Troféu Macedo Miranda será entregue amanhã no Espaço Z

0

RESENDE

Profissionais e instituições que contribuem para o fortalecimento cultural do município no Estado do Rio serão premiados hoje com o troféu Macedo Miranda. O evento será no Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta terça-feira, no Espaço Z, a partir das 20 horas. A iniciativa é da prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

De acordo com o presidente da Casa de Cultura Macedo Miranda Thiago Zaidan, os destaques de 2019 foram selecionados nas seguintes áreas de atuação: Dança, Teatro, Artes Plásticas, Música, Fotografia, Audiovisual, Literatura, Cultura Popular e Patrimônio Histórico.  “O Troféu Macedo Miranda é uma forma do poder público agradecer aos diversos profissionais que atuam na área da cultura no município: Como premiado na categoria de música em 2014, sei como é importante ter o trabalho reconhecido na cidade em que se atua. O Troféu Macedo Miranda é um carinho e um reconhecimento que fazemos como instituição aos artistas de Resende”, cita.

OS PREMIADOS

No quesito Artes Plásticas, o troféu será atribuído a Talita Abreu, artista que este ano participou da exposição ‘Do Pagão ao Subconsciente’, no MAM de Resende. A escritora espanhola Patrícia de Airas, radicada em Resende desde 2012, será a premiada na categoria Literatura. Seu último livro, ‘El Camino de Marwan’, foi traduzido para nove idiomas e recebeu elogios nos países em que foi publicado.

A cantora e compositora Rafaela Rodrigues receberá o Troféu Macedo Miranda na categoria Música, por conta do trabalho que se expande a cada dia além das fronteiras de Resende. Já a atriz e professora Veridiana Vasques será premiada pelo seu trabalho desenvolvido na área teatral, principalmente na iniciação de crianças e adolescentes no universo das artes cênicas.

O Studio de Dança Gil Arrais, que há três anos desenvolve seu trabalho na cidade, foi o escolhido para receber o troféu na categoria Dança. Como destaque na área do Audiovisual, o nome escolhido foi o da advogada resendense Liliana Delfino, que atualmente comanda um canal jurídico no YouTube e já conta com mais de 500 mil seguidores.

O troféu na área de Cultura Popular será concedido ao mestre de capoeira Faísca, uma das mais conhecidas e queridas personalidades da cultura afro-brasileira em Resende. A arte da fotografia será representada por Pedro Luz, profissional que iniciou sua carreira em 2003 e, desde então, realizou dezenas de exposições e trabalhos na área.

A reforma e o restauro da Capela da Santa Casa de Misericórdia de Resende, instituição criada em 1835, será celebrada com o Troféu Macedo Miranda de Patrimônio Histórico.

Além disso, haverá uma premiação tripla na categoria ‘Amigos da Cultura’, que será destinado ao Coronel Peres, da Academia Militar das Agulhas Negras, que faz a ponte entre a casa da Cultura e a AMAN, coordenando um projeto idealizado por ele chamado, o ‘MAM na AMAN’. Glenio Barbosa, o segundo premiado, é funcionário de carreira que trabalha na Superintendência de Eventos e com várias ações pela Casa da Cultura. Por fim, Luiz Lindão será destacado por ser colecionador de discos e parceiro de várias exposições no Museu da Imagem e do Som.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !