Resende imuniza animais contra a raiva em cinco comunidades da zona rural neste sábado

0

RESENDE

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) realiza neste sábado, dia 9, a campanha de vacinação antirrábica em comunidades da zona rural de Resende. A vacinação, que será realizada das 8h às 15h é voltada para cães e gatos e beneficiará os animais domésticos cujos proprietários residam nas localidades de Vargem Grande, Fumaça, Jacuba, Rio Preto e Bagagem. Na próxima quarta-feira, dia 13, a campanha será desenvolvida no distrito de Bulhões.

Todos os proprietários devem levar seus animais aos postos, a vacinação é a única forma de proteção contra a doença. A vacina é contra indicada apenas para animais com menos de quatro meses de idade e para as fêmeas prenhes, que devem ser levadas ao CCZ, no bairro Vicentina, para receber a dose após o parto.

Os animais devem ser conduzidos em segurança para tomar a dose da antirrábica

Algumas medidas de segurança são recomendadas para garantir a segurança dos animais e também das pessoas no ato da vacinação. Segundo os técnicos do CCZ, o ideal é que os cães sejam conduzidos até o posto com guia e coleira, caso sejam considerados mansos, e também com focinheira, se forem mais agressivos. Já os gatos devem ser levados em caixas ou gaiolas para evitar fugas ou que sejam atacados por cachorros. “É importante que os proprietários de animais domésticos, como cães e gatos, estejam atentos a realização da campanha antirrábica anual e não deixem de imunizar seus bichos, pois a vacina é a única forma de evitar esta doença”, informa o diretor do CCZ, Felipe da Silveira Quinane.

As doses da antirrábica têm validade de um ano, portanto, os animais imunizados em 2017 precisam tomar a vacina este ano novamente. A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos, que se manifesta por sintomas neurológicos. Ela é transmitida por mamíferos através de contato com a saliva do animal doente por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Os principais transmissores dessa enfermidade são animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !