Visitantes da Cadeia Pública de Volta Redonda respondem sondagem experimental do MEP

0

VOLTA REDONDA
Alguns familiares e visitantes de encarcerados da Cadeia Pública de Volta Redonda, localizada no bairro Roma, foram ouvidos pela equipe do Movimento Pela Ética na Política (MEP). A sondagem ocorreu no início do mês e vinte pessoas foram ouvidas entre 8 e 10 horas, no momento em que aguardavam na entrada da unidade prisional para visitação. Vale ressaltar que a Cadeia só recebe homens e não tem visita intima.
De acordo com o resultado da sondagem, 55% dos entrevistados estavam no local para visitar marido ou namorado, seguido de filhos com 45% e 5% genro. Do total de visitantes,35% tinham entre 21 e 22 anos, 30% entre 25 e 26 anos, 20% de 19 a 20 anos e 15% com idade entre 27 e 28 anos. Em relação ao tempo que faz a visita, 35% responderam mais de sete meses, 30% dos ouvidos até dois meses, enquanto 25% realizam a visita entre três e seis meses e apenas 10% responderam ser a primeira vez.
As maiores dificuldades apontadas pelos entrevistados para a visitação estão a situação financeira, locomoção, tratamento às pessoas, local de espera embaixo de sol e chuva, burocracia, limpeza dos banheiros internos e dificuldade para as mulheres, falta de alimentação, além de espaço para guardar os pertences. Entre as sugestões dos entrevistados estão ônibus do bairro Vila Santa Cecília até a Cadeia, melhorar o local de espera, limpeza dos banheiros internos, mulheres têm dificuldades, humanizar o tratamento, alimentação dos presos, lugar para guardar os objetos dos visitantes e ponto fixo para os ônibus.
Do total de entrevistados, 50 são negros, 25 pardos e 25 brancos. Cinquenta por cento dos ouvidos pela sondagem têm entre 51 a 59 anos, 30% entre 30 a 50 anos e 20% com idade de 30 a 50 anos. Em relação ao gênero dos visitantes, 80% são do sexo feminino e 20% masculino. A escolaridade de 50% dos ouvidos é o Ensino Fundamental incompleto, 35% Fundamental Completo e 15% completaram o Ensino Médio. Os domicílios dos entrevistados residentes em Volta Redonda estão localizados nos bairros Vila Brasília, Três Poços e Santo Agostinho). Os de Barra do Piraí residem no complexo da Califórnia; de Pinheiral no bairro Palmeiras; Angra dos Reis na Praia das Conchas e os de Barra Mansa nos bairros Roselândia e Cotiara. O resultado será encaminhado à Pastoral Carcerária, ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Volta Redonda (OAB-VR).

 

Deixe um Comentário