Resende faz balanço de ações de desenvolvimento econômico

0

RESENDE

A administração municipal de Resende fecha o ano de 2018 com saldo eficiente nas ações para o desenvolvimento econômico, como ter sido apontada, em outubro passado, como uma das 100 melhores do Brasil para receber novos investimentos; a recolocação, através da unidade do posto local do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de mais de 1.300 trabalhadores no mercado; e a emissão de mais de 1.200 novos alvarás de funcionamento.

Em outubro, um estudo apontou Resende como um dos 100 melhores municípios do país para se investir em novos negócios. Os dados da consultoria Urban Systems analisou 42 indicadores de cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Entre eles estão índices como o IDH, crescimento do PIB e do MEI. De acordo com o estudo, Resende ocupa a 66ª posição e é o único município da região a figurar no ranking.

Em 2018 o município também conseguiu com o Sine recolocar no mercado de trabalho mais de 1.300 pessoas, além de emitir 2.874 carteiras de trabalho. Somados os anos de 2017 e 2018, esses números crescem ainda mais, chegando a quase quatro mil trabalhadores recolocados no mercado. Entre as empresas que utilizaram os serviços do Sine Resende estão o Atacadão S/A, que se instalou no município em março deste ano, gerando cerca de 600 empregos, sendo 248 deles diretos.

O incentivo aos novos negócios foi realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, que desenvolveu novos processos que facilitaram e agilizaram a emissão de alvarás. A Copacop (Comissão Permanente de Análise de Consulta Prévia) analisou 2.019 pedidos desse documento, serviço destinado aos Microempreendedores Individuais (MEI) e as Microempresas (ME). Em 2018, foram emitidos mais de 1.200 novos alvarás de funcionamento, além de ter implantado, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro o serviço de alvará online para microempresa, que gerou 24 documentos.

Além disso, a Prefeitura também ampliou o número de feiras livres na cidade, levando a iniciativa para outros locais como a Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos, e para o Lote 10, em Visconde de Mauá. As iniciativas, reconhecidas pelo Sebrae, fizeram com que a cidade figurasse como uma das finalistas na etapa estadual do prêmio Prefeito Empreendedor, em maio.

E através da Sala do Empreendedor, parceria com o Sebrae, foram mais de oito mil pessoas atendidas e mais de 900 aberturas de processos com pedidos de alvarás de Microempreendedor Individual (MEI).

Deixe um Comentário