Barra Mansa realiza seminário sobre políticas de promoção de igualdade racial

0

Promover políticas de promoção da igualdade racial foi o propósito do seminário realizado em Barra Mansa nesta sexta-feira, dia 9. O evento aconteceu na Associação Comercial e Agro Pastoril de Barra Mansa (Aciap-BM), em uma parceria entre a prefeitura, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), o Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Comuppir) e o instituto Dagaz. A vice-prefeita Fátima Lima esteve presente no encontro.
Além do debate sobre promoção de políticas de igualdade racial, teve destaque a palestra sobre a luta do negro ao longo dos anos, na busca constante de uma vida igualitária e com os direitos preservados.

Representante da pastoral afro da paróquia de Santa Cruz, Eliane Gonçalves, ressaltou a importância do evento para o âmbito religioso no quesito educativo, principalmente para as crianças. “Temos etapas na religião, na qual somos parte da estruturação da educação dos jovens. Seminários como este são importantíssimos para a educação, isso fortalece a luta e fomenta a união do movimento, para que palestras com esta temática tenham o impacto projetado”, destacou Eliane.

A palestrante do evento, Aldjane Prata, frisou o tempo de existência do movimento e a importância do envolvimento da educação para o avanço da promoção da igualdade racial. “Nenhuma criança nasce preconceituosa. É a ação do adulto que influencia essa situação. Trabalhar essa adversidade e essa diferença pode reconstruir essa história. Esse movimento existe desde a época do Brasil Colônia e hoje Barra Mansa sai na frente para esse caminho de igualdade racial, muito por conta de eventos como este, com o apoio fundamental do Prefeito Rodrigo Drable e da vice-prefeita Fátima”, reforçou.

O tema do próximo seminário será “Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e Quilombolas”. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 16, no auditório da Aciap-BM, a partir das 9 horas. Na programação ainda acontecem mais dois seminários neste mês de agosto. O objetivo principal é estimular políticas públicas voltadas para a população afro descendente.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !