Secretaria de Saúde promove atividades na Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Porto Real

0

PORTO REAL

A Secretaria de Saúde do município promove nesta quarta-feira, dia 1º e no próximo dia 15, várias ações relacionadas a gravidez na adolescência. A atividade faz parte da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem o intuito de passar informações e medidas preventivas e educativas que contribuam para reduzir o índice de gravidez na adolescência, que levam riscos para mães e bebês.

As ações desta quarta-feira acontecem na Casa Abrigo com uma roda de conversa a partir das 9 às 14 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Freitas Soares. Já no dia 15, a ação acontece no bairro Bulhões com o “Cras Mais Perto de Você”, entre 9 e 15 horas. Também haverá atividades relacionadas ao tema em todas as unidades de saúde da família e nas salas de espera.

Segundo a enfermeira Ingrid Resende, coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente da equipe da Atenção Básica de Saúde, a prevenção é o melhor caminho para a redução dos números de mães adolescentes, entre 10 e 19 anos. Ela explica que é um trabalho integrado com a educação sexual como parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens. “Nestas atividades vamos abordar o tema de maneira reflexiva sobre a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo/a outro/a, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/HIV, a defesa contra violência sexual incestuosa, bem como outras violências e abusos e que podem resultar em gravidez levando riscos à saúde”, disse a coordenadora. Ingredi ainda comentou que a prevenção é imprescindível para os cuidados com os adolescentes em risco de gravidez precoce.

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO

Instituída pela Lei 13.798/2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, tem o intuito de passar informações e medidas preventivas e educativas que contribuam para reduzir o índice de gravidez na adolescência, que levam riscos para mães e bebês. A Lei foi instituída devido à preocupação com os altos índices de gravidez na adolescência, representando sérios riscos à saúde para um grande número de adolescentes e jovens e também dos filhos nascidos de mães muito jovens.

Deixe um Comentário