Vereador cobra posicionamento de Mesa Diretora

0

BARRA MANSA

Já há algumas sessões, o vereador Thiago Valério (PPS) tem cobrado o parecer da Mesa Diretora a respeito de um projeto de resolução que trata sobre pedidos de urgência especial. Ele sugere alteração inserindo o inciso primeiro dentro do artigo 135 criando a seguinte redação: todo projeto só poderá ser colocado em discussão e votação somente na sessão posterior a sua leitura no expediente, mesmo estando em Regime de Urgência Especial. Atualmente, nesses casos, por ter a nomenclatura “urgência especial” é lido e votado na mesma sessão. Ele deu entrada nesse projeto no final do mês de outubro e cobra posição da Mesa Diretora quando ao tempo expirado.

Na última semana o vereador usou a tribuna da Casa para falar sobre o assunto. “A minha preocupação é com projetos de regime de urgência que chegam da prefeitura às 17, 18 horas, com mais de 100 páginas. Como ler um projeto desses e votar, pesquisar, analisar? O que votamos está diretamente ligado a vida dos munícipes”, destacou, frisando que o mínimo de tempo necessário seria lido em uma sessão e votado na outra.

Thiago Valério disse que essa alteração preserva o direito dos vereadores e legislar e fiscalizar. “E infelizmente isso passa batido nessa Casa. Queria manifestar minha indignação. Estou muito triste porque extrapolou todos os prazos regimentais para o parecer e ele ainda não foi dado”, contou, lembrando que a Mesa Executiva recebeu o projeto no dia 17 de outubro e ela teria dez dias corridos para se pronunciar.

O vereador frisa que esse tempo para analisar projetos é muito importante para um legislador. Ele afirma que precisa votar com consciência e até com análise técnica. “Faço um apelo aos vereadores. Votar contra o colega é votar também contra o povo. Parem para analisar”, disse na tribuna.

O A VOZ DA CIDADE procurou o presidente da câmara, vereador Marcelo Borges da Silva (PDT). Ele informou que pretende colocar para votação em plenário nesta terça-feira o parecer da Mesa Executiva a respeito do projeto de resolução de Thiago Valério.

Vereador se reúne com coordenador do PPS

Na última semana, o vereador Thiago Valério se reuniu com o coordenador do PPS no Sul Fluminense, Jayme Muniz. Foram repassados a ele os protocolos de pedidos de emendas que o vereador fez ao deputado estadual Comte Bittencourt, do mesmo partido. Duas emendas foram feitas para Barra Mansa. Uma para aquisição de um ônibus escolar no valor de R$ 200 mil e outra para ambulância no valor de R$ 250 mil. “Agradeço ao nosso presidente estadual e deputado Comte Bittencourt pelo pronto atendimento a ao Jaime pela parceria de sempre. As emendas serão liberadas em 2018”, avisou.

Ação de conscientização

Também na última semana, no bairro Vista Alegre, o gabinete do vereador Thiago Valério promoveu uma limpeza na faixa marginal do Córrego das Laranjeiras. Segundo ele, foram plantadas 80 mudas, além do trabalho de limpeza realizado. Ele contou que foram realizadas palestras e atividades de caminhada orientada. A ação contou com a parceria da prefeitura.

Participaram 300 alunos e cerca de 100 pais e representantes da comunidade. As escolas participantes foram Ciep 493, Municipalizada Brizolinha – Leonardo de Moura Brizola, Colégio Belo Horizonte, Eliete Ferreira e Padre Anchieta.

Segundo Thiago Valério, no mês retrasado foi realizada uma dragagem do córrego e foi encontrado, fogão, geladeira, televisão. “Vimos que existia a necessidade de fazer um trabalho de educação ambiental, de conscientização. Senti também essa necessidade de fazer o plantio de mudas para ajudar”, falou o vereador.

Ele ainda aproveitou para agradecer o gerente de reflorestamento da prefeitura, Ricardo Turbay e sua equipe, Renata Mazza Ferreira, Marley Landim e ainda o representante da Associação Verde que Salva, Eddy Miguel.

FEIRA DE ARTESANATO

No último domingo outra ação do gabinete do vereador foi a Feira de Artesanato Vista Alegre, que reuniu 11 barracas de artesanato e uma de livros na Praça Primeiro de Maio. Foi ainda realizada a apresentação da Orquestra Sinfônica.

Deixe um Comentário