Bancos e prefeituras alteram expediente no feriado

0

SUL FLUMINENSE

O expediente de instituições financeiras, comércio e repartições públicas será alterado em virtude do feriado prolongado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, dia 20. No feriado, somente serviços essenciais funcionarão, bancos, grande parte do comércio e prefeituras estarão fechados.

Segundo o Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, na quinta-feira as agências de toda a região estarão ativas somente com o serviço de terminal bank e guichês 24 horas. Fundamental para as ações financeiras como pagamento de boletos, saques, depósitos ou compensação de valores, os bancos retomarão o expediente padrão na sexta-feira, dia 21, de 11 às 16 horas. As normas abrangem todas as agências federais ou privadas como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e Sicredi.

REPARTIÇÕES PÚBLICAS

O Governo do Estado e praticamente todas as prefeituras e câmaras de vereadores da região decretaram ponto facultativo em suas repartições na sexta-feira, dia 21. Portanto, o atendimento nestes setores funciona normalmente nesta quarta-feira, dia 19, mas retorna apenas na segunda-feira, dia 24. Os usuários do Detran-RJ terão que buscar atendimento nesta quarta ou aguardar a próxima segunda-feira. Em função do ponto facultativo no dia 21, não haverá expediente na sede, nas unidades de serviços e no teleatendimento nos dias 20 e 21.

A Prefeitura de Itatiaia é uma das administrações que decretou ponto facultativo no dia 21 – Foto: Divulgação

COMÉRCIO

No comércio prevalece o que os lojistas firmaram em Acordo Coletivo de Trabalho, junto aos sindicatos patronal e dos funcionários e ainda o Sicomércio. Quem optar em abrir deve pagar 100% do dia trabalhado ao funcionário, além de benefícios como vale-transporte e vale-alimentação. Portanto, na prática prevalece funcionamento de centros comerciais como os shoppings que detém ACT diferenciado, assim como bares e restaurantes que exploram o turismo, sobretudo os estabelecimentos como da região de Penedo, em Itatiaia, e Visconde de Mauá, em Resende. Postos de gasolina e drogarias também funcionam, seguindo normas específicas de acordo de trabalho. Após o dia de folga para a maioria dos estabelecimentos comerciais, o expediente será retomado normalmente na sexta-feira, dia 21, a partir das 8 horas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !