Comércio inicia a seleção de trabalhadores temporários para as vendas de fim de ano

0

SUL FLUMINENSE

Falta pouco menos de dois meses para o Natal e o comércio das cidades do Sul Fluminense vive a expectativa de ampliar as vendas. Tradicionalmente, o Natal é a data de melhor faturamento para o setor com a troca de presentes envolvendo desta vez o público de todos os gêneros e faixas etárias, movimentando toda a cadeia produtiva nos segmentos de vestuário, beleza, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, acessórios e veículos.

Apoiados no reforço do décimo terceiro salário que deve ser quitado até o dia 20 de dezembro, a tendência é de consumidores ansiosos pelos presentes indo às lojas, que por sua vez, para garantir as melhores vendas, já anunciam processos de seleção de atendentes extras, os chamados temporários. O ápice das contratações deve ocorrer em novembro, até mesmo pela Black Friday no fim do mês, com contratos até dezembro, podendo ser prorrogado a critério do empregador.

Em Barra Mansa, o Sindicato do Comércio Varejista informou que o objetivo é oferecer um atendimento de qualidade aos consumidores. “A procura neste período é principalmente por vendedores, crediaristas e estoquistas. E os setores calçadistas e de confecções são os que mais contratam. Quem também está desempregado deve aproveitar esse período, já que historicamente entre 10% e 15% dos temporários que apresentam um bom rendimento são efetivados”, disse o presidente do Sicomércio, Hugo Tavares Nascimento. Para quem busca uma vaga de temporário, a orientação do Sicomércio de Barra Mansa é deixar o currículo nas lojas do comércio que já estão anunciando no próprio estabelecimento as vagas disponíveis.

Em Resende, as novas contratações também têm o aval tanto do Sicomércio quanto da Câmara dos Dirigentes Lojistas como incentivo ao crescimento das vendas no setor. Nas lojas a movimentação em busca de temporários é grande, em Campos Elíseos. O gerente Peterson Souza, de uma rede de calçados, pretende contar com ao menos três temporários a partir de novembro. “As vendas aumentam sim, sem dúvida e pra isso precisamos contar com gente extra na loja. A expectativa é contratar três trabalhadores para novembro e, quem sabe, mais uns dois no início de dezembro. Em média, no Natal as vendas aumentam cerca de 20% perante outras datas, como o Dia das Mães. É preciso ter preço e produtos bons e também um atendimento ágil e eficiente”, frisa.

COMO SER CONTRATADO?

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário estima que devem ser abertas 434,4 mil novas vagas temporárias. O número representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2017, e 22% maior que 2016. Segundo a especialista de Recursos Humanos, Carolina Silva, a principal dica é elaborar o currículo eficiente. “Informações claras e objetivas na ordem correta deixam o currículo mais atrativo e fácil de ser analisado, características essenciais para a recrutadora. Comece pelo objetivo.

Qual é sua área, cargo de interesse e expertise? Deixe claro o que você procura! Não adianta colocar várias opções, isso só dificulta a busca do recrutador. Algumas vagas exigem certo tempo de experiência. Se você já atuou por bastante tempo no mercado, em diferentes lugares, especifique, mas pode resumir as atividades executadas”, explica a especialista, lembrando para que o candidato não esqueça de inserir dados pessoais e contatos. “O ideal é que estas informações estejam no topo do currículo, facilitando o trabalho de triagem”, completa Carolina.

DECORAÇÃO E PROMOÇÕES

Além de investir na melhoria do atendimento, ampliando o quadro de funcionários, os lojistas também devem preparar o estoque de mercadorias para o Natal pra aquecer as vendas. Outra iniciativa é a decoração e uma linha de promoção. A partir de novembro já será possível conhecer as novidades na decoração de lojas e principalmente shoppings da região. Sobre promoções, a tendência de momento é que as lojas associadas às Câmaras dos Dirigentes Lojistas integrem uma campanha regional.

Ainda sem nome ou slogan definidos, a proposta em fase final de conclusão e que deve ser adotada pela CDL Itatiaia Resende, com adesão de cidades vizinhas prevê o sorteio de carros zero quilômetros e vale-compras para os clientes que consumirem nas lojas associadas nestas cidades. O anúncio oficial será realizado em breve, como mais uma estratégia de vendas.

Em Barra Mansa, favorecendo a decoração e o clima natalino na cidade, as diretorias do Sicomércio, CDL e Aciap, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, preparam o projeto ‘Luzes de Natal’. A sugestão é que os comerciantes enfeitem suas lojas com pisca-piscas. “A ideia é que não só as lojas das principais avenidas do Centro sejam enfeitadas, mas também das ruas paralelas e dos outros centros comerciais da cidade, como Ano Bom e Vila Nova”, informou a diretora do Sicomércio, Caroline Abreu, acrescentando que uma comissão foi formada para discutir o assunto e que, além da decoração, estão previstas também atividades culturais na cidade pra atrair os consumidores.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !