Visconde de Mauá abre a Temporada da Truta e o Bebavinho, em Resende

0

RESENDE

Os amantes da gastronomia da Serra da Mantiqueira devem conferir a partir desta sexta-feira, 31, em Visconde de Mauá, a 16ª Temporada da Truta & 5º Bebavinho. Durante praticamente um mês, quem visitar a região poderá conferir os pratos desenvolvidos pelos chefs participantes e degustar vinhos no evento realizado pela Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur), com apoio da iniciativa privada e pública, fomentando a cultura enogastronômica da Serra da Mantiqueira.

Participam chefs dos seguintes restaurantes: O Fino da Roça, Visconde empório, Vila Oliva, Terras Altas, Babel, Rosmarinus, Champignon, Terra da Luz,  Casa Di Pedra, Mauro & Junior, Café Maringá Bistrô, Casa Ferraz, Cogumelo Bistrô, Hotel Bühler,  Paladar da Montanha, Due Fratelli, Ratatulle, Truta Rosa, Casa  Bonita, Pequena Suécia e Hotel Donati.

Os especialistas de vinhos confirmados para a Temporada da Truta & Bebavinho são: Alexandre Lalas, Paulo Nicolay, Jô Sodré e Homero Sodré. A proposta é que através de palestras dirigidas eles incentivem a harmonização entre os sabores e aromas das novas criações dos almoços e jantares com o cardápio da truta e a degustação de vinhos, nos restaurantes participantes do evento na Região de Visconde de Mauá.

A Mauatur revela que os chefs vão a levar à mesa itens da ‘natureza’ de Visconde de Mauá com a utilização das ‘plantas alimentícias não convencionais’ como ingredientes em suas receitas. Segundo Paulo Gomes, presidente da Mauatur, a taxa de ocupação na rede hoteleira da região cresce durante o evento. “O evento terá palestra de vinho Bourdeaux com o embaixador Homero Sodré e também a participação de Alexandre Lalas, embaixador de vinho de Portugal para o mundo. Além das palestras teremos jantar com cinco pratos de cardápio e acompanhamento de um vinho”, comenta Paulo Gomes, que celebrou esta semana a informação da liberação do Inea para as obras na RJ-163 (leia no fim da matéria).

PROGRAMAÇÃO

Dia 31 de Agosto (Sexta-Feira)

17hs – Coquetel Inaugural da 16ª Temporada da Truta & 5º Bebavinho

Local: PEPS – Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá

17hs30 – Abertura da Exposição “Peixes”. Organizada pelo Centro Cultural Visconde de Mauá. Uma exposição coletiva para o período da Temporada da Truta & Bebavinho 2018, quem passar pela região poderá ver as fantásticas obras com o tema.

Local: PEPS – Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá.

18hs – Show com a Banda “Os Trutas

Local: PEPS – Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá.

20hs – Jantar harmonizado na Pousada Terras Altas – por Paulo Nicolay (Gourmé e consultor)

Reservas: (24) 3387-2132/3387-2154/3387-2194

Local: Pousada Terras Altas – Est Mauá Rio Preto

Dia 01 de setembro (Sábado)

12hs – Palestra dirigida – “Bordeaux ao alcance de  todos”

Conferencista: Homero Sodré (Consultor e embaixador de vinhos Bordeaux para o Brasil)

Reservas: (24) 3387-1283 / Local: PEPS – Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá

14hs às 19hs – Feira de Vinhos – serão mais de seis importadoras que estarão apresentando diversas marcas de vinho da França, da Itália, de Portugal, do Chile e da Argentina no auditório do PEPS. O convite é uma taça que pode ser adquirida como hóspede em uma das Pousada parceiras da RVM – Região de Visconde de Mauá ou de Penedo que esteja apoiando o evento. Também pode ser comprada no Posto de Informações Turísticas na vila de Mauá ou na entrada da Feira. Investimento: R$40,00

Local: PEPS – Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá

14hs – Almoço harmonizado no restaurante Rosmarinus (harmonizado por Paulo Nicolay (Gourmé e consultor)

Reservas: (24) 3387-1550 / Local: Rosmarinus – Estrada Mauá Maringá S/N

16hs – Palestra dirigida – “Novo conceito dos vinhos do Douro”

Conferencista: Alexandre Lalas (Jornalista e embaixador de vinhos de Portugal para o mundo)

Reservas: (24) 3387-1283 / Local: PEPS – Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá

20hs – Jantar harmonizado no restaurante Babel – Jô Sodré  (Professora no Curso de Gastronomia da Estácio/RJ)

Reservas: (24) 99977-0152 / Local: Babel – Vale do Pavão

 Dia 29 de setembro (Sábado)

14hs – 14hs – Almoço harmonizado no restaurante Terra da Luz (harmonizado por Paulinho Gomes – Enófilo e Consultor)

Reservas: (24) 3387-1545 / Local: Terra da Luz – Maringá (MG)

INEA LIBERA OBRAS NA RJ-163

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu autorização ambiental para a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (Funderj) para que realize ‘obra emergencial de contenção de taludes, pontes e reconformação de travessia e outros’ para os trechos do KM 15 ao KM 16 e KM 19,5 da RJ-163, a Estrada Parque – principal via de acesso da Rodovia Presidente Dutra, na altura de Penedo (Itatiaia), para Visconde de Mauá. O trecho entre os KM 15 e 16 compreende o trajeto Capelinha-Visconde de Mauá e KM 19,5 na Capelinha.

Segundo o Inea, a autorização diz respeito aos aspectos ambientais e não exime o empreendedor, no caso o Governo do Estado, às demais licenças e autorizações federais, estaduais e municipais caso exigidas por lei. O documento assinado pelo diretor de licenciamento ambiental, Nestor Prado Júnior, é válido até 24 de agosto de 2020. “Para nós é fundamental termos a RJ-163 recuperada após as chuvas de março. A via segue liberada, sinalizada pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e ressalto que os turistas e visitantes tem ainda o trajeto da Serra do Eme (RJ-161) também como rota para Visconde de Mauá. Estamos otimistas com a decisão do Inea que agiliza a recuperação da estrada”, comenta Paulo Gomes.

Questionado pelo A VOZ DA CIDADE sobre o possível início das obras, o DER informou que aguarda os trâmites burocráticos e não emitiu data. “O DER já tem o projeto pronto dos dois trechos em que o INEA liberou a realização da obra, no KM 15 e no KM 19. Agora, o órgão dará início aos trâmites burocráticos para começar a operar no local. No momento, a estrada está sinalizada e liberada para circulação dos veículos”, informou a assessoria de imprensa do órgão.