Resende e Itatiaia promovem atividades ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

0

AGULHAS NEGRAS

Os municípios de Resende e de Itatiaia programaram várias atividades para comemorar o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Os eventos acontecem na quarta-feira, dia 27. As atividades são gratuitas e abertas ao público. O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado o dia 25 de julho. Nesta mesma data, no Brasil, também celebra o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A celebração surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra o sexismo, a exploração e o racismo.

Em Resende, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza o encontro “Memórias Negras Resendenses: Elas por Elas”. O evento visa abordar os Dias Municipal da Mulher Negra e o Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A partir das 19 horas,  na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Resende), localizada na Avenida Marcílio Dias, 655, no bairro Liberdade,  a população poderá assistir ao documentário “Memórias Negras de Resende”, por Rosenéia de Oliveira. Além disso, haverá exibição do vídeo “Surubi em Foco”, por Juliana de Oliveira.

Os participantes do evento também poderão conferir a exposição de fotografias intitulada “Mulheres Negras de Resende” por Jaque Vilella, Juliana de Oliveira e Rosenéia de Oliveira.  “ Este é mais um evento em alusão ao Dia Municipal da Mulher Negra que realizamos em Resende. Mostrar a força da mulher em qualquer que seja a esfera da sociedade é muito importante, principalmente, em questões raciais, quando ainda convivemos com o preconceito e racismo”, disse a coordenadora de Igualdade Racial de Resende, Sônia Maria de Freitas.

Já em Itatiaia, a programação, aberta ao público, contará com Roda de Leitura, AfroCine entre outras atividades e acontecerá das 14h30min às 18 horas, na Casa da Cultura, Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro da cidade. Todas as atividades estão sendo realizadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e da Superintendência de Municipal de Cultura,

Deixe um Comentário