Temporal provoca alagamentos de ruas na região do Acesso Oeste, em Resende

0

RESENDE

A forte chuva que caiu na noite de segunda-feira, dia 23, causou alagamentos em diversas ruas dos bairros Jardim Aliança I e II e Morada do Contorno, na região do Acesso Oeste. De acordo com a Defesa Civil foram registrados 34,8 milímetros1h20min. Em consequência, várias ruas e casas foram alagadas. Não há registro de nenhuma pessoa desabrigada ou desalojada no município.

“Mais uma vez a água entra água na casa de minha mãe no Jardim Aliança II. A chuva começou a cair por volta das 18h10min. Em um pouco mais de uma hora, a agua alagou o quintal e entrou rapidamente pela casa atingindo uns 10 centímetros de altura. Corremos para levantar o que podíamos”, disse uma dona de casa, informando que no ano passado, também durante um temporal sua mãe também teve prejuízos com alagamentos.

Segundo a Defesa Civil, em ih20min choveu 34,8 milímetros-Redes Sociais

Nas redes sociais, a população também se manifestava informando de alagamentos em alguns trechos da região do Acesso Oeste, como a Avenida Francisco Fortes Filho. “É uma vergonha, qualquer chuva mais forte a Avenida principal do Acesso Oeste está alagando. Em pouco tempo de chuva e a rua já estava cheia. Ou os bueiros estão entupidos ou não estão aguentando a vazão. Em alguns pontos a água quase chegou no joelho”, disse um motorista.

O diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva informou que o sistema de drenagem não suportou o volume de água da chuva, principalmente, nos bairros da região do Acesso Oeste. Dez ruas foram alagadas. No Jardim Aliança I, os alagamentos foram registrados nas Ruas Oito e Avenida Francisco Fortes Filho. Enquanto que no bairro Jardim Aliança II, os problemas de inundações aconteceram nas Avenidas A, B, C e E. Já no Morada do Contorno, as Ruas Seis, Sete, Oito e Nove sofreram com os alagamentos. “Em apenas 1h20min choveu 34,6 milímetros, mais do que estava previsto para 24 horas que era de 30 milímetros. Esta chuva intensa continua provocou alagamentos de várias ruas na região do Acesso Oeste, já que o sistema de drenagem não suportou a vazão da chuva em pouco tempo e saturou. Conforme a água foi escoando, o volume de água foi baixando”, informou o diretor.

QUEDA DE BARREIRAS

A chuva também provocou queda de barreiras na Estrada Resende – Riachuelo (RJ-161), que liga Resende ao município paulista de São José do Barreiro, no trecho próximo ao sítio Águas Prata e na Estrada do Morrão, ambas na zona rural. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos foram ao local e realizaram a limpeza da área durante toda a noite. O prefeito Diogo Balieiro Diniz esteve no local para acompanhar os trabalhos. Já na madrugada, as estradas estavam liberadas para o escoamento da produção agropecuária.

CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CANAL

Em sua rede social, o prefeito Diogo Balieiro Diniz disse que em alguns pontos de Resende, não existe estrutura para suportar a vazão de água da chuva. “Infelizmente, em nosso município, alguns pontos não têm estrutura para suportar um alto volume de chuva como o de ontem. São manilhas com baixo diâmetro e com pouca vazão. Para resolver esse problema temos soluções paliativas, que já foram colocadas em prática em diversos bairros, além de grandes obras de infraestrutura, como a que aconteceu na Morada da Colina; e outras que estão em andamento em Engenheiro Passos, na Morada da Barra e no Manejo, próximo a Policlínica”, disse Diogo. Para isso, ele explica que será preciso obras de infraestrutura. “Em pontos críticos, como na região da Grande Alegria, uma grande intervenção precisa ser feita, que é a construção do Novo Canal, projeto que está na fase final de elaboração para ir para a parte de captação de recursos. Esse novo sistema de drenagem vai conseguir escoar as águas da chuva e resolver o grande problema que existe no local, que são os alagamentos.

Como sempre faço questão de colocar aqui, em Resende, assim como em qualquer outra cidade, existem muitas demandas para serem resolvidas, mas com bastante trabalho e dedicação, muitas obras estão saindo do papel e sendo realizadas para que cada problema seja resolvido”, explicou.

Deixe um Comentário