Banda Sinfônica homenageia raízes da música afro

0

BARRA MANSA

O Instituto Cultural Municipal, recebe logo mais às 20 horas o concerto de encerramento da temporada da Banda Sinfônica que traz nesta noite as raízes da música afrodescendente no Brasil.

O concerto ‘Black Music’ homenageia a música tocada e composta por negros durante o século passado no Brasil. A Banda Sinfônica de Barra Mansa será regida pelo Maestro Isac Francis e terá solo de Haroldo Carvalho.

No repertório obras como Maracatu de Chico Rei, As Rosas não Falam e Batuque, dança de negros, dentre outras. E compositores consagrados como Cartola, Mignone e Luiz Gonzaga.

O Solista

A trajetória do trompista Haroldo Carvalho na música começou com estudos teóricos musicais no Estaleiro Verolme, em 1983. No ano seguinte já atuava como música na Banda Sinfônica Jovem da FEBAM.

Dedicou-se ao estudo de trompa no Conservatório Brasileiro de Música, com o renomado professor Philip M Doyle.

Como principal trompista da Banda Sinfônica da CSN tocou ao lado de nomes da MPB como Leila Pinheiro, Ivan Lins, além de ter sido regido por Virginia Allen, John Stanley, entre outros.

Integra o Projeto Música nas Escolas desde seu início, em 2013. Quando surgiu a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, foi seu principal trompista.
Atualmente, é o primeiro trompista da Banda Sinfônica de Barra Mansa, além de desenvolver um trabalho de prática de conjunto com duas bandas juvenis e um coro formado por jovens., por meio do Projeto Música nas Escolas.

O Maestro

Isac Francis, barra-mansense, começou seus estudos de música no grupo musical do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca.

Participou da Master Class de Metais com Antonio Henrique Seixas – Trombonista Baixo da OSB. Teve como professor de tuba João Luiz Areias – 1º trombonista da OSB, Eliezer Rodrigues – tubista da OSB e Prof. Leandro Avelino Bacharel em tuba pela UFRJ.

Participou do curso de regência do Projeto Banda Larga, ministrado pelo maestro Marcelo Jardim e Festival das Montanhas do Poços de Caldas, maestro Jean Reis.

Deixe um Comentário