Taxa anual para taxistas em Barra Mansa tem aumento de quase mil por cento

0

 

BARRA MANSA
Os taxistas de Barra Mansa foram pegos de surpresa com o aumento exorbitante da taxa anual de ocupação do solo no município. Os carnês chegaram no início do mês e valor foi reajustado em quase mil por cento, saltando de R$ 132 para R$ 1.305,60.
A alteração proposta pelo prefeito Rodrigo Drable (PMDB) foi autorizada pela Câmara Municipal, através da Lei Complementar nº 70, de 18 de fevereiro de 2017, feita ao Código Tributário Municipal, modificando as tabelas 6 e 8 do Anexo Próprio IV.
O Código anterior previa que os taxistas pagassem 40 UFM (unidade fiscal de Barra Mansa) ao ano e a nova Lei aumentou em 12 vezes o valor da UFM, que a agora tem os mesmos 40 por cento, porém, este valor será pago mensalmente. Os motoristas acionaram o departamento jurídico do Sindicato dos Taxistas de Volta Redonda, que atendem a categoria de Barra Mansa e pretendem fazer uma manifestação na Câmara na próxima sessão e pedir a revisão da Lei, já que o aumento foi muito acima do que era praticado em 2017.
De acordo com um taxista que preferiu não se identificar destaca que além do reajuste, as duas primeiras parcelas vencem dentro do mesmo mês, uma em 16 de fevereiro e outra no dia 28 de fevereiro. “Enfrentamos uma concorrência desleal por motoristas de aplicativos que nada pagam ao município e agora querem nos empurrar uma taxa alta como esta. Prefeito e vereadores têm que rever a taxa e cobrar um valor justo”, afirmou o motorista.
Outro profissional acrescentou que não há condições de pagar tal valor. “A taxa é abusiva e não temos condições de pagar. E, além disso, em alguns pontos de táxi não há vagas para todos os carros”, falou o profissional.
Com medo de algum tipo de retaliação os profissionais preferiram não se identificar, um taxista, com mais de 50 anos na praça classifica como barbaridade o aumento. “Sou antigo na profissão, todo ano tem aumento, mas é regido pela inflação, qual a justificativa de aumentar em quase mil por cento?”, indaga.
Já outro motorista que é comissionado, está com receio de que seu pagamento seja prejudicado por conta deste aumento. “Se fizer as contas, o que era pago anualmente será pago mensalmente, e se tiver de passar para o cliente? Vamos perder passageiros e com isso nossa comissão”, lamenta.
Reunião na prefeitura
O prefeito Rodrigo Drable (PMDB) recebeu ontem em seu gabinete, feirantes, taxistas, artesãos e comerciantes do Shopping Popular para encontrar formas de aquecer cada atividade econômica. A reunião discutiu melhorias para cada setor, além de buscar um acordo entre o poder público e representantes de cada área para as novas taxas que entraram em vigor em 2018. Participaram da reunião o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Roberto Beleza; os vereadores Jefferson Mamede e Wellington Pires.
De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, o diálogo entre o governo e representantes de cada categoria proporciona uma aproximação e a possibilidade de o poder público entender as demandas e buscar soluções conjuntas para o aquecimento econômico da cidade. “Essa é a primeira reunião conjunta e o saldo foi muito positivo. Já encontramos saídas para aquecer cada setor. Agora vamos nos reunir individualmente com cada seguimento e traçar planos e estratégias para gerar mais emprego e renda”, disse.
Para o presidente do Sindicato dos Taxistas do Sul Fluminense, Clóvis Barboza, a reunião com o prefeito foi satisfatória e deixou a classe com boas perspectivas de mercado. “Aparamos as arestas e estamos em discussão sobre o aumento da UFM, que os taxistas acharam desproporcional para o momento. Acredito que iremos encontrar uma solução juntos, para que fique bom para a categoria e para a prefeitura de Barra Mansa”, declarou.

 

Deixe um Comentário