Aman realiza cerimônia de entrega do Espadim neste sábado

0

RESENDE 

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 17, às 11 horas, no Pátio Tenente Moura, a tradicional Cerimônia de Entrega de Espadins aos cadetes do 1º ano. São 411 cadetes pertencentes à Turma Bicentenário da Independência. O evento é aberto à família e convidados dos cadetes, além de autoridades civis e militares. A solenidade que será conduzida pelo comandante da Aman, o general de brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, deve contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Além dele, o Espadim deve receber a presença de comandantes e oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal de Resende e cidades vizinhas.

PATRONO DO EXÉRCITO

A réplica reduzida do sabre de combate do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, o Espadim faz parte do uniforme histórico do cadete e é o símbolo da honra militar.

A cerimônia de entrega do Espadim aos cadetes é uma tradição que remonta a 1932. Do total de 411 cadetes cursando o 1º ano da Aman constam alunos oriundos de todas as regiões do Brasil e de algumas Nações Amigas: são 397 brasileiros e 14 de Nações Amigas.

Os cadetes da Região Sudeste representam 56% da turma, os da Região Sul representam 18%, os da Região Centro-Oeste 13%, os da Região Nordeste 10% e os da Região Norte representam 3%. O primeiro colocado da Turma do 1º ano é o cadete Gabriel Felipe Bejarano da Costa Resende, 18 anos. Ele é natural de Manaus (AM) e oriundo do Colégio Militar de Brasília.

NAÇÕES AMIGAS

Dos 14 cadetes das Nações Amigas que estão cursando o 1º ano da Aman, três são da Arábia Saudita, três de Camarões, um da Guiana, um da Guiné-Bissau, um de Honduras, dois do Panamá, um do Peru e dois do Vietnã.