Vereador pede pré-vestibular exclusivo para pessoas com deficiência auditiva em Resende

0

RESENDE

Com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas surdas ou com deficiência auditiva à universidade, o vereador Tiago Forastieri (PP), apresentou indicação ao Poder Executivo para que seja feito um estudo de viabilidade para oferecer um curso pré-vestibular on-line exclusivo para esse público. A propositura foi aprovada pelo Plenário e encaminhada a apreciação do prefeito Diogo Balieiro.

Forastieri disse que o intuito é dar ferramentas para que esses estudantes possam se preparar da melhor forma possível para o Enem e demais vestibulares. “A ideia é que os alunos tenham acesso a conteúdos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) de disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Redação, entre outras”, explica o parlamentar. Ele ainda destaca que, além da oferta de conteúdo via plataforma digital, é interessante que seja disponibilizado um intérprete de libras para sanar as dúvidas dos alunos de forma presencial.

Tiago sugere, ainda, que o projeto seja viabilizado por meio de parcerias entre a prefeitura e as instituições de nível superior que atuam na cidade. “Diante da falta de opção de pré-vestibulares para o público com surdez, o projeto é uma iniciativa importante para tornar esse processo seletivo mais justo, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva”, avalia o vereador.

RETORNO DE LINHA PARA PESTALOZZI

O vereador Tiago Forastieri pediu que a prefeitura faça gestão junto a Viação Itapetinga, nova empresa que vai operar o sistema de transporte coletivo de Resende, que retorne o horário das 11h30min da linha que atende os usuários da Associação Pestalozzi, que faz o tratamento e a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral e Síndrome de Down no município. Foratieri disse que o pedido foi enviado pelos pais e responsáveis dos estudantes da Associação localizada no bairro Jardim Brasília.

Deixe um Comentário