Volta Redonda será contemplada com projeto do Estado de mobilidade urbana no valor de R$ 90 milhões

0

VOLTA REDONDA

O Governo do Estado aprovou um projeto de mobilidade urbana no valor de R$ 90 milhões para ser desenvolvido em Volta Redonda. A informação foi dada nesta sexta-feira, 21, durante reunião do prefeito Antonio Francisco Neto (DEM) e o secretário de Estado de Cidades, Uruan de Andrade.  O projeto será dividido em três etapas e licitação deve ocorrer, de maneira simultânea, dentro de um mês. O encontro foi no gabinete do prefeito. A proposta tem aval do governador Cláudio Castro, que solicitou agilidade nos trabalhos.

Com o projeto, será construído um novo viaduto ligando os bairros Jardim Amália ao Aterrado, feita a recomposição de pavimento asfáltico, criado um corredor estrutural de Transporte Público com 15 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Além disso, serão recuperados seis quilômetros de calçada com acessibilidade, construídos 18 quilômetros de ciclovias no entorno da Usina Presidente Vargas e ligando os bairros Santa Cruz e Niterói. Está prevista ainda a construção de alça no Viaduto Heitor Leite Franco; revitalização da Avenida do Canal; uma nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, saindo do Aterrado até a Radial Leste; e a  construção do Viaduto Nossa Senhora do Amparo, em Niterói, próximo ao trevo em frente ao Batalhão da PM.

A intenção é que o transporte público seja promovido com essas ações e o deslocamento por bicicleta ou pé seja aumentado, reduzindo o número de carros circulando nas ruas. Principal eixo de ligação entre a zona norte e sul da cidade, o bairro Aterrado concentrará boa parte das maiores obras, que facilitarão o acesso às demais regiões da cidade.  “Trata-se da maior obra pública de infraestrutura e mobilidade urbana, sendo o maior conjunto de obras já feitos em Volta Redonda. O governador já aprovou e estamos ajustando a parte da licitação. Ela tem uma duração de 18 meses, porém estamos dividindo em ‘lotes’ para conseguirmos fazer de forma mais rápida; ou seja, ‘atacar’ em várias etapas. É uma obra muito importante para Volta Redonda, mas também para a região”, disse Uruan de Andrade.

Para o prefeito Antonio Francisco Neto, as obras representam o futuro. “O secretário Uruan, o governador Claudio Castro e essa equipe estão escrevendo o nome deles na história de Volta Redonda. Essas obras são fundamentais para que possamos planejar o futuro de nossa cidade”, disse Neto.

Projeto foi apresentado aos presentes – Foto: Divulgação PMVR

ENGAVETADO

Segundo a prefeitura, essas obras já tinham sido aprovas em 2016 e seriam realizadas com um financiamento obtido junto ao governo federal. Mas, a partir de 2017 o projeto não teve continuidade e foi engavetado. Ao retornar para a prefeitura no início deste ano, o prefeito pleiteou a retomada do projeto e conseguiu parceria com o Estado.“Agora, com financiamento praticamente todo do governo do estado. Nossa cidade ficará sempre muito grata a todos que nos ajudaram a realizar esse sonho”, afirmou Neto.

Participaram da reunião de trabalho o secretário de Infraestrutura, Jerônimo Telles e a subsecretária da pasta, Poliana Gama; o vice-prefeito Sebastião Faria; o assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira; a comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos, e representantes da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), entre outros.

Deixe um Comentário