Retrospectiva 2019

0

JANEIRO

Empossados

Na POLÍTICA, o mês de janeiro foi marcado pela posse dos eleitos em 2018. O Brasil passou a ter no dia 1º um novo presidente: Jair Bolsonaro eleito no segundo turno, com 55% dos votos junto com seu vice, Hamilton Mourão. Já no Estado do Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel foi empossado. Ele agradeceu a confiança da população fluminense e se comprometeu a atender ao desejo de mudança da sociedade, ao lado se seu vice Claudio Castro. Eles foram eleitos com 59,87% dos votos válidos

Cabeça d’água em Itatiaia

Foto: Divulgação

Dezenas de banhistas foram surpreendidos por uma forte correnteza que alterou as características das águas do Rio Campo Belo, em Itatiaia, localidade conhecida como Paraíso Perdido. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro e foi destaque em CIDADE. A situação foi provocada, segundo a Defesa Civil, devido ao alto volume de água decorrente de um fenômeno da natureza chamado de cabeça d’água. Na ocasião. José Giovani Soares, de 58 anos, morador da na região da grande Alegria, e a jovem barra-mansense Júlia Machado Miranda, de 16 anos, morreram afogados.

Miss Brasil Be Emotion 2019

Na CULTURA, o ano começa com a coroação da barra-mansense Isadora Meira, de 26 anos, como Miss Rio de Janeiro Be Emotion 2019. Formada em Administração de Empresas, é a quarta vez que a modelo participa do Miss Rio de Janeiro – a primeira vez foi em 2011, e depois retornou em 2015 e 2018, quando conquistou em ambas as vezes o segundo lugar.

Papelarias movimentadas

Na ECONOMIA, o ano já começa com pais e responsáveis pesquisando e já comprando o material escolar. A procura pelos itens que farão parte da rotina dos filhos no aprendizado durante o ano letivo têm movimentado as papelarias de toda a região. A meta dos consumidores é encontrar produtos com preço em conta sem deixar de atender ao apelo dos pequenos quanto aos itens da moda. Em média, os comerciantes tiveram uma alta de 15% no período.

Destaque do Voltaço

Foto: André Moreira/VRFC

No ESPORTE, o mês de janeiro foi muito positivo para o Volta Redonda Futebol Clube que entrou para história da Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha, ao encerrar sua participação na 50ª edição da competição entre as oito melhores equipes Sub-20 do país.

Ossada de criança em mala

Foto: Divulgação

A editoria de POLÍCIA no mês de janeiro foi marcada pelo caso da mala, em Barra do Piraí. Agentes da Delegacia de Polícia encontraram uma ossada de uma criança dentro de uma bolsa de viagem, dia 21 de janeiro, em Ipiabas. O corpo era de uma menina de 11 anos, desaparecida há cerca de seis meses. A mãe e o padrasto foram apontados já na ocasião como os principais suspeitos. A mala foi encontrada em um terreno próximo ao endereço do casal. Cristiana de Oliveira Laport, de 28 anos, está presa desde o dia 22. Já o companheiro dela, responde em liberdade por ocultação do cadáver. Eles não foram julgados até hoje.

Fevereiro

Incêndio no Ninho do Urubu

Foto: Arquivo da família


O incêndio que atingiu o Centro de Treinamento do Flamengo, ‘Ninho do Urubu’, localizado em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, na madrugada do dia 8 de fevereiro, interrompeu sonhos e as vidas de dez adolescentes entre 14 e 16 anos, além de ter deixado três feridos. O fato foi destaque em CIDADE, pois entre os mortos estava o volta-redondense Arthur Vinícius Barros da Silva Freitas, que completaria 15 anos no dia 9 de fevereiro. O menino começou o futebol no Voltaço aos dez anos de idade.

Destaques da região

Em fevereiro, esportistas da região também se destacaram no cenário do ESPORTE nacional. O barra-mansense, Frederico Gadoni, conquistou o título da 17ª edição da Descida das Escadas de Santos na categoria Máster A2. A resendense, Maria Elisa, que faz dupla com Carol Solberg conquistou mais um título para carreira. Elas venceram a etapa de Fortaleza (CE) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Maria Elisa e Carol Solberg superaram Ágatha e Duda por 2 sets a 0, com um duplo 21-17.

Museu Capitão Pitaluga

Em fevereiro, o Tenente-coronel de Cavalaria Ângelo Moreira Carnaval faluou sobre uma dica de CULTURA: o Museu Capitão Pitaluga. Localizado na Rua Comendador Antonio Jannuzzi – nº 415, bairro Belo Horizonte, em Valença, possui um rico e farto acervo composto por peças de fardamentos, medalhas, material aprisionado, documentos históricos e armamento, fotos, que contam e retratam a história da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e em particular, do 1º Esquadrão de Reconhecimento na 2ª Guerra Mundial. As visitas acontecem de segunda a quinta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, e às sextas-feiras apenas na parte da manhã.

Deputados no poder

Fotos: Divulgação


Já em fevereiro, no dia 1º, na POLÍTICA, destaque para a posse dos deputados estaduais e federais eleitos em 2018. Os representantes da região do Médio Paraíba na Câmara Federal foram: de Volta Redonda, Antônio Furtado (PSL); Vinícius Farah (MDB), ex-prefeito de Três Rios; Luiz Antônio (DC), de Valença; e Alexandre Serfiotis (PSD), de Porto Real. Alexandre foi o único reeleito. Já para Alerj, foram eleitos três deputados da região. Dois foram reeleitos e um vem para seu primeiro mandato. Marcelo Cabeleireiro (DC), de Barra Mansa é o novato. Os demais, Gustavo Tutuca (MDB), de Piraí; e André Corrêa (DEM), natural de Valença, foram reeleitos. André foi empossado em março para seu suplente ingressar no mandato já que e outros deputados eleitos, tinham sido presos em novembro de 2018 na Operação Furna da Onça. Em tempo, André foi libertado no mês de outubro.

Justiça garante pagamento de adicional de férias

Ainda no setor da ECONOMIA, a Juíza da Segunda Vara Cível de Volta Redonda, Raquel Cardoso, determinou em fevereiro que um terço do salário deve ser pago no momento em que o servidor entrar de férias. A magistrada concordou com os argumentos apresentados pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-VR) na Ação Coletiva de nº 0001726-73.2018.8.19.0066 contra o município. A juíza frisou que a vontade legislativa é clara e não há espaço para dúvidas ou interpretação diversa.

Bebê em caixa de sapato

Foto: Divulgação


Em fevereiro, o destaque do mês em POLÍCIA, chocou, mas principalmente emocionou a todos, por conta da superação de um bebezinho. Agentes da Polícia Civil da 93ª Delegacia de Polícia (DP) de Volta Redonda identificaram a mulher que abandonou na madrugada do dia 23 de fevereiro, o filho recém-nascido, em uma caixa de sapatos, no bairro Vila Mury. Ela, de 35 anos, foi detida no bairro Vila Brasília. A criança foi encaminhada para o Hospital São João Batista (HSJB) onde recebeu os devidos atendimentos médicos necessários e se recuperou, ganhando peso com o passar dos meses.

Março

Atropelada em praça

Foto: Redes Sociais


Foi enterrado no dia 7 de março o corpo da jovem Beatriz Gonzaga Macedo, de 17 anos. O caso foi um dos destaques da editoria de POLÍCIA no mês três. A jovem morreu após ser atingida por um carro na noite do dia 6, na Praça da Liberdade Dante Santos da Fonseca, na Avenida Dário Aragão, no Centro de Barra Mansa. Outras duas pessoas também foram atropeladas. Beatriz chegou a ser encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu os ferimentos. Eles haviam acabado de participar de um culto religioso na praça. A motorista do veículo, um Fiat Uno, foi encaminhada para 90ª Delegacia de Polícia (DP), mas não há informações sobre a sua penalidade.

Condenados

Fotos: Divulgação


No mês de março, um nome conhecido na POLÍTICA do Sul Fluminense foi condenado pela Justiça. O ex-deputado Edson Albertassi, do MDB, juntamente com outros dois ex-parlamentares Jorge Picciani e Paulo Melo, do mesmo partido, receberam condenação da Primeira Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) no final do mês. As penas foram de 21 anos de prisão para Picciani, 12 anos e dez meses para Paulo Melo e 13 anos e quatro meses para Edson Albertassi. A decisão ainda cabe recurso. Eles foram denunciados por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Apenas Paulo Melo que não foi condenado pelo crime de lavagem de dinheiro. Eles já estavam presos desde novembro de 2017.

Denúncia em Quatis

Foto: Divulgação


Foi destaque em CIDADES no mês de março a denúncia de moradores ao serviço de coleta seletiva de Quatis. Na ocasião os denunciantes afirmaram que o trabalho era feito de forma inadequada, pois os funcionários reaproveitam apenas o que conseguiam vender, como o papelão, alumínio e ferro.  Enquanto isso, lâmpadas, plásticos, papeis, vidros, entre outros, estariam sendo descartados de forma irregular em um terreno, na estrada Nossa Senhora do Amparo, cedido pela prefeitura.

Dia do Consumidor

O mês de março é um período favorável realizar compras, afinal neste período o comércio conta com promoções alusivas ao Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março. São inúmeras promoções, principalmente no e-commerce que através da estratégia de marketing garante praticamente uma semana de apelo às vendas com a Semana do Consumidor, tudo para movimentar a ECONOMIA.

Ricardo Gama na rádio Cidade do Aço

Foto: Fábio Guimas


Em meados de março, após passar mais de dez anos no Rio de Janeiro, o locutor Ricardo Gama retorna para a Rádio Cidade do Aço, de Volta Redonda. O programa vai ao ar diariamente a partir das 15 horas levando informações de primeira mão das principais notícias da região, oferecerá aos ouvintes muito entretenimento com interação e, é claro, muita música e CULTURA.

Ciclismo em alta

Nesse mês de março o ESPORTE de destaque foi o ciclismo com o barra-mansense Guilherme Katraquinha que participou de importantes competições. Ele ficou na terceira colocação na 1ª etapa do Sul Mineiro de Mountain Bike – MTB XCO, e conquistou o título da primeira etapa da Super Copa Máster e Juniores de Ciclismo 2019, em Taubaté (SP).

Abril

Perderam mandatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito de Paraty, Carlos José Miranda (MDB), o Casé, e de seu vice, Luciano Vidal, do mesmo partido, por abuso de poder político nas eleições de 2016. Com a decisão, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fluminense seria obrigado a marcar novas eleições para o executivo municipal, que, de forma interina, será administrado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Valceni da Silva Teixeira, o Sanica (Democratas). A POLÍTICA de Paraty ficou movimentada.

Os populares do Youtube

No final de abril, o canal ‘Na CorreRia’, de Volta Redonda, registrou três milhões de inscritos, um bilhão de visualizações no Youtube; além de ocupar o ranking nacional de vídeos cômicos mais vistos. É um grande marco da CULTURA regional. Produtores da esquete mais vista de todo o Brasil, o canal ‘Na CorreRia’ é o maior influenciador digital da região e vão entrar no top 250 do YouTube. Para quem não conhece, pode acessar o canal através do link  https://bit.ly/2w7unLc. Novos vídeos todas as terças e sextas, às 10 horas.

Barra Mansa em estado de emergência

Foto: Divulgação


Um forte temporal que atingiu a CIDADE de Barra Mansa no dia 7 de abril, fez com que o prefeito Rodrigo Drable decretasse situação de Emergência na cidade. Aproximadamente 2,5 mil famílias foram atingidas pelas chuvas. O temporal provocou alagamentos, deslizamentos e queda de árvores em diversos pontos da cidade. Quarenta bairros foram afetados. Houve também um desabamento de uma residência no bairro São Sebastião, na Região Leste, deixando um homem ferido. Uma das principais pistas que liga Volta Redonda e Barra Mansa, a Sergio Braga, ficou interditada por cinco dias após o grande volume de terra que caiu na rua.

Suspeito de assassinar jovem na saída do UBM

Foto: Divulgação


No dia 1° de abril, a Guarda Municipal de Barra Mansa prendeu um homem, de 36 anos, que tinha mandado de prisão por latrocínio, ocorrido em 2017, também sendo um destaque de POLÍCIA no mês de abril. Na ocasião, Caio Camargo, de 22 anos, foi assassinado e outro rapaz, da mesma idade, baleado, na saída do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Segundo informações da prefeitura, a Guarda Municipal recebeu denúncia de que um homem estava agredindo uma mulher com uma chave de rodas, na Rua Luiz Ponce, Centro. Ao chegar ao local, a guarnição, encaminhou o autor para a 90ª Delegacia de Polícia (DP) e conduziu a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Vice-campeonato de Tênis

O ESPORTE do mês de abril foi o Tênis com o tenista do Clube dos Funcionários, Pedro Cardoso, que conquistou o vice-campeonato da Categoria 16 anos, do Torneio Pascuas Bowl, disputado no Paraguai. Na sequência, Pedro Cardoso, conquistou os títulos do Circuito Nacional GA+ da categoria 16 anos masculino de simples e de duplas, em Salvador (BA).

Sinditac nega greve e projeta melhorias

O mês de abril foi marcado pela sinalização do governo federal em promover mecanismos de valorização para atividade dos caminhoneiros. As medidas no setor de ECONOMIA anunciadas no mês, reduziram drasticamente a hipótese remota de ocorrer novas mobilizações nas rodovias do país e região, segundo informou o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas do Sul Fluminense (Sinditac). O governo federal anunciou a liberação de R$ 500 milhões para linha de crédito aos caminhoneiros autônomos, com a projeção limite de até R$ 30 mil por motorista, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, informou que realizará o investimento de R$ 2 bilhões em rodovias, sendo R$ 900 milhões para manutenção das estradas.

Maio

Novela mexicana

Foto: Divulgação


Aconteceu neste mês um fato curioso e que movimentou a POLÍTICA de Porto Real que foi o início de um grande mal estar passado pelo prefeito Ailton Marques e pela família Serfiotis. Três homens chegaram na prefeitura, de helicóptero, pediram para falar com o prefeito. Um deles estava armados e a polícia acabou chegando e levando todos para a delegacia. No final, o delegado Marcelo Haddad informou que tudo não tinha passou de um mal entendido, mas no mês seguinte, em junho, foi expedido mandato de prisão contra Adriano Arlei Serfiotis, filho do ex-prefeito falecido de Porto Real, Jorge Serfiotis, por uma investigação do Ministério Público. Além dele, outros três nomes foram citados na prisão, mas não foram detidos por não terem sido encontrados. Esses homens seriam de Duque de Caxias e estariam no episódio do helicóptero.  O motivo divulgado no processo é que os envolvidos teriam tentado extorquir do atual prefeito Ailton Marques a quantia de R$ 2 milhões. No final do mês de junho, com exclusividade, o prefeito falou ao A VOZ DA CIDADE e contou detalhes, como cárcere privado e ameaça de morte.  “Era o dinheiro ou a vida”, disse.

Homem tem dia de fúria

Um dia de fúria! Assim pode ter sido a quarta-feira, dia 15 de maio, de um homem de 26 anos que não teve sua identidade divulgada. Ele teve bastante repercussão nesta ocasião na editoria de POLÍCIA. Após agredir a mulher, também de 26 anos, o suspeito não se contentou e atacou o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) localizado no bairro Cidade Alegria, em Resende. No ataque, o homem apedrejou o vidro da porta principal e quebrou a parte superior do muro de uma das laterais do destacamento. O agressor foi preso após ser contido por policiais.

Bebê de oito meses morre em creche

Um caso que foi destaque em CIDADE no mês de maio foi de um bebê do sexo masculino que morreu após passar mal na Creche Municipal Parque Embaixador, na Fazenda da Barra II, em Resende.  O bebê foi socorrido pela direção da unidade escolar, encaminhado para o Posto de Saúde do bairro e removido em seguida para o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, onde foi constatada sua morte. O caso foi registrado na 89ª Delegacia de Polícia Civil (DP) como remoção de cadáver. A prefeitura, disse em nota que a médica que atendeu a criança apontou mal súbito.

Medalha de ouro na Bela Bienal Europeia

Foto: Divulgação


Em maio, um grande nome da CULTURA, o artista plástico Joseph Figorelle, de Barra Mansa, recebeu uma medalha de ouro durante o prêmio na Bela Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea, realizado no Centro Cultural Correios, Centro, Rio de Janeiro. A sustentabilidade é o seu principal foco. As obras do artista plástico barra-mansense são feitas de madeiras reaproveitadas, encontradas em locais onde seriam descartadas.

Destaque para artes marciais

No mês de maio, o destaque do ESPORTE ficou com as artes marciais com atleta volta-redondense, Henrique Silva, que conquistou o bicampeonato no Mundial de Kickboxing, disputado na Argentina. Já o atleta de Itatiaia, Nielson Crispim da Silva, ficou com a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, na categoria ‘Marrom Médio’.

Mutirão do Emprego atende mais de 25 mil pessoas

O Mutirão do Emprego de Volta Redonda, realizado na Ilha São João em comemoração ao Dia do Trabalhador, ofereceu mais de duas mil vagas de empregos pelas 15 empresas participantes da iniciativa. De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães a ação inédita ofereceu vagas de emprego para indústria, comércio, prestação de serviços e construção civil, visando aquecer o setor de ECONOMIA. Mais de 25 mil atendimentos ocorreram no primeiro dia, e outras 5,6 mil senhas foram distribuídas para que as pessoas retornassem ao local no dia seguinte.

Junho

Cumprimento de 108 mandados de prisão

Foto: Fábio Guimas


 “A quantidade de usuários que temos eleva esse número absurdo de pessoas, jovens, adultos, envolvidos com a traficância. […] a sociedade brasileira tem que repensar sim o que quer para o futuro”. Com essa fala, o delegado titular da 90ª Delegacia de Polícia (DP) de Barra Mansa, Ronaldo Aparecido de Brito, finalizou no dia 11 de junho a ‘Operação Paradise’, desencadeada para o cumprimento de 108 mandados de prisão na região Sul Fluminense, um dos destaques do mês em POLÍCIA. Durante a coletiva de imprensa, a autoridade lembrou sobre o impacto da ação, que resultou no cumprimento de 43 mandados de prisão, destacando que o assunto usuário e tráfico devem ser discutidos, prometendo ainda uma nova fase da operação relacionada à lavagem de dinheiro.

Colégio Militar

O destaque de POLÍTICA neste mês foi a inauguração em Volta Redonda do primeiro Colégio Militar do Corpo de Bombeiros no Estado. Juntamente com o prefeito Samuca Silva (PSDB) e o secretário do Estado da Educação, Pedro Fernandes, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), inaugurou, oficialmente a unidade que funciona no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, no Açude II. Teve 60 alunos na primeira turma em horário integral com curso com duração de três anos.

Mountain Bike

Junho o ESPORTE de destaque voltou a ser o ciclismo com alguns atletas da região em competições de Mountain Bike. Guilherme Katraquinha ficou na sexta colocação na etapa da Copa Internacional Michelin de Montain Bike 2019, em Ouro Preto (MG). Já as atletas Elaine Nunes e Flávia Real que participaram de mais uma etapa da OGGI Big Biker Cup, disputada em Cunha (SP), também se destacaram e subiram ao pódio da prova. Elaine Nunes ficou na terceira colocação na categoria Sport. Flávia Real, que corre em dupla, com Marcelo Gentil, ficou com a quinta colocação na categoria Pro.

‘Bora doar’

Foto: Divulgação


No mês de junho foi destaque em CIDADE a campanha de doação de sangue que mobilizou 50 pessoas ao Hemonúcleo de Barra Mansa, em um dia de sábado. O grupo realizou o ato em homenagem a Raysa Gomes Guimarães, de 28 anos, que faleceu no dia 27 de maio, em decorrência a leucemia. No entanto, antes do falecimento, Raysa disse que desejava de presente de aniversário que as pessoas doassem sangue, e assim a jovem inspirou o movimento, dando origem ao projeto ‘Bora Doar’.

Aniversário do ‘senhor’ João

Foto: André Matheus


O início do mês de junho é marcado pela celebração dos 74 anos de vida do fundador do jornal A VOZ DA CIDADE, João Batista Pançardes. A comemoração reuniu além da esposa Maria Pançardes, os filhos Luciano e Valéria Pançardes, netos, bisnetos e demais parentes e, ainda, dezenas de amigos que fizeram questão de cumprimentar o aniversariante que é grande incentivador da CULTURA local.

Estado de greve

Na economia, junho começa com as Agências dos Correios em estado de greve. Isso porque a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), desenvolve o plano de readequação da rede de atendimento e possui uma lista de agências a serem fechadas no estado. Na região, constam duas: a agência do bairro Saudade, em Barra Mansa; e a agência do Retiro, em Volta Redonda. Os Correios informaram ao A VOZ DA CIDADE, considerar a migração das atividades de atendimento das unidades encerradas para outras agências próximas, sem qualquer impacto para a população atendida. Entretanto, o procedimento gera indignação entre usuários que temem mais dificuldade em obter os serviços e também entre os funcionários, receosos com possível perda de postos de trabalho.

Julho

Patrimônio Mundial da Unesco

Paraty e Ilha Grande, no litoral da Costa Verde, foram reconhecidas como Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela Unesco. Essa é a primeira vez que o Brasil tem um sítio misto reconhecido por sua cultura e natureza. A decisão foi anunciada em julho, pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). As cidades são primeiro bem brasileiro inscrito na categoria de sítio misto, ou seja, cultural e natural e abrangem um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental.  O título abrange áreas de seis municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que a maior parte está em Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Destaque da CULTURA do mês.

Detento vestido de mulher

Foto: Divulgação


Depois de ter ficado famoso na página de POLÍCIA por ter tentado fugir da prisão vestido de mulher do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu 3, no Rio de Janeiro, o detento Clauvino da Silva, o ‘Baixinho’, de 42 anos, foi encontrado morto no dia 6 de julho, dentro da cela do presídio Laércio da Costa Pelegrino, em Bangu 1, na Zona Oeste do Rio. Trata-se de uma unidade prisional de segurança máxima do Rio, para onde ele foi levado após ser flagrado na tentativa de fuga. O detento, que era de Angra dos Reis, foi um dos destaques da editoria de polícia neste mês. Ele foi levado para o isolamento depois que foi flagrado tentando fugir da unidade prisional, pela porta da frente se passando pela filha, de 19 anos. Ela foi indiciada por facilitação de fuga.

Habeas corpus

Após cerca de dois meses preso, o Tribunal de Justiça concedeu habeas corpus a Adriano Serfiotis, filho do ex-prefeito Jorge Serfiotis, já falecido. Adriano tinha sido preso por ordem da juíza da Comarca de Quatis-Porto Real, Patrícia Dickie Oddo a partir de uma denúncia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE). Ele e outros três homens são acusados de tentar extorquir R$ 2 milhões do atual prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT). Ele e outros três homens tiveram mandados de prisão expedidos. Adriano foi o único detido. Os demais não foram localizados. Um acontecimento que marcou a editoria de POLÍTICA no mês de julho.

Cadastro contra ligações de telemarketing

Em ECONOMIA, entrou em atividade em dia 16 de julho o site ‘Não Me Pertube’(www.naomeperturbe.com.br). Em junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as principais empresas do setor criassem uma lista, nacional e única, de consumidores que não querem receber ligações de telemarketing. A empresa que infringir a norma pode ser multada em R$ 50 milhões. O consumidor deve acessar o site  e cadastrar seus dados, criando um login com e-mail e uma senha. Em seguida, indicará seu CPF e depois o número do telefone que deseja vetar para estas chamadas – pode ser linha de telefone celular ou fixo. Em seguida, o consumidor deve indicar as empresas que deseja bloquear as ligações.

Funcionário morre em supermercado

Foto: Redes Sociais


Lailson Porfirio Gomes, de 25 anos, morreu no dia 9 julho após a queda de um elevador de carga do Supermercado Royal, que havia sido inaugurado no dia 26 de junho em Barra Mansa, no bairro Jardim Boa Vista. Ele era funcionário do local e era responsável por manusear o elevador de carga. De acordo com a mãe da vítima, Liliane da Silva Porfirio, o registro que foi feito na 90ª Delegacia de Polícia (DP), que foi dado à família, da conta de que o filho teria sido culpado pelo acidente, agindo de forma imprudente. No entanto, chegou até a família informações de que o elevador já apresentava problemas há algum tempo. Representando a rede Royal Supermercados, o supervisor de operações, Hilton da Silva, falou que o elevador de carga era totalmente novo e por isso nunca passou por nenhuma manutenção. O caso teve grande repercussão e foi destaque em CIDADE.

Ginástica de Trampolim e Fisiculturismo

O mês de julho as atividades esportivas de destaques foram a Ginástica de Trampolim e Fisiculturismo. A equipe de Ginástica de Trampolim de Volta Redonda conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim, disputado em Minas Gerais. Nos dias 27 e 28, na cidade de Santiago, no Chile, aconteceu o Championship IFBB Elite PRO 2019, de fisiculturismo e o atleta itatiaiense, Diego de Souza Rosa, de 28 anos, ficou com a primeira colocação na categoria ‘Men’s Physique’. Destaques de ESPORTE na região.

Agosto

Mãe de cinco filhos morta em casa

O mês de agosto já começou, dia 1°, tendo como destaque na página de POLÍCIA uma prisão da Polícia Civil de Barra Mansa. Moisés Augusto Dias de Oliveira, de 32 anos, suspeito de agredir e causar a morte de sua ex-companheira, Vanessa Sabino, de 32 anos, foi detido em Barra do Piraí. O casal residia na Rua Coliseu, bairro Goiabal, Barra Mansa, onde ocorreu o crime, no dia 20 de julho. Vanessa, mãe de cinco filhos, teve o rosto desfigurado por socos e golpes desferidos pelo agressor com a utilização de garrafas de vidro e uma panela de pressão. Sua filha de 14 anos também chegou a ser socorrida e levada para unidade após a agressão.

Graffiti apagado por engano

Foto: Divulgação


Foi destaque no mês de agosto em CIDADE, o caso dos graffitis apagados no Viaduto Heitor Leite Franco, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, em Volta Redonda. Na ocasião, a Secretaria de Cultura emitiu uma nota de esclarecimento se desculpando pelo ocorrido, e afirmou que o caso aconteceu por engano. De acordo com a pasta, parte dos funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura, durante um mutirão de limpeza e manutenção, teriam pintado o muro que abrigava diversas artes de sete artistas da região, que foi feito em 2017 pelo projeto ‘VR Colorida’.

Atletas do Clube dos Funcionários

O Vôlei e o Tênis, no mês de agosto voltaram a ser destaque no ESPORTE. Entre os dias 10 e 11, a equipe mirim de vôlei do Clube dos Funcionários da CSN conquistou o titulo da Copa Voleibol do Interior. Na etapa São Paulo do Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis. Pedro Cardoso e o baiano Luís Cupertino garantiram o título do Torneio de Duplas. Na mesma competição, Pedro, assim como Milena Canellas, conquistou a primeira colocação do Torneio de Simples.

A história se repete?

Foto: Divulgação


Neste mês aconteceu a eleição suplementar em Paraty que elegeu o novo prefeito. Nem tão novo assim. Ele era o vice de Casé Miranda, prefeito cassado em abril. Luciano Vidal veio para disputa e foi eleito. Mesmo antes de sua posse foi surpreendido com uma ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O teor é um pedido de investigação judicial eleitoral por captação ilegal de voto e abuso de poder econômico. O mesmo processo que ele e Casé enfrentaram em 2016 quando eleitos e uma ação foi aberta. Mais uma da política.

Retiradas de contas do FGTS e PIS/Pasep

O programa Saque Certo criado pelo Ministério da Economia através da Medida Provisória nº 889/2019 já tem definido o calendário de retiradas permitidas de saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e fundos do PIS/Pasep. Divulgado em agosto, os saques podem representar R$ 30 bilhões para a economia neste ano – R$ 28 bilhões do FGTS e R$ 2 bilhões do PIS. Para 2020, o valor adicional previsto para o FGTS é de cerca de R$ 12 bilhões.

Região no The Voice Brasil

Foto: Divulgação/GshowIsabell Pinheiro


O Sul Fluminense esteve em alta no setor de CULTURA no mês de agosto. A região contou com duas representantes na oitava temporada do The Voice Brasil, da Rede Globo. Carol Coutas, de Valença e Pâmella Lopes, de Barra Mansa. Infelizmente, nenhuma das duas conquistou o prêmio máximo.

Setembro

Ônibus da viação sul fluminense pega fogo

Foto: Divulgação


Outro fato marcante em setembro foi destacado em CIDADE, na ocasião um ônibus da Viação Sul Fluminense ficou totalmente destruído após incêndio registrado na Via Sérgio Braga, altura dos bairros Conforto e Ponte Alta. Ninguém ficou ferido. Segundo informações de populares, os passageiros tinham descido no ponto final quando um deles teria visto chamas na parte inferior do veículo e avisou o motorista. O ônibus fazia a linha São Sebastião. A Viação Sul Fluminense é alvo já algum tempo de reclamações de usuários. O prefeito Samuca Silva decretou em maio a caducidade da empresa. Há uma briga na Justiça para a realização de nova licitação para operar as 31 linhas atuais.

Prêmio Educador nota 10

Foto: Fábio Guimas


O mês de setembro foi marcado pela educação e pela CULTURA. O professor de sociologia Rodrigo Seixas, do CIEP 493 – Prof.ª Antonieta Salinas de Castro do bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, foi um dos vencedores do 22º Prêmio Educador Nota 10. Ele conquistou a Academia de Selecionadores com o projeto de sociologia ‘Um Passeio pelos Tempos Líquidos’. O Prêmio Educador Nota 10, é considerado o maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira. O educador ganhou um vale-presente no valor de R$ 15 mil.

Tradição ‘adocicada’

Foto: Fábio Guimas


No dia 27 de setembro é comemorado o Dia de São Cosme e Damião. Neste ano os lojistas registraram um aumento de 25% neste ano no setor da  ECONOMIA. A distribuição de balas e doces para as crianças é um hábito que muito se segue desde as gerações passadas. Isso faz com que as vendas em lojas de atacado de doces aumentem no mês de setembro.

Big Biker Cup

Fotos: Divulgação


No mês de setembro diversos esportistas e ESPORTES foram destaques. Em Santo Antônio do Pinhal (SP) a última etapa do Big Biker Cup, a ciclista Martine Leibacher, ficou o título de campeã da categoria Sport Feminino Sub-50; Elania Nunes e Flávia Real ficaram com a terceira colocação em suas respectivas categorias. Já a equipe de Ginástica de Trampolim de Volta Redonda participou do Campeonato Sul-Americano, na Colômbia, onde conquistou várias medalhas. Fechando o mês, o time Sub-17 do Leão do Sul conquistou o direito de disputar a Série A do Campeonato Carioca da categoria em 2020.

Matou idosos em casa

Um dos destaques do mês na página de POLÍCIA foi um crime contra dois idosos em Volta Redonda. A Polícia Civil de Volta Redonda prendeu no dia 13 de setembro Carlos Alberto de Barros Queiroz, de 28 anos. Ele é suspeito de ter assassinado, no 31 de agosto, dois idosos no Mirante do Vale, no bairro Retiro. Contra ele, havia mandado de prisão expedido pela Justiça. O duplo homicídio aconteceu ao lado do desativado Hospital São José, e, dentro de uma residência, os dois corpos foram encontrados. Júlio Maria de Moura, de 70 anos, e Irene Faustina de Moura, 75, estavam caídos na porta da cozinha, mortos. Os ferimentos foram feitos provavelmente uma faca. Segundo as investigações, o crime teria sido motivado por um desentendimento por conta de cabras.

Agora vai?

O destaque da POLÍTICA do mês de setembro foi para o anúncio da licitação das obras do pátio de manobras em Barra Mansa que foram marcadas para o mês seguinte. A notícia foi dada pelo prefeito Rodrigo Drable, que relembrou o problema após a paralisação das obras de readequação ferroviária, onde 22 casas precisariam ser construídas para que o viaduto da Saint Gobain pudesse ser finalizado. E é no viaduto que as obras acontecerão. Ele será concluído com uma verba de R$ 15 milhões de emenda da bancada federal do Estado do Rio de Janeiro. Com o valor será possível terminar o viaduto, fazer a nova via da Eduardo Junqueira até a Ponte dos Arcos, a nova Pedro Paulino, uma passarela na altura da Praça da Liberdade e o ajuntamento das linhas que dará oito metros a mais de cada lado. Com esse ajuntamento, será possível a construção de um novo estacionamento, que vai do viaduto da Estamparia até o Parque da Cidade, para duas mil vagas.

Outubro

Entrando para história

Foto: Divulgação


Outubro as ATLETAS do Volta Redonda Rugby Clube entraram para história do esporte da cidade do Aço aos conquistarem o inédito título de campeãs da Copa Rio Sevens Feminino. Já Quatis foi destaque no Mr. Olympia Brazil 2019, o Campeonato Mundial de Fisiculturismo, na Expo Center Norte, EM São Paulo. O resendense Pedro Henrique, de 17 anos, revelado pelo Barra Mansa Futebol Clube, assinou contrato com um clube espanhol.

Ex-moradores de Barra Mansa morrem em desabamento de prédio

Ex-moradores de Barra Mansa ficaram desaparecidos após o desabamento do prédio de sete andares em Fortaleza, capital do Ceará, que ocorreu no dia 15 de outubro. Foram eles: casal de idosos Izaura Marques de Menezes, de 82 anos, e Vicente de Paula Menezes, de 87 anos, e a filha, Rosane Marques, de 55 anos. Um quarto membro da família, Fernando Menezes, de 20 anos, que é filho de Rosane, foi o primeiro a ser resgatado do local, tendo tido apenas uma fratura no braço.  No entanto, o restante da família não resistiu aos ferimentos.

Criança vítima de incêndio morre

Foto: Divulgação


Amigos e familiares usaram as redes sociais para confirmar no dia 15 a morte de Luís Claudio Pereira, de três anos. Ele foi internado uma semana antes, também no mês de outubro, sendo destaque em POLÍCIA nessa ocasião. O menino teve 70% do corpo queimado no dia 10, em Resende, quando o pai também acabou ferido. A criança estava internada no Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori, onde deu entrada com o pai no dia da tragédia, ocorrida na Rua Inácio Lopes Siqueira, na Baixada da Olaria e na sexta, 11, foi transferida para a unidade especializada da capital. Desde então, o estado de saúde do pequeno Luís Claudio foi piorando, e ele acabou morrendo.

Setor metalmecânico

Foto: Gabriel Borges/PMVR


A indústria siderúrgica poderá usar um novo incentivo fiscal, que beneficiará o Sul Fluminense, especificamente Volta Redonda. O destaque de outubro na política foi a assinatura pelo governador Wilson Witzel do decreto, no Palácio Guanabara, para atrair empresas do setor metalmecânico para todo o estado. Agora, a partir de 1º de novembro, os estabelecimentos do segmento que não estão contemplados na Lei 6.979/15, poderão usufruir os mesmos incentivos que foram concedidos anteriormente de forma regional. Diversos representantes da região acompanharam a assinatura, dentre eles, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PSDB). Na cidade, poderão ser gerados cerca de quatro mil empregos por conta do decreto. Sete empresas da cadeia do aço devem se instalar dentro e no entorno do município.

Reformas no PAC

Foto: Fábio Guimas


O Ponto de Ação Cultural (PAC), Barra Mansa, inaugurou em outubro, uma série de reformas em sua sede. As obras incluíram a demolição do muro, jardinagem, construção de arquibancada para teatro de rua, pintura, ampliação da entrada lateral, construção de escada principal, construção de depósito e de uma rampa para PCD. O PAC de Barra Mansa oferece cursos de artes plásticas, desenho, pintura, escultura e cerâmica para crianças, jovens e adultos, enaltecendo a CULTURA local. Criado em 1979 pelo Governo do Estado, há mais de dez anos não recebia recursos para sua manutenção.

TCE suspende a licitação das linhas da Sul Fluminense

O Tribunal de Contas do Estado, através do voto do conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, suspendeu a licitação das linhas da Viação Sul Fluminense, que seria realizada em outubro. A ação foi impetrada no tribunal pela viação Santa Edwiges, de Barra do Piraí. O conselheiro, ao atender o pedido de suspensão, questionou dois itens do edital de licitação: a outorga de R$ 6 milhões a ser paga pela empresa vencedora e a realização de audiência pública. A suspensão da licitação agitou a ECONOMIA volta-redondense.

Novembro

Presidente em Resende

Foto: Divulgação


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) inaugurou no final do mês de novembro, na INB – Indústrias Nucleares do Brasil, a oitava cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Engenheiro Passos, Resende. Segundo a INB, a nova cascata permitirá o aumento em 20% na produção de urânio enriquecido no país, sendo possível produzir 60% do necessário para abastecer a Usina Nuclear de Angra 1. O presidente chegou na hora para o evento, parabenizou os funcionários, mas não discursou no evento e nem deu entrevistas a jornalistas. No dia seguinte, dia 1º de dezembro, ele participou da cerimônia de formatura dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), também em Resende. Fato que movimentou a POLÍTICA da região.

Abrigo para idosos é interditado

Em novembro foi destaque em CIDADE a decisão do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Volta Redonda, que obteve decisão favorável à Ação Civil Pública (ACP) para interditar o abrigo de idoso Hotel Casa Verde, situado no Morada da Granja. Segundo divulgado pelo MPRJ, as investigações dão conta que os idosos viviam em situação degradante, necessitando ser removidos de maneira urgente para que não houvesse piora em seus quadros físico e psíquico, além da falta de documentação para o funcionamento regular da instituição.

Esfaqueada pelo ex-marido

Foto: Redes Sociais


Faleceu no dia 25 na Santa Casa de Misericórdia, Dulcineia Aparecida de Oliveira Silva, 58 anos. Segundo informações da Polícia Militar, ela foi esfaqueada no domingo, 24, dentro de sua casa, no bairro Verbo Divino (em uma alameda que faz divisa com o bairro Morro do Cruzeiro), em Barra Mansa, e o principal suspeito é seu ex-marido que foi preso pela equipe da 2ª Companhia do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ainda dentro da casa da vítima.  O suspeito foi encontrado desacordado, após ter sido contido por um familiar. Ele era morador de Angra dos Reis, e ainda de acordo com a Polícia Militar, era bombeiro reformado.     O feminicídio tomou grande repercussão na página de POLÍCIA no mês de novembro.

‘Save the Amazon’

Foto: Divulgação


Visando promover a conscientização ambiental o produtor musical Ronald Fonseca, o engenheiro automotivo volta-redondense naturalizado norte americano Ednei Lima e o músico LeRoy Bailey iniciaram em novembro o projeto ‘Save the Amazon’, (Salve a Amazônia). O vídeo que tem rodado todo o mundo está disponível em https://bit.ly/2pHsPrN. Neste primeiro momento do projeto, como explica Ronald Fonseca à intenção é voltar os olhos para a situação, depois disso, a intenção é atrair parceiros para começar um projeto de replantio de árvores na floresta. Além de informação, consciência ambiental, o projeto foca na CULTURA amazônica.

Copinha

Nos primeiros dias do mês de novembro, as diretorias do Resende Futebol Clube e do Volta Redonda Futebol Clube confirmaram a participação das equipes na 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha. Ainda neste mês, o Voltaço, devido à boa fase do Flamengo teve confirmada sua participação na Copa do Brasil de 2020. O volta-redondense, Gabriel Noga, de 17 anos, que é jogador do Flamengo foi campeão do Copa do Mundo com a Seleção Brasileira Sub-17. Foram destaques do ESPORTE.

Reforma da Previdência é promulgada

Entrou em vigor em novembro a Nova Previdência, promulgada pelo Congresso Nacional trazendo uma série de modificações ao sistema previdenciário. O texto aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado traz novas idades de aposentadoria, novo tempo mínimo de contribuição e regras de transição para quem já é segurado, entre outras mudanças. Classificada como ‘reestruturação histórica’ pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a reforma pode gerar uma economia de cerca de R$ 800 bilhões aos cofres da União, em dez anos.

Dezembro

Desfecho caso Maju

Foto: Fábio Guimas


O último mês deste ano teve um desfecho na página de POLÍCIA, que ficou conhecido desde o mês de outubro como Caso Maju ou #SomosTodosMaju. Maicon Douglas dos Santos Nascimento, o ‘Maiquinho’, de 22 anos, foi preso em Angra dos Reis, como principal acusado do assassinato da jovem Maria Júlia, a Maju, de 16 anos, ocorrido no final de outubro. O rapaz, que foi transferido para a Delegacia de Barra Mansa, no dia 11, contudo, se negou a falar sobre o caso, registrado como latrocínio. Ele foi transferido para a Casa de Custódia de Volta Redonda, aguardando o julgamento.  Maria Júlia foi encontrada caída sem vida no chão da cozinha. Ela tinha sinais de estrangulamento e o rosto estava machucado. O corpo foi encontrado pelos pais e Maicon chegou a ser preso no mesmo dia. Mas negou que tenha participação no crime e foi solto. Somente no mês de dezembro o resultado do exame de DNA aguardado para saber se Maicon teve contato com Maju saiu. Foram encontrado resquícios da pele do rapaz nas unhas da vítima, que entrou em luta corporal com o mesmo para não ser morta.

Descartando candidatura

Dezembro foi o mês que o ex-prefeito de Barra Mansa, Roosevelt Brasil, descartou sua candidatura a prefeito em 2020. Ele foi o único prefeito de Barra Mansa até o momento, que teve dois mandatos, de 2001 a 2008. Desde então sumiu da vida política, mas seu nome ainda é falado sempre que uma eleição se aproxima. Neste ano não está sendo diferente. Mas o ex-prefeito, em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, na editoria de POLÍTICA, foi enfático ao dizer que não virá para a disputa da prefeitura. “Trago boas lembranças da prefeitura, mas não tenho um plano de poder”, disse.

Casa Rosa

Foto: Divulgação


Com o objetivo de acolher pacientes em tratamento contra o câncer na Oncobarra, foi inaugurada no dia 10 de dezembro a Casa Rosa em Barra Mansa, um destaque da editoria de CIDADES. Localizada na Rua Santos Dumont, 182, no Centro, a Casa irá ofertar alimentação, local de descanso, sala de cura, nutricionista, massagem relaxante, e atendimento psicológico, tudo gratuitamente para pacientes e seus acompanhantes. Também serão doadas próteses mamárias, perucas e cestas básicas. O local funciona diariamente a partir das 7 horas.

Morre o Coronel

Foto: Divulgação


O mês de dezembro foi de luto para o futebol do estado do Rio. Morreu o ex-lateral do Vasco da Gama, Antônio Evanil da Silva, mais conhecido como Coronel. O quatiense foi um dos mais duros marcadores de Mané Garrincha. Após a tristeza, um motivo para comemorar com os meninos do Sub-15 do Leão do Sul que conquistaram o título da Barra do Piraí CUP 2019. Encerrando o ano do Esporte, Barra Mansa comemora mais uma conquista, desta vez com o goleiro do Fluminense, Álvaro Nóbrega que, além de ter sido campeão no Paraguai, foi eleito o melhor goleiro da Taça CellShop Paraguai Cup Internacional.

Barra Mansa inaugura Rodoviária Shopping

Foto: André Matheus


Foi inaugurado em dezembro o novo centro de compras da cidade, o Rodoviária Shopping. Localizado na Avenida Joaquim Leite, número 117, no Centro, o espaço conta com 124 lojas. Fazem parte do empreendimento dez segmentos de comércio e prestação de serviços e ainda uma ampla praça de alimentação. O local gerou, aproximadamente, 300 novos empregos, aquecendo a ECONOMIA municipal.

Estudarte de volta aos palcos

Após um hiato que durou quase três anos entre seus festivais, o Grupo Cênico Estudarte realizou no Centro Cultural da Fundação CSN, Volta Redonda, a 9ª edição de seu festival de teatro. Foram dois dias de espetáculos, reunindo oito apresentações, focando na CULTURA e na informação através da arte.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !