>
a voz da cidade presencial 2025

Semana da Formação reúne 1,2 mil educadores de Angra dos Reis no primeiro dia

Por Roze Martins
728x90 seguranca

ANGRA DOS REIS

Centenas de profissionais de educação do município lotaram as salas de aula e laboratórios da faculdade Estácio de Sá, em Jacuecanga, durante o primeiro dia da Semana da Formação 2024. Evento gratuito, integrante do projeto “Angra, Cidade da Educação”, ele também acontece nas escolas municipais Júlio César Laranjeira – Parque das Palmeiras –, Prefeito Francisco Pereira Rocha – Morro da Cruz – e na Cornelis Verolme – Jacuecanga –, levando informações e atualizações preciosas aos educadores de Angra dos Reis.

No total, quase dois mil educadores do município terão a oportunidade de participar da semana de aprendizado e intercâmbio de experiências que acontece entre os dias 5 e 9 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Educação, Juventude e Inovação da Prefeitura de Angra (SEJIN), as atividades foram planejadas com base na análise dos resultados do último ano letivo.

– O programa “Angra, Cidade da Educação” se desdobra em vários direcionamentos, e um deles está ligado à formação continuada de profissionais da educação, não apenas aos professores. A ideia é fornecer a esse público, por meio dessa formação, os parâmetros que são trabalhados na rede com suas devidas atualizações – explica o secretário de Educação, Paulo Fortunato, antes de andar por todo o campus da Estácio de Sá e conversar com os participantes do evento.

Durante a formação, está prevista a participação de 1.597 professores (docentes I e II), 65 pedagogos, 286 monitores e 237 profissionais entre berçaristas, auxiliares de berçário e auxiliares de recreação. Estão sendo oferecidos 28 laboratórios e 11 palestras diferentes, que serão repetidas em diversos turnos ao longo da semana de capacitação. As sessões são conduzidas pela equipe do núcleo de formação e por diretores convidados da SEJIN.

 

Cada educador terá a oportunidade de selecionar três turnos entre laboratórios e palestras ao longo da semana, acumulando um total de 12 horas de capacitação. A conclusão de cada palestra ou laboratório resultará na emissão de um certificado para o participante. As atividades são realizadas nos períodos das 8h às 10h e das 10h às 12h no turno da manhã. Já no turno da tarde, acontecem das 13h às 15h e das 15h às 17h.

– É uma coisa nova, e está sendo muito bom. Pretendo colocar tudo o que estou aprendendo em prática, principalmente em relação ao desenvolvimento das crianças e em relação às brincadeiras que podemos realizar com elas. Que aconteçam mais eventos como esse – declara a auxiliar de recreação Maria Aparecida, de 57 anos, moradora do Morro da Cruz que participou do evento no Centro de Estudos Ambientais (CEA), assistindo à palestra “Mente Inovadora – Da sala de aula para vida”.


No total, a Semana da Formação 2024 contará com mais de 600 horas de atividades programadas. As inscrições para o evento, que é gratuito, foram efetuadas até a última sexta-feira (2), pelo site da startup Sympla, que também divulgou a programação completa da formação na página da inscrição. A Secretaria de Educação está fornecendo apoio a todos os profissionais de educação que necessitam de transporte para participar do evento.

 Laboratórios, palestras e atualizações

Durante a Semana de Formação 2024, estão sendo oferecidos 28 laboratórios: Alfabetização, Matemática, Planejamento Individualizado de Ensino, Gestão de Sala de Aula, Inovação, Planejamento, Educação Especial nas modalidades Escola Municipal Bilíngue de Educação para Surdos (EMBES), Escola Municipal para Deficientes Visuais (EMDV) e Centro de Apoio Pedagógico (CAP), além de Canva, Níveis de Escrita, Planejamento Individualizado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Unidade de Tratamento Diferenciado e Altas Habilidades, Educação Financeira, Metodologia de Projetos e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também estão sendo realizadas 11 palestras abrangendo os tópicos Qualidade na Educação Infantil, Uso do Plano de Educação Individualizado como Ferramenta de Planejamento, Metodologias Ativas, Currículo e Avaliação, Literacia, Consciência Fonológica, Análise de Dados para Planejamento, Inteligência Emocional, Educação Antirracista, Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista, e o Trabalho Colaborativo com esses alunos.

Para os docentes II, são disponibilizados laboratórios específicos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Línguas Estrangeiras e Educação Física. Professores dos Centros de Tempo Integral (CETI), focados no componente Tecnologia e Inovação, poderão participar do laboratório Microkids.

Monitores de educação especial participarão de uma formação intensiva ao longo de toda a semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As formações de berçaristas e auxiliares de recreação e de berçário seguem o mesmo horário, acontecendo nesta segunda e também amanhã, terça-feira, 6 de fevereiro.

As formações acontecem em locais distintos: monitores na Escola Municipal Júlio César Laranjeira, no Parque das Palmeiras; professores e pedagogos na Universidade Estácio de Sá, em Jacuecanga; berçaristas, auxiliares de berçário e de recreação na Escola Municipal Prefeito Francisco Pereira Rocha, no Morro da Cruz; e professores dos anos finais na Escola Municipal Cornelis Verolme, também em Jacuecanga.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos