Visando o alto número de feriados prolongados CDL Barra Mansa cria ferramentas para atrair público

0

BARRA MANSA

Coma virada do ano, aquela olhadinha básica no calendário para aquela conferida dos feriados. Em 2023, três deles (além da Sexta Feira Santa) vão ser colados nos finais de semana.  Outras duas datas caem em quintas-feiras, o que pode gerar potencial para que as folgas sejam emendadas, a depender dos calendários profissionais e estudantis de cada instituição.

O ano começou com o Dia da Confraternização Universal, 1º de janeiro, num domingo. Daí para diante, o feriado e também os pontos facultativos devem representar descanso durante a semana. Em 20 de janeiro é feriado municipal, dia de São Sebastião, padroeiro de Barra Mansa.

No mês de fevereiro, o período carnavalesco não é feriado em todo o país. Na verdade, de segunda-feira (20.2) à Quarta de Cinzas (22.2), os dias são tidos como pontos facultativos. Uma exceção é no Rio de Janeiro, em que uma lei estadual prevê feriado na terça-feira, dia 21.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL), Gleidson Kelman Bragança Gomes, ações serão promovidas na cidade para atrair o público a prestigiar o comércio local. “O  ano de 2022 não teve muitos feriados prolongados. Muitas datas comemorativas caíram em finais de semana ou no meio dela. Mas 2023 será diferente. Serão 12 feriados ao todo e nove deles caem na quinta, sexta ou segunda-feira. O desafio do comércio, junto às entidades e órgão público, é promover ações e incremento nas vendas principalmente em datas comemorativas, para atrair o consumidor para as ruas geralmente em finais de semana anteriores e, até mesmo, dentro das possibilidades, nos finais de semana dos próprios feriados. O exemplo disso é o Sabadão de Compras e também muitos eventos como esse que tem sido incorporados nos bairros”, frisa.

Feriados de três dias

Em abril, o feriado da Paixão de Cristo ou Sexta-Feira Santa cai no dia 7 de abril. Ainda no mesmo mês, o dia 21, Tiradentes (dia da morte de Tiradentes e, no Distrito Federal, também da celebração do aniversário de Brasília) será na sexta, o que promete feriadão. No estado do Rio De Janeiro, dia 23 é feriado de São Jorge.

A partir de junho, começam a surgir as datas especiais às quintas-feiras, o que prometem, em alguns contextos, período de descanso mais longo. Quem sabe, emendando quintas e sextas com seus respectivos finais de semana. É isso o que pode ocorrer, por exemplo, a partir de um ponto facultativo, o de Corpus Christi (8 de junho), em todo o país. O feriado de Dia da Independência (7 de Setembro) também aparece em 2023 numa quinta. Em outubro, o aniversário de Barra Mansa, celebrado no dia três, é numa terça-feira. O Dia de Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro), também pode gerar um feriadão, já que é numa quinta-feira. O Dia de Finados (2 de novembro) é outro que cai numa quinta, e que pode encher as estradas e aeroportos com programação para voltar somente no dia 5.

Pausas chegando ao final de ano

Ainda em novembro, o dia 15, de Proclamação da República, é o único que cai em uma quarta-feira, a pausa de meio de semana. A lista dos feriados nacionais de 2023 se encerra no dia 25 de dezembro (uma segunda-feira para comemorar o Natal). Em 2024, começa tudo de novo, com o dia 1º de janeiro numa terça-feira.

 

Deixe um Comentário