Secretário de Saúde anuncia que Sala de Hidratação já está em funcionamento em Itatiaia

0

ITATIAIA

O secretário de Saúde do município, Luiz Eduardo Saldanha, disse na tarde desta quarta-feira, dia 21, que está em funcionamento a Sala de Hidratação implementada no Hospital Municipal Douto. Manoel Martins de Barros. No espaço é possível fazer a administração de soro e também coleta de sangue. Localizada próxima ao Pronto-Socorro, o local tem capacidade para dez pacientes e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, e o Governo do Estado. Já foram realizados 73 atendimentos, com 27 procedimentos em que foram necessárias medicações e uma internação.

De acordo com o Luiz Eduardo o objetivo é atender a demanda por atendimentos, que cresceu por conta dos moradores que procuram a unidade com sintomas de dengue. O secretário destaca que é mais uma iniciativa do governo municipal para fortalecer as ações de combate à dengue. “Com a implantação de um local específico para a hidratação dos pacientes, os casos onde houver a suspeita da doença serão rapidamente encaminhados para a sala de hidratação e, se houver a necessidade, o paciente será direcionado para atendimento no interior do Hospital Municipal”, ressalta Saldanha.

Em Itatiaia, dos 1.454 moradores procuraram os serviços de saúde, até o momento, 456 casos da doença foram confirmados – Ariane Alves/PMI

CASOS DE DENQUE EM ITATIAIA

O boletim semanal Panorama da Dengue, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro no último dia 16, registra uma tendência de aumento na transmissão de casos pela nona semana consecutiva. Os números mostram que, de janeiro até 15 de fevereiro foram registrados em todo o estado mais de 41.252 casos de dengue, número equivalente a 80% dos casos notificados em todo o ano de 2023, quando o Rio de Janeiro teve 51.479 casos da doença.

Em Itatiaia, entre 1° de janeiro deste ano e o último dia 10 de fevereiro, 1.454 moradores procuraram os serviços de saúde, sendo que, até o momento, em 456 casos houve confirmação da doença, enquanto 304 foram descartados. “Os dados mostram que o estado está com um número de casos prováveis de dengue seis vezes acima do limite máximo esperado para esta época do ano, de acordo com a série histórica dos últimos dez anos”, frisa o secretário de Saúde.

O prefeito Irineu Nogueira afirma que a administração municipal não está poupando esforços para enfrentar o Aedes aegypti. “A Sala de Hidratação vai melhorar o atendimento da população e desafogar o fluxo no interior da unidade, pois a coleta de sangue que era feita dentro do hospital passa agora a ter um lugar específico para isso”, explica Nogueira.

Deixe um Comentário