>
a voz da cidade 970 x 150 px

Supermercados podem ter pontos coletores de óleo de cozinha usado

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Tramita nas comissões do Legislativo um projeto de lei de autoria do vereador Jefferson Mamede (PSC) que prevê a disponibilização de pontos coletores de óleo vegetal usado em mercados e supermercados do município. Para o vereador, a preservação do meio ambiente tem sido uma grande preocupação.

“O descarte do óleo vegetal usado, de forma indisciplinada, ocasiona os mais sérios problemas ambientais e ameaça a qualidade de vida do próprio ser humano. Os supermercados, de médio e grande porte, devem se integrar a essa campanha de forma direta e objetiva, tornando-se parte ativa na solução do problema, criando, por outro lado, a oportunidade de prestar um relevante serviço aos seus clientes”, disse o vereador.


O projeto prevê que os locais que comercializam óleo vegetal, especialmente os mercados e supermercados que possuam área destinada ao público igual ou superior a 400 metros quadrados, ficam obrigados a ter um recipiente especial para a coleta de óleo usado. Esse precisa estar em local visível e de fácil acesso. Segundo o vereador, as despesas decorrentes do cumprimento da lei seriam por conta dos estabelecimentos, não prevendo nenhuma cobrança ao consumidor. Além disso, será necessário, se o projeto for sancionado pela prefeitura, que existam nos locais placas informando sobre os perigos do descarte inadequado do óleo de cozinha usado.

Barra Mansa conta com a coleta do óleo usado por parte da prefeitura, onde o cidadão deixa nas ruas em dias determinados para recolhimento em cada bairro. Para o vereador, nos supermercados seria mais uma alternativa para o descarte.

Mamede citou os prejuízos do descarte errado do óleo de cozinha, como o entupimento na rede de esgoto, poluição dos rios, solo, lençol freático e oceano. Para o descarte, o ideal é armazenar o óleo usado em garrafas pets. Após o recolhimento nos supermercados, o estabelecimento precisará dar o descarte ambientalmente correto. Se forem verificadas irregularidades pela prefeitura no armazenamento nos estabelecimentos ou no descarte, haverá sanções, que poderão variar de advertência a multa.   “Tenho procurado criar leis ouvindo a população e essa foi mais um exemplo, pois foi desenvolvida por sugestão do senhor Luiz de Paula Naves, uma pessoa muito capacitada e com amplo conhecimento sobre o poder Legislativo e Executivo”, concluiu.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos