Começando do início

0

Na última semana recebi uma mensagem nas redes sociais que dizia assim: “Itaíse, queria muito investir, mas não sei nem como começar, sou diarista, recebo o pagamento pelos meus serviços em dinheiro e guardo em um potinho no meu armário. Não tenho conta no banco. Como eu começo?”

Em todos os anos que desempenho a minha atividade profissional, sempre encontrei com pessoas que já estavam inseridos no sistema financeiro e tinham uma conta em um banco. Mas, desde que meu trabalho chegou às redes sociais, tenho encontrados cada vez mais casos como este. É importante ressaltar que investimentos é para todo mundo que quer, independente de ter um prévio conhecimento ou não.

Pra começar, o potinho, cofrinho, gaveta é o nosso primeiro banco, eu mesmo guardei meu dinheiro em uma latinha de achocolatado por muito tempo. A vantagem é que você está em contato com o dinheiro, vendo diariamente se ele está crescendo ou acabando, e não depende da garantia de ninguém, só quem pode tirar o dinheiro da sua custódia, ou potinho, é você mesmo. A desvantagem é que além do risco de ter um dinheiro fisico, sujeito a roubo, incêndio e alagamento, você não paga juros pra você mesmo, valores fora do sistema financeiro geralmente não tem correção. O dinheiro que será usado para pagar as contas do mês, pode ficar em casa, mas o que vai se somando a sua reserva, esse precisa ir para um banco, que pode ser um desses tradicionais ou um banco digital.

Quando eu resolvi dar fim a latinha de achocolatado, eu abri uma poupança na Caixa Econômica Federal, e comecei a guardar R$ 100 todo mês. Foi uma saída, mas existem outras bem melhores. Pra começar, você precisa de uma conta corrente. Todos os bancos são obrigados a comercializar um pacote de serviços chamado “Essencial”, que não custa nada, também não dá direito a transferências e outros serviços, mas atende o que é necessário para esse primeiro passo, que é guardar dinheiro. Então, é só escolher qualquer um e abrir uma conta. Feito isso, é importante não se deixar levar pelas ofertas de crédito que vão surgir e consultar diariamente seu saldo, pra isso, nada melhor que se familiarizar ao aplicativo do seu banco.

Estar dentro do sistema financeiro, é um grande passo para o avanço das reservas. O controle sobre as suas finanças fica muito maior, seu dinheiro passa a ser remunerado apenas por estar guardado, e o tempo que se economiza deixando de enfrentar filas para pagar as contas do dia-a-dia nas casas lotéricas, também tem seu valor, ele pode ser usado para potencializar os ganhos do seu trabalho.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !