Notas & Notas – 21 de outubro de 2021

0

PARABÉNS!

Foto: Divulgação


O inspetor Magno é Guarda Municipal em Barra Mansa. Não é difícil vê-lo fazer boas ações nas ruas. Ações essas que não são obrigatoriamente suas funções. Como ontem, quando ajudou uma senhora cadeirante no Centro.  Ele conta que sempre quando pode ajuda o próximo.
Que belo exemplo, que essa conduta se perpetue em toda a sociedade, que olha cada vez menos para o lado.

PALESTRA NA SEINFRA

Foi mais uma ação da campanha Outubro Rosa e contou com a participação de cerca de 50 funcionários – Foto: Simone Silva/Seinfra


Informação e autocuidado: estas foram às palavras-chave na palestra de conscientização “Um olhar para você”, ministrada pela médica ginecologista Dr.ª Fátima Sanches a servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) nesta quarta-feira, dia 20. O evento, promovido pelo órgão através da Subsecretaria Executiva, foi mais uma ação da campanha Outubro Rosa e contou com a participação de cerca de 50 funcionários.

IMPORTÂNCIA DO TEMA

Após serem recebidos com uma mesa de café da manhã, os espectadores da palestra puderam tirar dúvidas sobre saúde, alimentação e a importância do autoexame de mama. “Embora atinja também os homens, este é o câncer que mais mata mulheres no país. Mas com um diagnóstico precoce, as chances de cura são grandes. Por isso, falar sobre o assunto é cada vez mais necessário na luta pela vida”, afirmou a médica convidada.

ACORDO ENTRE MPRJ E PMERJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª, 2ª e 3ª Promotorias de Justiça junto à Auditoria da Justiça Militar, assinou na última terça-feira, dia 19, uma Resolução Conjunta com a Secretaria de Estado da Polícia Militar, para que os procedimentos de apuração de mortes e casos de lesão corporal decorrentes de intervenção policial militar se tornem mais rápidos e eficientes. De acordo com o texto, com exceção dos casos configurados como homicídio doloso, investigados pela Polícia Civil, possíveis crimes cometidos por policiais militares durante operações serão agora apurados por meio da instauração de um Registro Policial Militar (RPM), que terá menos formalidades e um tempo de conclusão menor que o Inquérito Policial Militar (IPM).

PLANO DE EMERGÊNCIA NUCLEAR EM ANGRA DOS REIS

Foto: Wagner Gusmão/PMAR


Teve início ontem e segue hoje, em Angra dos Reis, o Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, do qual a prefeitura participa por meio da Defesa Civil. O objetivo da ação é avaliar a eficácia da estrutura de resposta e dos procedimentos do Plano de Resposta Integrada a Evento de Segurança Física Nuclear e do Plano de Emergência Externo (PEE) da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A cerimônia de abertura do exercício aconteceu na terça-feira, dia 19, no auditório da Defesa Civil, com a participação do prefeito Fernando Jordão e do secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado.

O OBJETIVO

Para o representante do Governo Federal, o grande objetivo do exercício é a melhoria dos protocolos e atuações das 80 entidades e agências envolvidas no plano de emergência. “Entendemos que este planejamento deve ser feito anualmente, com a finalidade de proteger vidas e o meio ambiente, com uma resposta rápida, oportuna e segura, em caso de um acidente ou incidente”, declarou o general Penteado.

INCENTIVANDO A DOAÇÃO DE PERUCAS

O Instituto CCR e a CCR NovaDutra firmaram parceria com a ONG Cabelegria, entidade especializada em arrecadar doações de cabelos, para produzir e distribuir perucas para pacientes com câncer. Na ação com a CCR, o foco são mulheres em tratamento de câncer de mama e também outras doenças que causam a queda dos cabelos. As atividades, aliadas a uma palestra e mensagens de conscientização, vão engajar o público interno da companhia, em suas mais diversas concessionárias.

COMO DOAR

Através de um pré-cadastro, os colaboradores e colaboradoras interessados em doar o cabelo irão receber em sua casa um kit para doação de cabelo, que contém todas as instruções e procedimentos necessários. “Esta ação reforça o lugar da autoestima – do cuidado de si e da força da imagem – em meio aos tratamentos severos de câncer. A doação de cabelos é um ato de imensa generosidade, carinho e empatia, não apenas com a saúde da mulher que receberá o presente, mas, sobretudo, com a dimensão do bem-estar, algo que ultrapassa a saúde e toca a qualidade de vida das pessoas envolvidas”, comenta Cris Naum, gerente executiva do Instituto CCR e de Sustentabilidade da CCR.

ESTÁGIO INTERNO EM VASSOURAS

Foto: Divulgação


A expansão da Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve) vai ajudar na formação de profissionais da Universidade de Vassouras. A Pró-Reitoria de Ciências Tecnológicas e Exatas lançou na terça-feira, dia 19, o Projeto de Estágio Interno com alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Química e de Produção, no canteiro de obras do novo Hospital Universitário de Vassouras, no bairro do Madruga.

TRÊS GRUPOS

Cerca de 60 alunos, divididos em três grupos, participam do estágio. A ideia é aproveitar grandes obras tocadas pela Fundação Educacional Severino Sombra para ajudar os futuros engenheiros a assimilar o conteúdo recebido em sala de aula. A primeira experiência do estágio interno aconteceu em uma obra que vai marcar época na região: o novo Hospital Universitário de Vassouras, projetado para ser o maior hospital de ensino da América Latina.

IDENTIDADE DIGITAL RJ

Foto: Divulgação


O Governo do Estado, por meio do Detran.RJ, lançou ontem a ‘Identidade Digital RJ’. Com ela, os cidadãos do Estado do Rio poderão ter o documento de identidade também no telefone celular, com validade em todo o território nacional. A nova “Identidade Digital RJ” estará disponível nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS -, oferecendo mais praticidade a quem precisa usar o documento no dia a dia.

NÃO OBRIGATÓRIO

O novo serviço, no entanto, não é obrigatório. Quem não quiser tirar a carteira digital, poderá continuar a usar o documento físico, em papel. O objetivo do governo, porém, é oferecer mais um benefício aos cidadãos do Estado em seu processo de digitalização dos serviços.

QUEM PODERÁ BAIXAR

A Identidade Digital RJ estará disponível, de início, para quem tem a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código, indispensável, que o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.

REVALIDAÇÃO NECESSÁRIA

Após cada período de 12 meses, será necessário que o portador do documento refaça novamente o processo de autenticação obrigatório.  Por enquanto, para atender ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo estará disponível apenas para maiores de 18 anos. Em futuro próximo, os pais poderão autorizar a emissão dos documentos de seus filhos. Para saber mais acesse o link encurtado https://wp.me/papAyE-NjI.

VACINAÇÃO ANTECIPADA

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, antecipou a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais. As pessoas que fazem parte deste público podem receber a terceira dose três meses após a aplicação da segunda. Reforçamos que imunossuprimidos podem ser vacinados com a terceira dose 28 dias após receber a segunda aplicação. Para ser vacinado é necessário se dirigir a um Centro de Especialidade Médica (CEM), de terça a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e sábado, das 9 às 15 horas. Não é necessário agendamento. Para receber a dose da vacina, o morador precisa apresentar documento de identificação, CPF, comprovante de residência e comprovante da 2ª dose.

FIM DE SEMANA ESPORTIVO

A Prefeitura de Angra dos Reis promove no domingo, dia 24, na Praia do Anil, o evento Esporte e Juventude, um dia de atividades esportivas e de lazer para todo o público interessado. Tênis de mesa, futevôlei, dança funcional, skate, patins e bike são as principais atividades que serão oferecidas das 7 às 16 horas. Uma das pistas da Praia do Anil ficará reservada para o evento nesse horário.

Um Fato na Foto

Programa Melhor em Casa promove palestra

Foto: Divulgação/PMI


A equipe do Programa Melhor em Casa promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 20, na Creche Municipal Maria José de Aquino, na Vila Odete, uma palestra sobre o “Outubro Rosa”, Campanha que visa à conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O bate-papo, que teve como público as servidoras da unidade escolar, contou com esclarecimentos da enfermeira Jessyca  Emanuelle e do vereador e enfermeiro, Paulo Fichter. O objetivo da palestra foi reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio de autoexame e também tirar as dúvidas. O encontro foi realizado seguindo todas as normas de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) contra a Covid-19, como o uso de máscara e de álcool em solução 70%.