UniFOA elabora projeto destinado a crianças com TEA junto à Prefeitura de Pinheiral e MRS

0

 VOLTA REDONDA

Na última quinta-feira, DIA 22, o Centro Universitário de Volta Redonda  (UniFOA), representado pela pró-reitora de extensão, Ana Carolina Callegário, o coordenador do curso de Educação Física, professor Silvio Vilela, e a superintendente executiva da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Josiane Sampaio, recebeu a visita do Secretário de Saúde de Pinheiral, Everton Alvim, de um dos vereadores do município, Demostenes Nunes, e da analista de relações institucionais da empresa MRS Logística, Priscila Fernandes.

O foco da reunião foi discutir o desenvolvimento de um projeto voltado para aulas de natação e hidroginástica destinadas às crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) de até 15 anos de idade e que residam em Pinheiral. A parceria propõe a realização desse acolhimento, inicialmente, na piscina aquecida das instalações do anexo da policlínica, localizado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. O estudantes do curso de Educação Física, supervisionados pelos docentes do curso, atuarão diretamente com esse público por esse programa de inclusão, sendo os professores e os guias em cada atividade promovida.

O Secretário de Saúde, Everton Alvim, ressaltou os impactos da iniciativa e o papel essencial do UniFOA como parceiro para esse projeto: “O Centro Universitário terá participação essencial nas partes educativas, tratamentos e cuidados ao longo da iniciativa. Todos precisamos nos preparar e conscientizar mais quanto às atenções às pessoas com autismo. Esse será o legado de mais uma parceria da prefeitura com a instituição. A MRS também dará apoio integral, principalmente na viabilização do uso do espaço, para que as crianças e adolescente possam realizar as aulas na piscina aquecida durante o ano todo.”

A MRS, além de apoiar estruturalmente o projeto, comprometeu-se a custear os ajustes necessários no aquecedor da piscina para garantir a temperatura ideal em todas as estações do ano. Priscila Fernandes, analista de relações institucionais da MRS, expressou a satisfação em fazer parte dessa iniciativa de integração: “É uma satisfação enorme fazer parte da elaboração dessa forma de integração. Nós, como membros da sociedade, precisamos ter esse olhar com mais cuidado e carinho por essas crianças, independentemente de como elas expressam sua personalidade.”

Além dos benefícios diretos para as crianças com autismo, o projeto também desempenhará um papel fundamental na conscientização dos estudantes de Educação Física em relação ao tratamento adequado e ao desenvolvimento de vínculos. O coordenador de Educação Física, Silvio Vilela, enfatizou o orgulho de representar o UniFOA nesse contexto: “Por parte do curso de Educação Física, é um orgulho tremendo. Teremos o enorme prazer de receber todas essas crianças, como parte do dever de responsabilidade social da instituição e também sabedores de que esse tipo de ação tem papel vital na formação do nosso egresso.”

Por participar efetivamente na iniciativa, o UniFOA receberá um selo da prefeitura de Pinheiral destinado a parceiros do munícipio na luta pela integração das crianças com autismo. Esse reconhecimento é só mais um reflexo do compromisso do Centro Universitário de Volta Redonda em ações que promovem o desenvolvimento da comunidade como um todo, acolhendo todo e qualquer indivíduo:

“Pela dedicação do UniFOA na parceria, entraremos em contato com o departamento jurídico do município de Pinheiral para a criação desse selo, como forma de valorizar a união de cada instituição nessa luta. A interação do UniFOA com a prefeitura nesse trabalho é vital para o acolhimento dessas crianças”, salientou Demostenes Nunes, vereador de Pinheiral, valorizando o laço concretizado entre o município e o UniFOA ao longo da execução do projeto.

Deixe um Comentário