se quebradiços, mas vale lembrar que a maioria dos produtos químicos e o excesso de calor também podem levar à quebra.

Uma prática muito comum das mulheres que também pode agravar a quebra dos fios é prender os cabelos e soltá-los de modo incorreto. Os tratamentos para esses casos devem ser medidos de acordo com a intensidade do dano. Alguns podem ser facilmente resolvidos com máscaras capilares à base de queratina ou tratamentos mais profundos feitos nos salões.

De acordo com a cabeleireira Adriana Pinheiro, para evitar o efeito quebradiço, recomenda-se usar máscaras de tratamento à base de cremes e queratina, que ajudam a restaurar a camada externa dos fios e ainda protegem das agressões externas. Existem também os shampoos antiquebra, que fortalecem o cabelo danificado por processos químicos e evitam que ele se rompa ao meio. “A recuperação dependerá do estado em que o cabelo se encontra: se não for por um processo químico, como uma escova progressiva de tratamento (não de alisamento), pode ser com hidratação constante. Em casos de danos muito agressivos, a saída pode ser procurar por tratamentos realizados em salões, como cauterização ou botox capilar”, indica.

Outra opção dada pela profissional é a cauterização capilar, também chamada de plástica dos fios, é uma opção para recuperar cabelos extremamente quebrados. “Ela repõe a queratina, vitaminas e proteínas perdidas, agindo de forma mais eficaz e profunda que a hidratação. Na prática, funciona como um cimento que tapa os buracos do fio, mas antes de optar por esse tratamento, é preciso verificar a real necessidade do cabelo, caso contrário, pode haver uma saturação de queratina e os fios ficarão endurecidos”, cita.

Outra alternativa conhecida nos salões é o botox capilar. A técnica de recuperação age diretamente na estrutura dos fios. Sela a cutícula e repõe a massa perdida dos fios por agentes externos como sol e poluição. Com esse preenchimento, a raiz e as pontas ficam com a mesma espessura, eliminando pontas duplas, arrepiados e o volume do cabelo.

Dicas simples e práticas

  1. Consuma café: O café pode ser um aliado importante dos seus fios. A bebida tem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do couro cabeludo e provocando a vasodilatação do folículo, aumentando assim a sua oxigenação. Assim, o consumo moderado pode ser uma boa pedida.
  2. Massagem capilar:Durante a lavagem dos fios, uma boa massagem em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos aumenta a circulação sanguínea local, favorecendo o crescimento dos fios e te dando aquele carinho que você tanto merece.
  3. Pente:Pentear os cabelos, diariamente, com um pente fino, também melhora a circulação de sangue no couro cabeludo e, como resultado, aceleração do crescimento dos fios.
  4. Cabelos ao vento:Evite o uso de bonés para não abafar a raiz do cabelo e não prenda o cabelo quando molhado.
  5. Hidratar é fundamental:Crie uma rotina de cuidado pessoais e inclua a hidratação dos fios pelo menos uma vez por semana.

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !