Voluntários fazem campanha para estimular doações de sangue no Hemonúcleo de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Desde o começo da semana, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na última quarta-feira, voluntários de oito instituições sem fins lucrativos, se uniram ao Hemonúcleo de Barra Mansa, localizado anexo a Santa Casa, no Centro, para realizar a campanha “Unidos para Salvar Vidas”. A iniciativa visa reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem. A campanha segue até esta sexta-feira, 27, ao lado de fora do hemonúcleo. Apenas nesta semana já foram cerca de 50 doadores por dia.

Segundo uma das voluntárias, Mara Gomes, de 54 anos, durante esta semana, os grupos estão realizando várias ações para estimular a doação voluntária. “Todo dia os voluntários estão presentes realizando várias iniciativas como, a personalização e distribuição de brindes. Além disso, estamos oferecendo lanche e distribuindo máscaras personalizadas”, disse, acrescentando que os voluntários decoraram todo o hemonúcleo para receber os doadores.

O morador de Barra Mansa, Vitor Rodrigues, tem apenas 21 anos e é doador de sangue há dois anos. Mesmo durante a pandemia, contou que já realizou duas doações. Vitor mandou um recado para os futuros doadores. “Como o sangue de Jesus nos salvou, o nosso sangue também pode salvar alguém. Sempre há tempo para ajudar alguém. Parar um pouco do seu dia para investir no bem do próximo, sempre irá valer a pena. Salvar vidas não tem preço”, relatou.

De acordo com a coordenadora do órgão, Thais Mendes, por conta da pandemia da Covid-19, houve queda de 60% no número de doadores de sangue e durante o final do ano há uma necessidade maior em função de acidentes nas estradas.

O voluntário Claudio Guimarães, 56 anos, já sentiu na pele a necessidade de precisar sangue para salvar a vida de um ente querido. “Sangue é vida. Doar não custa nada, é rápido”, resume.

SEJA DOADOR

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, e peso acima de 50 quilos podem doar sangue. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes.

Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas três horas anteriores à doação de sangue, além de não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem o procedimento. Devido à pandemia as doações estão sendo agendadas com até 24 horas de antecedência, de segunda a sexta-feira, de 7 às 11 horas pelo telefone (24) 3323-1918.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DA CAMPANHA

Bora Doar, Doando Amor por um Mundo Melhor, Medicando a Alma – Capelania, Solidários, Grupo Acolher, A Turma do Abraço, Nas Trilhas da Solidariedade, Santa Casa Barra Mansa.

error: Conteúdo protegido !