Vereador participa de ação em hospital e pede mais engajamento da população em doar sangue

0

RIO CLARO

No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, hoje, o vereador de Rio Claro, Klessio Alves Pery (MDB), esteve no Hospital Municipal Nossa Senhora da Piedade, para uma ação comemorativa. Lá, falou sobre a importância da doação e lembrou um requerimento de sua autoria já em vigor que pedia a implantação do projeto ‘Doe Sangue, Salve Vidas’ na cidade. A ação, que começou a funcionar neste ano, é desenvolvida pela prefeitura e consiste em levar doadores para o Hemonúcleo de Angra dos Reis.

A intenção do vereador é que o número de doadores aumente na cidade. “Temos mensalmente 11 pessoas que usam o transporte da prefeitura para doarem sangue em Angra dos Reis, que é onde está o hemonúcleo que abastece Rio Claro. O ideal seria que por mês tivéssemos 50 doadores. Precisamos ser multiplicadores dessa informação. Doando você pode salvar vidas”, apontou o vereador, frisando que até há disponibilidade da prefeitura em fazer mais vezes esses transporte, mas faltam mesmo doadores.

Klessio é enfermeiro e usou até sua própria experiência para elaborar esse requerimento.  Segundo ele, foram inúmeras as vezes em que presenciou pacientes necessitando de sangue e o hemonúcleo de referência não tinha produto em estoque por falta de doadores. “O transporte é gratuito. É importante que mais pessoas se conscientizem dessa ação”, concluiu o vereador, citando que quem desejar se tornar um doador pode procurar a assistente social Heraika de Vargas Muniz, no Hospital Municipal Nossa Senhora da Piedade.

 

 

Deixe um Comentário