Coluna Esplanada

0

+

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2021 – Nº 3204

Pacheco e os ex-presidentes

Antes de confirmar a filiação ao PSD, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), atuou como bom mineiro e se aconselhou com ex-presidentes e caciques do partido que vai abrigá-lo, para aferir o apoio à sua pré-candidatura à Presidência da República e se há potencial para ser a terceira via na campanha. Pacheco conversou por horas, em agendas reservadas, com Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e José Sarney, dos quais recebeu elogios pelo perfil moderado e conciliador. Citaram em especial o período de 7 de setembro, quando o Brasil vivia o auge da tensão na relação republicana entre as instituições com as declarações do presidente Jair Bolsonaro.

Manda a planilha

Antes de confirmar a saída do DEM e aceitar o convite de Gilberto Kassab, Pacheco pediu um panorama dos palanques já combinados do partido nos Estados.

Estados alvos

Pacheco gostou do que ouviu de Kassab: a legenda mira os Governos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, por ora.

Epa, epa

Uma ex-funcionária de um senador do Norte, demitida com requintes de crueldade, quer soltar o verbo sobre partilhas nada republicanas no gabinete. Com dinheiro público.

Cadê você?..

Senadores da CPI da Pandemia tentam agendar reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), para apresentar o relatório final que imputa ao presidente Bolsonaro crimes de responsabilidade previstos na Lei do Impeachment. Mas Lira, aliado do Palácio, finge que não leu o pedido assinado pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI.

Linha direta

Como se sabe, cabe ao presidente da Câmara avaliar se o pedido cumpre os requisitos mínimos de autoria e materialidade para dar andamento a um processo de impeachment. Se de fato conseguirem a reunião com Lira, que já criticou (e muito) a CPI, os senadores entregarão apenas mais um que se somará aos 139 pedidos de impeachment.

Leituras judiciais

Todos os pedidos contra Bolsonaro foram arquivados até agora. Em tempo: o STF analisa uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (APDF) para que Lira seja obrigado por força judicial a apreciar os pedidos protocolados.

Mais Transparência

O Poder Judiciário brasileiro está unido em favor da gestão eficiente e transparente dos recursos públicos, por meio da evolução constante dos sistemas de auditoria. A afirmação é do presidente do presidente do STJ, ministro Humberto Martins.

‘Pleno’ virtual

As declarações do ministro foram feitas durante a abertura do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, evento virtual realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com boa presença de público online, com programação até amanhã.

Nei

Morreu em Brasília, aos 74 anos, Nei Mohn, conhecido ex-integrante do Centro de Informações da Marinha e do Comando de Caça aos Comunistas durante o regime militar. Nei era campeão de karatê. Deu uma surra no jovem Fernando Collor na década de 70.

ESPLANADEIRA

# Brasilcap participa neste sábado, 23, da Maratona Teleton 2021 e anuncia doação à Associação de Assistência à Criança Deficiente. # SBOC completa 40 anos e realiza, entre 17 e 20 de novembro, XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. # Entre julho e agosto de 2021, 35% dos hóspedes de SP e Rio que realizaram check-in na Casai alegaram viagem a negócios. # Cultura Inglesa abre inscrições para International English Language Testing System. # Lalamove firma parceria com ONG SP Invisível para ação em prol da população em situação de vulnerabilidade social.

©®  2011 – 2021. Coluna Esplanada – Todos os direitos reservados.
LEMA Comunicação
Coluna Esplanada ®©
AC CLDF Caixa Postal 8002 – CEP 70094-970– Brasília-DF
(61)  999993339 / 998553339 / 993170874