Cidade de Paraty se prepara para receber o MIMO Festival

0

A cidade de Paraty se prepara para receber um dos mais importantes eventos culturais do país que oferece ao público música instrumental de todos os continentes – desde a clássica, passando pelo jazz, a música eletrônica e a música popular. Os concertos do MIMO Festival acontecem no município da Costa Verde de 6 a 8 de outubro.

Com uma programação completa, contemplando, além dos concertos, workshops dos músicos participantes do evento na Etapa Educativa, palestras no Fórum de Ideias, filmes inéditos em circuito, no Festival MIMO de Cinema, e a Chuva de Poesia, para, literalmente, lavar a alma.

O MIMO já trouxe a Paraty recebeu nomes como: Madredeus, João Bosco, Jaboc Collier, Salif Keita, Pinchas Zukerman, DakhaBrakha, Chucho Valdés, Elza Soares, Egberto Gismonti e muitos mais. A iluminação especial e os concertos que acontecem dentro das igrejas coloniais da cidade são um marco do evento que valoriza a preservação do patrimônio histórico brasileiro.

O festival também fomenta a produção artística nacional através do Prêmio MIMO Instrumental, que seleciona grupos e músicos brasileiros para se apresentarem no mesmo palco dos convidados. E deixa um legado por onde passa através da Etapa Educativa. A cada edição, os artistas convidados são convocados a ministrar aulas para crianças, jovens, estudantes de música e profissionais em busca de aprimoramento. Esta fase do festival é composta por aulas, workshops, oficinas e máster classes.

Idealizado em 2004 por Lu Araújo, também diretora artística e dona da Lu Araújo Produções, em 2013 o MIMO passou a ter como sócio o empresário Luiz Calainho. A partir de 2015, mais uma empresa se associa ao evento, a Musickeria, de Calainho, Flávio Pinheiro e Afonso Carvalho.

Informações sobre a programação do evento na cidade pode ser conferido através do link: https://mimofestival.com/brasil/paraty/.